No primeiro Jogos Indígenas de Pernambuco, participaram nove dos dez povos de Pernambuco: Pankararu, Truka, Xukuru, Atikum, Fulniu-ô, Pipipã, Kapinawa e Kambiwa. E foi realizado do dia 07 a 10 de Dezembro de 2006, na Ilha de Assunção, Povo Truka, município de Cabrobó – PE, e teve as seguintes modalidades canoagem, travessia de rio, arco e flecha, cabo de guerra, arremesso de lança, cabo de guerra, corrida de 100m, corrida de 400m, mini maratona de 5.000m todas as modalidade masculino e feminino, e como modalidade de apresentação à corrida de tora.

E alem dos povos indígenas de Pernambuco, também fizeram presentes, pessoas do Ministério do Esporte, Secretaria de Educação Cultura e Esporte de Pernambuco, Nheengatu, Prefeitura de Cabrobó, FUNASA, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade de Pernambuco – UPE, ESEF, Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Etnicidade – NEPE, Comitê Intertribal Memorial e Ciências Indígena, Centrro de Cultura Luiz Freire, Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo – APOINME e a COPIPE Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco.
A experiência dos jogos de Pernambuco, foi muito gratificante para os povos, participantes, pois ao longo dos tempos, os povos indígenas de Pernambuco, foram discriminados e tachados, como acultualizados ou seja não tinha mas a cultura indígena.
Bom mas ao longo dos jogos, provaram que tinham cultura, e mas transformaram os jogos em uma grande confraternização, e com isso mostraram, que os povos indígenas de Pernambuco, são sempre unidos, e com isso não existiu, essa visão de competição.
E com isso, todos os povos participantes, foram vencedores de um grande preconceito, que existia, dos organizadores, dos jogos Indígenas Nacionais, quebrando com isso, um tabu, de serem povos de uma modalidade esportiva só, e que as modalidades que são realizadas, no Norte também são realizadas, no Nordeste com êxito e sucesso.







Solange, Raulive, Edvaneide, Juliana, Sandra, Ednalda, Jéssica e Xandão Pankararu
Email: pankararu@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Adorei a abertura!
    Adorei a plana toda na OCA! Que criatividade da arte tecnolgogica!
    Beleza o Nordeste indigena se mostrar e cultuar suas modalidades!
    Existiram premiações? Mdedalhas de Ouricuri com jatoba? Onde dormiam? Que mais rolou? Onde será o proximo?

  2. É muito bom ver a força e união de nós índios do nordeste,espero q nos próximos jogos possa haver a participação dos Potiguara.Abraço,parentes.

  3. Apesar de estar presente somente no sábado. gostei bastante. Pois a mente de nossos irmãos se concretizam através do nosso esporte indígena. Espero participar no próximo. através desse evento me recordo bastante da frase: “Nós somos os nossos pensamentos”.
    ISRAEL DA ETNIA PANKARARU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here