Pela primeira vez na história dos povos indígenas de Pernambuco estará acontecendo o I Jogos de Futebol Indígena de Pernambuco, com a participação das dez etnias localizadas no nosso Estado. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes através da sua Gerência Geral de Esportes, do Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura de Jatobá, região sertão do Estado, realizará no período de 16 a 20 de agosto do corrente ano, os I Jogos de Futebol Indígena do Estado de Pernambuco. O cerimonial de abertura será no dia 16 de agosto às 19:00 hs, no estádio municipal de Jatobá. Participarão cerca de 200 índios divididos entre as dez etnias do Estado: ATIKUM, KAPINAWÁ, KAMBIWÁ, FULNI-Ô, TRUKÁ, XUCURU, TUXÁ, PIPIPÃ, PANKARÁ , e os PANKARARU
que estarão alojando todos os irmãos indígenas na sua aldeia. Este evento vem resgatar um desejo da comunidade indígena do nosso Estado, que comprometido com a democratização das práticas corporais e esportivas junto aos segmentos indígenas vem através deste evento permitir um intercâmbio positivo e mutuamente enriquecedor entre as culturas das diferentes etnias existentes no Estado, que comprometido com a democratização das práticas corporais e esportivas junto aos segmentos indígenas vem através deste evento permitir um intercâmbio positivo e mutuamente enriquecedor entre as culturas das diferentes etnias existentes no Estado, através da modalidade de futebol. E para novembro está previsto a realização dos I Jogos dos Povos Indígenas de Pernambuco, com atividades de arco e flecha, cabo de guerra, atletismo dentre outras, e a participação de mais de quatrocentos índios divididos entre as nossas dez etnias, com local a ser definido.

Alexandre Pankararu
alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. A INICIATIVA EM ARTICULAR UM MOMENTO DE PROMOÇÃO DO INTERCÂMBIO ENTRE DIVERSAS ETNIAS, MESMO QUE SOMENTE DENTRO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, MOSTRA O INTERESSE EM ESTAR EM CONTATO COM NOSSOS PARENTES PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS, NO CASO O FUTEBOL, E ATÉ MESMO PRA REVER VELHOS AMIGOS…
    AGUARDAMOS ANCIOSOS PARA LOGO EM BREVE PODER RECEBER, TAMBÉM, AMIGOS E PARENTES DE OUTROS ESTADOS, AQUI EM PANKARARU.
    PARABÉNS PELA INICIATIVA, ORGANIZAÇÃO E EMPENHO DE TODA A EQUIPE!!!!!

  2. Parabéns parentes pelo trabalho lindo que voceis vém fazendo,isso quer dizer que nossos jovens está praticando o esporte, legal faz muito bém à saúde e o corpo fisico e crescendo na vida profissional .

  3. Reina reina meu povo Truká, Parabêns a todos os povos, ao meu povo deixo meus parabêns nao só pela vitoria no campeonato mais pela participaçao e de está contribuindo para o fortalecimento dos povos. Reinaaaaaaaaaaaaaa Assunção

  4. Achei os jogos muito interessantes, algo que nunca tinha vivido antes.Parabéns ao povo TRUCÁ e espero que este seja o primeiro de muitos jogos indigénas em Pernambuco. Foi extraordinário conhecer todas as etnias que lá estavam, com seus rituais pecualidades cada povo me marcou de alguma forma. Parabenizo Alexadre Pankararu pela organização. Quero voltar um novembro para participar deste evento historico. Deixo meus profundos agradecimentos para todas as etnias e um abraço para um indio em especial. Não sei o nome dele mais sei que ele é um educador da etnia Kanbiwá e carregou a tocha ele me deu a bolsa dele de recordação.

  5. oi meu nome é hugo da tribo fulni-ô e queria saber, onde se encontra as fotos dos indios fulni-ô dos jogos indigenas de pernambuco. agradeço pela informação.

  6. quero parabenizar pelo sucesso deste evento que e pioneiro no estado quero parabenizar alexandre pelo esforco em colocar uma ideia em atividade e parabenizar tambem o governo do estado na pessoa do prof. edniltom e profa. sandra. agradeco tambem o apoio do povo pakararu pela ajuda que foram primordial para o sucesso deste eventos ate novembro nos primeiros jogos indigenas do estado de pernambuco.

  7. Foi mesmo um evento marcante!
    Respondendo ao Hugo, fizemos (Escola Superior de Educação Física/UPE)o registro dos jogos em fotografia e o NEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/UFPE),com o apoio do Nei Pankararu, se responsabiliou pela filmagem.
    Estou encaminhando para o Alexandre Pankararu parte das fotos, pois fica muito demorado enviar por email (tem uma do time Fulni-ô, Hugo, que está simplesmente ÓTIMA) para que ele possa disponibilizar no site.
    A edição da filmagem está sendo providenciada pelo Prof Renato Athias (NEPE) e logo estaremos tb diponibilizando.

    Abraço,

    Vânia Fialho

  8. Oi meu nome é suyane perteço a etinia xukuru-kariri de Paqlmeira dos Indios AL.Gostaria de parabenizar aquem teve a brilhante idéia de promover tal campeonato,
    pois contribuirá principalmente para unir nossos parentes e fazer com que todos os jovens estejam integrados.

    Abraços.

  9. Bom, em primeiro lugar quero parabenizar a todos os Pankararú’s por estarem brilhando com suas virtudes e e desempenhos e também a vocês da equipe de futebol por oferecerem esta oportunidade para as comunidades Indígenas.
    Parabéns a todos…
    P.S;Sou Índia por consideração e do coração!
    Abraços a todos!

  10. oi sou india da tribo xukuru do ororuba em pesqueira abraço para todos os povos indigenas mirelly xukuru

  11. oi meu nome é joselio indio da tribo Xucuru moro em Brasilia Df mais acompanho de tudo um pouco que aconteçe sobre meus parentes Indigenas do estado de pernambuco. parabens mesmo do fundo do meu coração

    Brasília, 18 de outubro de 2008.

  12. Bom dia
    Sou de São Paulo…meu nome é Silvio Rodrigues dos Santos

    Busco maiores detalhes e possieis informações da Tribo Fulni-Ô.

    Caso alguem possa me ajudar, solicito endereços, e-mails, blogs…enfim….o possível para manter contato.

    Agradeço antecipadamente

    Silvio/SP

  13. sou uma india da tribo xukuru do ororuba de pesqueira e quero parabenizar todo o povo xukuru pela luta

  14. gostaria de saber quem foi o campeao de jogo entre indios que nunca tinho sido realizados nesso nosso aldeia maravilhosa

  15. Sou professor de História e profundo admirador dos povos e cultura indígena. Gostaria de manter contato e ver a possibilidade de visitar, se possível, as tribos e os jogos como visitante e pesquisador. Gostaria de saber quando haverá o II jogos indígenas e o melhor momento para ir visitar.

    Grato

    Allan de Lima
    professor de História

  16. sou india da tribo xukuru e estou comunicando que serei futura mamãe 2011 em agosto tera o nascimento de um indio xukuru

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here