Povo este que esteve fora do seu território tradicional por um longo tempo, tendo assim que conviver com culturas diferentes, correndo o risco de até perder a sua própria e outras praticas usada pela comunidade, como jogos indígenas tradicionais, língua, musicas e dança. E ao retornarem para sua terra, percebe-se que muitas coisas mudaram, as nossas florestas já não são mais as mesmas, os nossos rios foram poluídos, e muitos dos nossos jovens envolvidos com diversos costumes diferentes, abandonando o seu ritual ( Tohé ) entre outras praticas.
Essa juventude mais consciente dos seus direitos, buscam forças na natureza e em seus ancestrais para recuperar o seu território, pois com a sabedoria dos anciões, e com as novas descobertas os jovens sistematicamente tem contribuído para o enriquecimento cultural plure-étnico da comunidade.
Mas não é só de lembranças que os jovens tem se preocupados, e sim com a dura realidade da vida que os mesmo vem enfrentando em seu dia-a-dia na Aldeia, a demanda é muito grande, o desmatamento, a poluição, o aquecimento global, ou seja, a fauna e a flora que faz parte da vida de cada jovem.
Foi pensando em cada demanda relacionada a cima que os jovens resolveram promover a realização do I Encontro de Fortalecimento Cultural dos jovens indígenas Pataxó Hãhãhãe. Onde será esclarecido sobre a importância do fortalecimento da cultura, proteção e preservação do meio ambiente, e o encontro tratará também sobre o aquecimento global, discussão de projeto de geração de rendas e a permanência dos jovens nas nossas comunidades.
A realização do I encontro de Fortalecimento Cultural e Jogos Indígenas da Juventude Pataxó Hãhãhãe, serão realizadas nos período de 28/02 a 02/03 de 2008 na |Aldeia Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu.

Por: Itohã Pataxó Hãhãhãe ( Edmar )

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu acredito que tudo isso é muito importante.Hoje é muito Dificil, os jovem viver na cultura , por isso pessoas assim como vc precisa comtribuir na busca da nossa cultura, sabedoria dos mais velhos, na melhoria das nossas comunidades.
    Mas seria importante que outros jovem de uma outra aldeia participacem tambem, acho que quanto mais pessoas , mais experiencia. Sei que é dificil o tranporte ets.Mas mande o convite sei que apsar de muitas dificuldades , pode ser quee alguns conseguem participar.Não é mesmo?
    Precisamos invertir , em encontros cultural, onde nossos jovem podem ter maais experiencia.
    Aponem!!!!!

  2. primeiramente quero te parabenisar por esta iniciativa pois sei o quanto foi duro para que hj fosse realizado este I encontro pois acho q fui uma das pessoas q lutou também p/ que isso pudesse acontecer …
    mas infelizmente não poderei esta ai para a realização deste projeto .mas confio em todos os parentes que estaram ai para tomar qualquer tipó de decisão pois sei que ao concluir ..toda decisão que for tomada será de muita importancia para todos q estaram presentes.e com fé em tupã quebraremos qualquer barreira que possa nos empedir…então parabéns e até …pois levarei muitas coisas boas p/ nossa comunidade e com certeza dividuremos com as demais …..
    ATT: william trajano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here