Povo este que esteve fora do seu território tradicional por um longo tempo, tendo assim que conviver com culturas diferentes, correndo o risco de até perder a sua própria e outras praticas usada pela comunidade, como jogos indígenas tradicionais, língua, musicas e dança. E ao retornarem para sua terra, percebe-se que muitas coisas mudaram, as nossas florestas já não são mais as mesmas, os nossos rios foram poluídos, e muitos dos nossos jovens envolvidos com diversos costumes diferentes, abandonando o seu ritual ( Tohé ) entre outras praticas.
Essa juventude mais consciente dos seus direitos, buscam forças na natureza e em seus ancestrais para recuperar o seu território, pois com a sabedoria dos anciões, e com as novas descobertas os jovens sistematicamente tem contribuído para o enriquecimento cultural plure-étnico da comunidade.
Mas não é só de lembranças que os jovens tem se preocupados, e sim com a dura realidade da vida que os mesmo vem enfrentando em seu dia-a-dia na Aldeia, a demanda é muito grande, o desmatamento, a poluição, o aquecimento global, ou seja, a fauna e a flora que faz parte da vida de cada jovem.
Foi pensando em cada demanda relacionada a cima que os jovens resolveram promover a realização do I Encontro de Fortalecimento Cultural dos jovens indígenas Pataxó Hãhãhãe. Onde será esclarecido sobre a importância do fortalecimento da cultura, proteção e preservação do meio ambiente, e o encontro tratará também sobre o aquecimento global, discussão de projeto de geração de rendas e a permanência dos jovens nas nossas comunidades.
A realização do I encontro de Fortalecimento Cultural e Jogos Indígenas da Juventude Pataxó Hãhãhãe, serão realizadas nos período de 28/02 a 02/03 de 2008 na |Aldeia Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu.

Por: Itohã Pataxó Hãhãhãe ( Edmar )