PREZADOS PARENTES e demais interessados,

Este ano de 2009, estamos em plena discussão sobre educação escolar indígena. O tema é relevante e merece atenção de todos nós: pais, alunos, lideranças, comunidade, ONGs, Universidades e governo que está organizando (e financiando!) as discussões – MEC /SECAD – e parceiros FUNAI, CONSED, UNDIME, CNNEEI e CNE.

Estamos convidados a participar das discussões que serão realizadas em forma de CONFERÊNCIAS, ou seja, estamos convidados a dialogar coletivamente sobre a educação escolar indígena para apresentarmos nossos anseios, nossas idéias, nossas propostas para melhorar a educação escolar em nossas comunidades e, ao mesmo tempo, fortalecer ou criar políticas públicas que contribuam efetivamente com nossos projetos de futuro, nossa autonomia e cidadania.

As conferências estão organizadas para acontecer em três momentos diferentes, sendo o primeiro momento nas comunidades educativas, que são as próprias comunidades.

A proposta é refletir sobre as seguintes questões:

a)Por que queremos a escola?

b) O que conquistamos?

c) O que fazer para avançar na educação escolar que queremos?

Todas as orientações constam com maiores detalhes no documento de referência da I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. O segundo momento são as Conferências Regionais e o terceiro momento a Conferência Nacional. De 9 a 13 de março (em Salvador) estará acontecendo a Conferência Regional Nordeste I, dos povos indígenas de Alagoas, Sergipe e Bahia, na qual serão escolhidos os delegados para a nacional, a ser realizada em setembro, em Brasília.

Maria Pankararu – FUNAI/CNE

Para maiores informações clique aqui