O Seminário Estadual de Cidadania dos Povos Indígenas é a instância prioritária de interlocução entre os povos indígenas e a Secretaria de Desenvolvimento social e Combate a Pobreza construção coletiva da política pública para as 14 etnias do nosso Estado.
Nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2009 no município de Itabuna-BA, será realizado o Seminário Estadual de Cidadania dos Povos Indígenas através do Programa de Desenvolvimento Social de Povos e Comunidades Tradicionais, momento importante, politicamente, para todos os povos indígenas da Bahia.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza – SEDES, comprometida com a gestão participativa da política pública para o desenvolvimento sustentável e nutricional para os indígenas, está fortalecendo os laços de parceria com as lideranças indígenas, na realização deste evento que ocorrerá no município de Itabuna, região Sul de Estado onde fica localizado os territórios do Povo Pataxó Hã Hã Hãe e Tupinambá. O Seminário reunira representantes dos 14 povos presentes na Bahia: Pankararé, Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe, Payaya Kaimbé, Kiriri, Kantaruré, Tumbalalá, Tupinambá, Tuxá, Xucuru Kariri, Pankaru, Tupan, Atikum e Arikobé e instituições parceiras como a Comissão Gestora Indigena Pataxo Ha Ha Hae-CGIPHHH, a Diretoria de Assuntos Indígenas da Aldeia Baheta do Município de Itaju do Colônia-DAIABMIC, APOINME, Secretaria de Justiça e Cidadania de Direitos Humanos-SJCDH, dentre outras.
O objetivo do Seminário é discutir e deliberar sobre o empoderamento dos povos indígenas para a afirmação de sua cultura, bem como o exercício de sua cidadania, o desenvolvimento e as potencialidades sócio-econômica dos povos indígenas do Estado da Bahia, visando garantir sua segurança alimentar e nutricional, sobretudo, o desenvolvimento sustentável das suas atividades produtivas. Nada obstante, discutir-se-á outros temas relevantes no que alude as políticas publicas do Estado para estes povos.

Ãpohá Pataxó
Coordenador – Programa Povos e Comunidades Tradicionais
Coordenação de Programas Especias-CPE

Akanawã Baênã Titiáh
Colaborador do Programa Povos e Comunidades Tradicionais

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here