Reunião do Conselho Local de Saúde do Povo Pataxó Hãhãhãe, local na cidade de Pau Brasil-BA, durante o período do dia 03 de março do corrente ano se reuniram membros da comunidade Pataxó Hãhãhãe, indicado para representar o novo conselho de saúde. teve a presença de Madalena Braga, Pratis Araujo e Divino representando o  SESAI. da equipe multi disciplinar teve presente Dr. Daliano, Dr. Edivaldo Pataxó Hãhãhãe, da comunidade indígenas teve a participação da Cacique Ilsa Rodrigues e o cacique Reginaldo e Eduardo Tupinambá presidente do conselho do polo de Ilhéus.

o Objetivo da reunião foi criar o novo regimento do CLSI do povo Pataxó Hãhãhãe, oficializar os novos conselheiros locais, também foram escolhe dentro do novo conselho os representante do Conselho Distrital de saúde Indígena  que já tem uma agenda de reunião para o dia 15 desse mês. Durante essa reunião foram lido a proposta do regimento e a plenária foram alterando e aprovando em seguida. Algumas lideranças aproveitou a oportunidade e fez algumas perguntas a Madalena Braga representando o DSEI-Ba, aonde a mesma nos informou que a Bahia iria receber em breve transporte para prestar serviço na área da saúde, lembra bem que o órgão está passando por dificuldades na logística pois as leis tem mudado e cada dia fica mais difícil devido a burocracia. inclusive hoje o orgão para fazer qualquer ação precisa ter um parecer da AGU, o que as vezes demora muito. Mas que estava muito feliz com essa nova organização.

Como a reunião não era para apresentar demanda e sim renovar o Conselho, ficou marcado uma outra data para o dia 12 desse mês o conselho se reunir.

A comunidade Pataxó Hãhãhãe foi contemplado com um Polo Base, e por isso O Conselho local se desmembrou do Polo Base de Ilhéus que hoje vais trabalhar apenas com os parentes Tupinambá.

A reunião foi satisfatória, pois os novos membros do conselho estão disposto a trabalhar em defesa de uma saúde digna e de qualidade para o nosso povo. Em homenagem a semana da Mulher foram escolhida para ser Presidente do Conselho a irmã do índio Galdino de Jesus, nome indígena Yaranawi (Marilene de Jesus Pataxó). Pratis SESAI, a saúde que deseja é um sonho que não vai demorá de acontecer…

“Ser conselheiro é um trabalho voluntário e é preciso fazer com muito amor!”

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

7 COMENTÁRIOS

  1. Ararawã:
    Parabens pelo belo trabalho de etnojornalista e pela partilha. Parabens a todos por ter colocado um indigena também na relatoria!!!
    Parabens para todos que lutam com sinceridade e justiça pensando no BEM COMUM!!!!

  2. Boa noite, Ararawã Titiá!!!!

    Fico feliz com a publicização de matéria sobre a I Reunião Ordinária do Conselho Local de Saúde Indígena do Povo Pataxó Hã Hã Hãe do Pólo Base de Pau Brasil/Ba, ocorrida no dia 06.03 p.p. na Câmara dos Vereadores local.
    Parabens por ser multiplicador dos informes das ações do controle social do Subsistema de Saúde Indígena.

    Agradeço, em nome do DSEI-BA/SESAI/MS, a colaboração e responsabilidades compartilhadas de todos para que o evento tivesse êxito.

    Madalena Braga
    Interlocutora do Controle Social/DSEI-BA

  3. Parabéns aos parentes Pataxó hã hã hãe, pela organização, pela luta, por buscarem um atendimento e uma saúde de qualidade.É sempre bom ver nossos parentes lutando por melhorias em suas comunidades, uma assistência de qualidade é fundamental e acima de tudo o respeito para com nós indígenas .

  4. Oi. Tomara que de certo. Tomara que funcione! Pois os conselhos de saúde, aqui no RJ não servem para nada. Só servem para constar. Deus ilumine o caminho de vocês! Abração! 🙂

  5. Trabalho em Hospital, e sei como é aqui em SP, tem muitos médicos, pouca qualidade e para cuidar da saúde, nós brasileiros precisamos ter uma vida com a mínima enfermidade possível e ter um tratamento médico hospitalar digno, descente, de forma respeitosa e com decência é o que todos os brasileiros deveriam ter. Isso definitivamente as pessoas não tem no Brasil, até mesmo aquelas pessoas que podem pagar um plano particular sofrem humilhações no momento em que precisam de serviços médicos. Muitas vezes o atendimento é péssimo, a qualidade dos serviços prestados diretamente pelo médico é ruim e muitas outras deficiências que fazem, sofremoscom a própria enfermidade e o sofremos com a humilhação e angústia de perde um ente querido… por descaso e pessímo atendimento, acho que a população deveria ser mais participativa e cobrar muito mais, tem que exigir de forma firme e sistemática a pessoas que estão no poder para que cuidem mais das pessoas que necessitam de ajuda do setor público de saúde.
    Qualidade de vida: com boa alimentação, atividades físicas e mentais, respeito pela natureza precisamos dela. Atenção especial as criança e idosos.
    Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here