DSC06899

Entre os dias 18 e 19 de abril de 2010, ocorreu na aldeia Alagoinha o I Jogos Indígenas do Território indígena Entre Serras Pankararu, com o apoio da Secretaria de Assuntos Indígenas do município de Petrolandia – PE, teve a participação das aldeias Mundo Novo, Alagoinha, Barrocão, Salão, Macaco, Logradouro e Barriguda.

DSC06889

O objetivo desses jogos foi comemorar a semana dos povos indígenas, e da pratica esportiva tradicional e não tradicional dos povos indígenas onde teve as modalidades de futebol, corrida de curta distancia, arremesso de lança, arremesso de peso, cabo de guerra e arco e flecha. Tendo as premiações de troféu para os primeiros colocados de cada modalidade, e também um carneiro para os vencedores nas modalidades coletivas.

DSC06884

Sendo assim no primeiro dia do evento, foi dedicado ao futebol masculino e feminino e no segundo dia do evento foi dedicada à corrida, arremesso de lança, arremesso de peso, arco e flecha e cabo de guerra. Assim os jogos no território Entre Serras Pankararu, foi uma grande festa, pois alem das manifestações esportivas também teve manifestações culturais com muito tore e muita dança, celebrando o evento e também a natureza.
Os Jogos além de ter o espírito de competição, o melhor é manter um grande espírito de socialização entre eles, pois o melhor do que vencer é estar presente e junto com os parentes indígenas, mesmo seno do mesmo território, mas isso fortalece não apenas os participantes, mas também fortalece a identidade étnica e social de cada um que lá se fez presente.

DSC06893

Por conta de tudo isso a comunidade indígena entre Serras, agradece o grande apoio da Secretaria de Assuntos Indígenas de Petrolandia – PE e principalmente a articulação de Bira Pankararu, pois eles foram de estrema importância para que esse evento tenha sido concretizado, e também segue os agradecimentos a comunidade Entre Serras, pois ai sim sem eles esses jogos não teria como ser realizado.
Alex Pankararu
Graciela Guarani

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A Gestão da Rede Indios On-Line, é composta por indigenas de diversos povos do país, e tem o compromisso de articulação, promover encontros e debates on-line e fortalecer a rede como um todo... gestao-indiosonline@googlegroups.com

3 COMENTÁRIOS

  1. ADOREI QUE PENA QUE EU NÃO ESTAVA AÍ MAS É UM BOM COMEÇO E UMA INICIATIVA PARA OS JOVENS SE DEDICAREM TANTO AO ESPORTE QUANTO A SUA PRÓPRIA CULTURA E ISSO FAZ COM QUE VALORIZEM A NOSSA TRADIÇÃO E FORTALEÇA MAIS . ESPERO QUE NO PROXIMO ANO EU ESTEJA AÍ COM VOCÊS DANDO A MAIOR FORÇA.

  2. LEGAL JOGOS INDIGENAS DENTRO DAS ALDEIAS…

    MUITO BOM ESSES JOGOS INDIGENAS Ó ASSIM FICAMOS CONHECIDOS E PODEMOS CONTAR QUE NÃO SÓ NAS CIDADES QUE PODEMOS PARTICIPAR DE AJOGOS MAS SIM O INDIGENA TAMBÉM ESTÁ MUITO AVANÇADO NAS INTERCULTURALIDADE E NA REALIDADE QUE CON TODO ISFORÇO PODEMOS MOSTRARPARA O MUNDO TAMBÉ E QUE SABEMOS FAZER FICO MUITO FELIZ…
    ARATYKUMPANK@GMAIL.COM

  3. LEGAL JOGOS INDIGENAS DENTRO DAS ALDEIAS…

    MUITO BOM NOSSOS JOGOS INDIGENAS SÓ ASSIM FICAMOS CONHECIDOS E PODEMOS CONTAR QUE NÃO SÓ É NAS CIDADES QUE PODEMOS PARTICIPAR DOS JOGOS MAS SIM O INDIGENA TAMBÉM ESTÁ MUITO AVANÇADO E DENTRO INTERCULTURALIDADE É A REALIDADE QUE TODOS FAÇAM O ISFORÇO PARA PODEMOS MOSTRAR PARA O MUNDO TAMBÉM E QUE SABEMOS FAZER FICO MUITO FELIZ EORGULHOSO, QUERIA PARTICIPAR MUITOS DESSES JOGOS…

    ARATYKUMPANK@GMAIL.COM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here