O I Colóquio de Educação Escolar Indígena de Pernambuco teve como objetivo  apresentar os trabalhos  construídos  na formação continuada de professores indígenas 2011, realizada pela unidade de educação  escolar indígena, da gerência da educação de políticas educacionais de direitos humanos, diversidade e cidadania , da secretaria de educação de Pernambuco.

 

 

Tendo como finalidade desenvolver o perfil do professor/ professora pesquisador/pesquisadora indígena e estimular a construção de materiais pedagógico para subsidiar no processo de ensino aprendizagem.

Ao todo foram desenvolvido 24 projetos onde Pankararu se destaca com no total de 12 projetos desenvolvidos por cada escola da etnia ou seja pelos professores de cada unidade escolar. Esta sendo para todos nós Pankararu um sonho realizado, onde nós mesmo somos os pesquisadores, historiadores, antropologo, reporte, jornalista. Enfim nossa história contada por nós mesmos .

 

Antes esse trabalho de pesquisa era feito por pesquisadores que apareciam nas nossas comunidades. Faziam suas pesquisas e colocavam o que os interessavam e não os anseios das nossas  comunidades, hoje estamos mudando essa realidade.

 

Quero parabenizar todos os professores indígenas de Pernambuco pelo empenho e graças a todos estamos mudando nossa realidade, buscando subsídios para nossas escolares, nossas comunidades, reafirmando nossa identidade .

 

Patrícia Pankararu

Gestora da Rede Índios Online

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here