Após tanto tempo, no dia 23 de janeiro de 2008, por demanda, iniciativa e luta dos agentes comunitários indígenas de saúde, selou-se uma parceria entre os agentes de Saúde do Posto Saúde Bororó Zelik Trajber, os jovens indígenas da AJI (Ação dos Jovens Indígenas), uma associação representada por Fernando de Souza, representantes da equipe de saneamento da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e representante do GAPK (Grupo de Apoio aos Povos Kaiowá Guarani).

Nesse dia, tarefas e atividades foram distribuídas e ficaram definidos o local e os papéis de cada parceiro para montagem e implantação da horta comunitária. A equipe de agentes de saúde elegeu um nome para esta horta: AJIZ que quer dizer: Agentes Jovens Indígenas Zelik Trajber. Um nome que engloba dos dois principais parceiros da horta: os agentes de saúde e os jovens indígenas.

A horta foi iniciada nas dependências da terra doada pela família da agente de saúde Eliete Rodrigues da Silva. Devido ao problema da falta d’água e os altos custos de implantação de um reservatório (caixa) grande para armazenar a água, não foi possível continuar neste local. Tão logo surgiu o problema, a equipe de agentes de saúde encontrou solução. Um espaço situado ao lado de um poço artesiano com grande reservatório, com capacidade para 15 mil litros, ambos ociosos.

Os trabalhos foram reiniciados com a transferência das madeiras e implantação da horta localizada no Município de Dourados – MS, aldeia Bororó, ao lado do “clube de mães”, nas terras da família de Dona Valmiria, doada pela agente de saúde Geise Rodrigues.

A equipe de agentes de saúde aguardou, com paciência, a regularização de documentos da Associação apoiadora, para aquisição de alguns materiais que possibilitaram a conclusão da construção da horta.

A Horta AJIZ foi concluída e entregue aos agentes de saúde no dia 30 de julho de 2008. Acreditamos que seja a maior horta comunitária em terras indígenas. Tem 2.500m² e capacidade para produzir inúmeras hortaliças, pois está planejada e com rede pronta para ser 100% irrigada.

A iniciativa das agentes de saúde Maria de Fatima, Luzia,Paulina, Geise, Lucimar, Sarita e Eliete em mobilizar a comunidade a se ocupar para produzir alimentos é das mais autênticas e nobres, merecedoras do apoio de todos.

Nesta horta, a equipe de agentes junto com membros da comunidade e outros apoiadores, pretendem plantar bananas que, além de darem frutos, também vão servir de proteção contra poeira da estrada. Serão plantados ainda mandioca, batata, beterraba, cenoura, ervas para tempero, couve folha, repolho, alface, rabanetes e muitos outros legumes.

Na implantação da Horta AJIZ, os agentes de saúde contaram com investimentos dos seguintes apoiadores:

A associação à qual pertence Fernando doou os seguintes materiais: telas, arame para cerca, sete esticadores, um carrinho de mão, uma pá de ponta, dois enchadões, duas enchadas e dois regadores. Investimento aproximado de R$ 600,00.

A AJI – Ação dos Jovens Indígenas de Dourados e a GAPK – Grupo de Apoio aos Povos Kaiowá Guarani apoiaram a horta com madeiras, mangueiras, rede e conexões de irrigação, conserto de bomba do poço artesiano, instalação elétrica, portões, casinha para guardar materiais, sementes de legumes, transporte dos materiais, mão de obra para montagem das estruturas, cerca, irrigação preparo do solo, canteiros e adubação orgânica. O investimento desses parceiros foi de aproximadamente R$ 4.260,00

A Equipe de Saneamento do pólo de Dourados, da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) auxiliou com reparos e consertos na rede hidráulica do poço e do reservatório d’água.

Todos os parceiros foram convidados para a entrega da horta aos agentes de saúde. Estiveram presentes os jovens da AJI: Emerson, Diana, Ana Cláudia, Jaqueline e Nilcimar. Da GAPK, esteve presente o funcionário Itacir. A equipe de agentes de saúde se fez presente com Eliete, Sarita, Geise e Luzia. A associação apoiadora se fez presente com Fernando, que também representou o Conselho Distrital de Saúde Indígena de MS.

Hoje a horta AJIZ encontra-se com 50% da área plantada

Jaqueline Gonçalves
Itacir Pastore

ajidourados@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here