Homenagem a todas guerreiras indígenas

9 126


Não apenas por estarmos em março, ou porque é uma semana mundial da mulher, que estamos lembrando nossas guerreiras indígenas, pois acreditamos que elas são a essência de nossa existência. Mas ao longo da historia da luta pela causa indígena, muitas mulheres se destacaram, tanto na luta como no apoio aos guerreiros que vão para luta. Assim tenho o orgulho em destacar as índias Quitéria Pankararu, Zenilda Xukuru de Ororuba, Maninha Xukuru, Cacique Pequena Jenipapo Canindé entre outras e outras mulheres que estão se destacando no movimento social indígenas.
Então eu parabenizo a todas, pois se eu for escrever o nome de todas não caberá nessa pagina, assim deixo minha consideração e admiração a todas mulheres indígenas e as não indígenas também.
Assistam agora a homenagem que a índia Juliana de Jenipapo Canindé, fez a todas mulheres indígenas.

Imagem de Amostra do You Tube

Alex Pankararu
alex@indiosonline.org.br

Artigos similares

0 5

9 comentários

  1. Muito bem alex!!!

    Pegando a Carona:

    Quero lembrar os BELOS trabalhos da cacique Jampoty Tupinambá e das lideranças Yaranawy, Maya e dona Maura Titiá, lutadoras do povo Pataxó Hahahae, Dona Maria Bras dos pataxó, Dona Zilda da Lagoa do Mabaça e sua filha Yakuy Tupinamba….
    E a minha querida esposa: Maria Pankararu…. E lembrar também das indias jovens que também estão muito comprometidas seriamente com o Bem comum como: Cecilia Tumbalala, Nita Tuxá e todas as petalas desta REDE de INDIOS ON-LINE!

    Admiro essas mulheres, que como tantas outras, vem diariamente dando nos lições de amor na perseverança de suas lutas!

    Agradecido!

  2. Valeu Alex !!! Homenagem muito merecida a todas as mulheres do mundo , e principalmente as indígenas , guardiãs da cultura e dos saberes do povo. Hoje mais atuantes do nunca no movimento indígena !!!!

  3. Mulheres raizes da vida, eu abençòo todas as Mulheres da Terra a começàr da minha Màe que me dèu a Vida, esta Vida tào maravilhosa!!! Grazie Mamma. Que linda a Juliana, nossa!!!! fortunado seu marido que tem uma flor tào linda por esposa!!

  4. Belas Guerreiras, mulheres indigenas, parabens a todas! Quero lembrar a palavra Natyseno, que na lingua terena significa mulher forte, guerreira. e parabenizar a Miriam Terena e todas as mulheres do CONAMI, tambem as liderancas homenageadas por ela no livro de sua autoria, do mesmo nome Natyseno…Marta Guarani,Creuza Soripa Umutima, Evanisa Mariano da Silva Terena, Ivete da Cruz Wapixana,Quiteria Maria de Jesus Pankararu,Jupira Manoel sobrinho Terena, Sonia Sanchez kaiowa, Maria Diva, Maristela Santos de Fulnio,Zenilda Vilacio,Maria Antonia Souza,Graciliana Selestino de xucuru-Gariri,Doroty Taukane, Agripina Lopes Guarani,Laurita Felix Krenak, Silsa Vieira Terena,Maria Helena Azomezohero Paresi,Madalena Gomes Terena,Dejanira Jovelina Atikum, Vitoria Santos dos Santos Karipuna. A todas as guerreiras do movimento indigena feminino, que sejam abencoadas e recebam nossa homenagem. Quero tambem homenagear as mulheres de todas as etnias, que no silencio plantam as raizes e cuidam das flores e frutos, que sao as criancas, guerreiros do futuro!As pajes mulheres Fatima Potyguara e Vanda Macuxi. E tambem minhas queridas colegas professoras indigenas, Chiquinha Paresi,Pierangela Wapixana,e as queridas Maria Pankararu e Anita Ticuna, as advogadas Joenia Wapichana, Potyra Te Tupinamba, e a academica de direito querida Yaku’i Tupinamba. Vamos em frente que a luta continua. Firmes, lindas, resistentes, e amorosas.

  5. Belas Guerreiras, mulheres indigenas, parabens a todas! Quero lembrar a palavra Natyseno, que na lingua terena significa mulher forte, guerreira. e parabenizar a Miriam Terena e todas as mulheres do CONAMI, tambem as liderancas homenageadas por ela no livro de sua autoria, do mesmo nome Natyseno…Marta Guarani,Creuza Soripa Umutima, Evanisa Mariano da Silva Terena, Ivete da Cruz Wapixana,Quiteria Maria de Jesus Pankararu,Jupira Manoel sobrinho Terena, Sonia Sanchez kaiowa, Maria Diva, Maristela Santos de Fulnio,Zenilda Vilacio,Maria Antonia Souza,Graciliana Selestino de xucuru-Gariri,Doroty Taukane, Agripina Lopes Guarani,Laurita Felix Krenak, Silsa Vieira Terena,Maria Helena Azomezohero Paresi,Madalena Gomes Terena,Dejanira Jovelina Atikum, Vitoria Santos dos Santos Karipuna. A todas as guerreiras do movimento indigena feminino, que sejam abencoadas e recebam nossa homenagem. Quero tambem homenagear as mulheres de todas as etnias, que no silencio plantam as raizes e cuidam das flores e frutos, que sao as criancas, guerreiros do futuro!As pajes mulheres Fatima Potyguara e Vanda Macuxi. E tambem minhas queridas colegas professoras indigenas, Chiquinha Paresi,Pierangela Wapixana,e as queridas Maria Pankararu e Anita Ticuna, as advogadas Joenia Wapichana, Potyra Te Tupinamba, e a academica de direito querida Yaku’i Tupinamba. Vamos em frente que a luta continua. Firmes, lindas, resistentes, e amorosas.

  6. Belas Guerreiras, mulheres indigenas, parabens a todas! Quero lembrar a palavra Natyseno, que na lingua terena significa mulher forte, guerreira. e parabenizar a Miriam Terena e todas as mulheres do CONAMI, tambem as liderancas homenageadas por ela no livro de sua autoria, do mesmo nome Natyseno…Marta Guarani,Creuza Soripa Umutima, Evanisa Mariano da Silva Terena, Ivete da Cruz Wapixana,Quiteria Maria de Jesus Pankararu,Jupira Manoel sobrinho Terena, Sonia Sanchez kaiowa, Maria Diva, Maristela Santos de Fulnio,Zenilda Vilacio,Maria Antonia Souza,Graciliana Selestino de xucuru-Gariri,Doroty Taukane, Agripina Lopes Guarani,Laurita Felix Krenak, Silsa Vieira Terena,Maria Helena Azomezohero Paresi,Madalena Gomes Terena,Dejanira Jovelina Atikum, Vitoria Santos dos Santos Karipuna. A todas as guerreiras do movimento indigena feminino, que sejam abencoadas e recebam nossa homenagem. Quero tambem homenagear as mulheres de todas as etnias, que no silencio plantam as raizes e cuidam das flores e frutos, que sao as criancas, guerreiros do futuro!As pajes mulheres Fatima Potyguara e Vanda Macuxi. E tambem minhas queridas colegas professoras indigenas, Chiquinha Paresi,Pierangela Wapixana,e as queridas Maria Pankararu e Anita Ticuna, as advogadas Joenia Wapichana, Potyra Te Tupinamba, e a academica de direito querida Yaku’i Tupinamba. Vamos em frente que a luta continua. Firmes, lindas, resistentes, e amorosas.

  7. MEUS PARENTES QUERO PARABENIZAR TODAS AS MULHERES DO MUNDO, PRICIPALMENTE AS MINHAS PARENTES GUERREIRAS DE TODAS ETNIAS DO BRASIL, AS NOSSAS MULHERES LIDERES, QUE HOJÉ NO NOSSO CONTIDIANO ELAS ESTÃO CONQUISTANDO O SEU ESPAÇO DENTRO DOS MOVIMENTOS, E ESTÃO SENDO PARABENIZADAS, NA MINHA ALDEIA EXISTE UMA MULHER CACIQUE,(ILZA RODRIGUES) A QUAL VEM FAZENDO UM EXELENTE TRABALHO EM PROL DO NOSSO POVO.
    PARABENS GUERREIRAS MEU VOTO DE CONFIAÇA É DE CORAÇÃO PARA TODAS MULHERES INDIGÉNAS DO BRASIL.

    UM FORTE ABRAÇO
    EMAIL:jovanildotitia@hotmail.com

  8. Hoje sou jornalista, apesar que ainda estou terminado o meu TCC, onde o tema é A ARTE DE SORRIR, QUANDO O MUNDO DIZ NÃO…, é muito bom, é muito bom lembar das barreiras que enfrentamos…., das nossas lágrimas, e nós mulheres somos assim, o mundo diz não aos nossos filhos, as nossas vidas, mas estamos firmes, no início foi e sempre será assim, ficamos muito ORGULHOSAS, porque essa colheita é o resultado do que plantamos todas juntas e tem que ser assim, amanhã, estas novas lideranças que formaram ontem, hoje e sempre, lembraram também de todas nós.Parabens a todas nós, as nossas eternas lutas, nós sempre seremos exemplos de luta e vida e principalmente muita resitencia.VUCAPANAVO (VAMOS EM FRENTE) amo todas vcs mulheres indigenas guerreiras, parabéns a todas nós.AYNAPUHAQUE – OBRIGADA JUPIRA TERENA/FUNDADORA DO MOVIMENTO DAS MULHERES INDIGENAS NO BRASIL///////////////

  9. Ola amigo, gostaria de saber se eu conseguiria localizar ou saber a tribo de um bisavo minha, sei apenas q era uma tribo no norte do brasil e seu nome era Quiteria acho q flores se poder me ajudar fico agradecido.

Partilhe um comentário