memoria.kx.21 100       O Grupo Força Jovem Kariri-Xocó  fizeram um grande evento na aldeia para as mulheres indígenas. A Festa Dia das Mães foi dia 12 de Maio no Domingo, porque neste período estavamos no Ouricuri, a data aconteceu no Dia 15 de Maio . Teve Exibição de Vídeos, Fotos com as Mães, Apresentação de Danças das Jovens, Lanches, com a participação em massa no pátio da Escola Indígena Pajé Francisco Suíra. Cada mulher recebeu um número para o Sorteio de Presentes, fruto da arrecadação dos jovens buscando fazer a Homenagem ás Mães. A festa foi animada, muitas mães ficaram felizes por acontecer um ato tão lindo feito pelos mais novos. Entre as Exibição de Vídeos apresentados, tivemos destaque na Homenagem a Dona Euridice Tononé já falecida feita pela professora Janicléia, a outra Homenageada foi Iranildes Pires de Matos também falecida apresentada por sua filha Iriane, com fotos e declarações de amor a todas ás Mães . Teve palestra sobre a importancia das mulheres na vida tribal, o memoria.kx.21 096trabalho delas na educação dos filhos, da casa e do lar, são todas grandes vultos da história comunitária. Cada uma destaca em sua área de atuação na tribo, umas ceramistas, agricultora, pescadora, dona de casa, agora as mulheres que estudaram tem novas profissões : professoras, enfermeiras, dentistas, tecnica de enfermagem, balconista etc…Mas todas faz parte do contexto atual, o mundo estar mudando, devemos acompanhas as mudanças sem perder nossa autencidade indígena, com nossas  tradições e a cultura. Muitas jovens estão cursando a falculdade na área de pedagogia, história, matemática, biologia, adontologia, literatura e química . Brevemente teremos um outro quadro educacional na nossa aldeia, com transformações do nível de escolaridade, isso é o que esperamos acontecer pelo que estamos vendo.

Nhenety Kariri-Xocó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caríssimo irmão nhenety,Parabéns pela matéria, sempre fui seu admirador e já divulguei seus trabalhos ( Como é seu Mundo)em sala de aula, achei magnifico o máximo poder acordar a juventude acompanhando a globalização, sem perder a sua especificidade, estaremos sempre de olho nesses jovens.

  2. Valeu parente Miguel Pankararu, que Deus te ilumine seu trabalho com os alunos, que bom poder compartilhar os textos com todos voces. Grande Abraço Nhenety KX.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here