QUERO APROVEITAR A OPORTUNIDADE E PRESTAR UMA HOMENAGEM AO NOSSO COMPANHEIRO E IRMÃO “NADINHO KRENAK” QUE PARTIU DESSA PARA MELHOR, PARA QUEM Ñ TEVE O PRIVILEGIO DE CONHECE-LO PESSOALMENTE, SÓ QUERO LEMBRAR QUE FOI UMA PESSOA QUE SEMPRE DEFENDEU E LUTOU TODO SUA VIDA EM PROOL DE SEU POVO, FOI DE MOVIMENTOS, SEMPRE LEVANTOU A BANDEIRA PARA PROTESTAR CONTRA OS ANT-INDIOS. ATUALMENTE ESTAVA EXERCENDO UM CARGO DE COORDENADOR REGIONAL DA FUNAI EM GOVERNADOR VALADARES-MG, JÁ TRABALHOU EM OUTRAS FUNÇÕES, SENDO QUE O MESMO FAZIA PARTE DO QUADRO DE FUNCIONÁRIO DA FUNAI.
ELE SEMPRE FOI UMA PESSOA SIMPÁTICA, SEMPRE ESTAVA ALEGRE SORRIDENTE, EU TIVE O PRIVILÉGIO DE CONHECÊ-LO, TODA A SUA FAMILIA, ESPOSA, FILHOS, IRMÃO E SUA MÃE D. MARIA QUE DEUS O TENHA…INFELIZMENTE TEMOS QUE NOS CONFORMAR, VAMOS SENTIR SUA FALTA , MAIS COM CERTEZA DE ONDE ESTIVER ELE SEMPRE VAI ESTÁ NO MEIO DE NÓS…. QUERO OFERECER OS MEUS PÊSAMES EM NOME DO POVO PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE, AOS SEUS FAMILIARES E O POVO “KRENAK”….UM ABRAÇO
PEÇO AOS COMPANHEIROS QUE REPASSE ESTA MENSAGEM..

Jovanildo Titiá BAENÃ

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu tambem o conhecia desde de pequena e estou trsite com essa noticia, mas Deus sabe o que faz. Devemos orar para ele, sua familia, confortando esses corações em um momento tao dificil…
    Morei e estudei em Goverandor valadares durante quatro anos e ele sempre apoiou e ajudou os indigenas que estava mla estudando.
    Era um lutador da causa indigena..
    Descanse em paz Nadil ….

  2. Também recebi com muito pezar a notícia do falecimento de Nadiu Krenak, trabalhamos juntos em Maxakali .Como Administrador em Governador Valadares sempre apoiou os estudantes Tuxá. Foi sempre um guerreiro . Meus sentimentos para Ruth, Shirley, Douglas e Giovani.

    Maria Beatriz Sotto Maior Cruz.

  3. fico feliz em saber que meu pai tinha amigos por todos os lugares obrigado pelo apoio, desculpe nao respoder antes mas vcs me entendem.

    em nome do meu pai muito obrigado

  4. É com muito carinho e uma forte dor no peito,que venho deixar escrito o que sinto nesse respeito. Respeito esse que é do meu Pai.
    Um Pai amado,carinhoso,amigo,irmão e conselheiro.
    Para quem não me conhece,me faço conhecer.
    Me chamo Jefferson,mais era conhecido por Jefinho. Nasci em uma família pobre por herança de mãe e por outro lado rica por parte de Pai. Pais ambos os quais eu não sei até hoje o que é amor.
    Bom,quando ainda muito novo,com idade de adolescente,minha família biológica não tinha nenhum meio de sustentabilidade. E eu me via se rumo,sem chão e sem futuro.
    E aqui começa a história do Nadil e da Ruth na minha vida.
    Fui acolhido,fui bem tratado,até hoje sou um filho que vive na Europa. Tive muitas explicações de vida,tive muitos conhecimentos sobre a terra que pisamos,aprendi muito sobre o que o ar que respiramos. Aprendi a sentir a dor de um pássaro,quando se perde do seu meio natural. Aprendi a ver a vida com o amor do meu Pai Nadil.
    Me lembro que varias vez sem conta,que ele pegava em nós 4. Nós 4 digo eu,Shirley,Geovane,Douglas e nos sentava na cozinha,tomando seu café adoçado com insulina. E nos dizia que um dia teríamos um grande futuro,um dia sentaríamos ao lado de pessoas importantes,para falar sobre o nosso Pai e mãe. E falar também dos ensinamentos e de nossa raiz. O que desejo é …..
    Que todos nos possamos olhar para esse mundo e cuidar dele. Cuidar dele com todo amor,respeito,carinho e sentimento. A terra é nossa mãe. O ar é o Pai. E o verde é a luz sobre o nosso olhar.
    Bom,para concluir !
    Hoje sou uma pessoa bem formada,sou um locutor de Rádio FM,sou músico E rico em conhecimentos. Actualmente vivo em Portugal na grande Lisboa. E guardo no peito as memorias do meu Pai nadil krenak.
    Vamos acordar,vamos acordar
    O dia já nasceu,nós temos que trabalhar….
    Música que embalou durante anos a minha vida e a dos meus irmãos.
    citador Jefferson SantosÉ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here