Primeiro, nós limpa uma área pequena

Primeiro, nós limpa uma área pequena de terra para a sementeira. Depois disso, a gente semeia o local, a gente molha e com 8 dias ele está esponteando. Aí, joga só um pouquinho de adubo. Com 30 dias, ele está pronto pra arrancar e ser mudado.

Ara a terra, empareda, emenda as cabeças. Arranca a sementeira, molha a terra, de novo. Daqui, tira ela e bota em outro lugar. Bota as mudas num saco e carrega nas costas dentro da lama e vai entregar lá pras mudadeira (mulheres).

Com 30 dias, dá o veneno pro mato morrer. Aí, na outra semana, a gente aduba. Molha e com 8 dias ele já ta verdinho de novo. Com 60 dias, se joga o derradeiro adubo.

Nós esperamos só pra colheita.

Passam 5 meses e o arroz está pronto pra colher.

Cortamos o arroz, batemos e ensacamos para comercializar. Vendemos para cidade.

Depoimentos:

– Ah, é uma alegria! O que eu mais gosto na lida com o arroz é cortar e mudar! É tão bom! Vai cortando e conversando, achando graça… Trabalha toda a família, unida.
(Maria Faustino Carinhanha)

– Aqui, eu primeiramente, cavei a terra e joguei um adubinho e agora to leirando, jogando a semente e pra cobrir e depois molhar. Aí, o arroz nasce mais ligeiro pra a gente mudar.

Pra nascer é 8 dias pra semente espontear. Ara a terra, e vai mudar lá pra 30 dias, que ta bom de mudar. Depois de 30 dias de mudado, dá o veneno pra o mato. O mato morre. Com oito dias, aduba de novo. Molha e na outra semana , ela já ta verdinha e o cabra vai esquadrelha tudo e bota as mulher pra mudar. Aqui mesmo foi na enxada. Tamo com os braço doendo pra cavar isso aqui.

Daqui, tira ela e bota

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here