dsc00001

Quitéria Binga, a sua presença viva na historia de uma sabia que se fez presente, uma mestra inesquecível.

A senhora Quitéria, pioneira na luta pelas questões politicas de seu povo sua luta ficou marcada na luta pela educação de crianças, jovens, adolescentes e até dos nossos anciões.

pankararu_1

Uma mulher que foi e vai continuar sendo referencia como exemplo de uma grande líder que viveu em função do seu povo da luta pela educação, saúde e pela terra Pankarau foi uma das principais lideranças. Uma guerreira de PAZ. Uma sabia liderança, zeladora de praiás: viveu e lutou pela saúde e pela terra indígena Pankararu e pelos direitos de nosso povo. Sempre solidaria. A sua essência de sabedoria, o respeito foi a sua maior marca. A sua morte esta sendo para nos uma perda irreparável.

Espiritualmente você estará sempre conosco!

Imagem de Amostra do You Tube

 

Comentários via Facebook

9 COMENTÁRIOS

  1. Todos sentirão a sua falta, uma mulher com grandes histórias!
    Guerreira de seu povo, muito atuante!
    O que deve ser feito é continuar essa trajetória, lutando em prol do povo pankararu e todos os povos indigenas do país.

  2. Quitéria Binga era o símbolo da cultura e do povo Pankararú , guerreira atuante e participativa , esteve a frente de muitos movimentos em defesa da causa indígena , matéria de muitas reportagens de jornais e revistas , realmente é uma perda irreparável. Tenho certeza que ela terá um lugar muito especial reservado de onde poderá acompanhar e enviar boas vibrações a todo povo Pankararú !!! Meus sentimentos a família e a nação Pankararú pela perda tão significativa !!!

  3. Nesse momento tão dificil, não temos muito o que dizer…pois só Deus confortará os corações da nação Pankararu. Ofereço minhas sinceras condolências aos parentes Pankararu. Quitéria foi uma grande lutadora pela causa pankararu e indigena como um todo, temos que continuar a luta, pois nossos troncos não param de lutar, e sim descança um pouco com Deus.
    Nossa luta pela retomada indigena Pankararu vai continua, pois nossos troncos nos deixa essa responsabilidade de continuar a luta para nossos futuros guerreiros.
    Temos certeza de onde eles estiverem nesse momento, estarão conosco nessa caminhada por uma liberdade de expressão e reconquista de nossos direitos contitucionais.

    “Com a borracha da negligência e da corrupção,
    apagam do papel nossos direitos constitucionais.
    Mas, com o lápis da sabedoria e da esperança,
    escrevemos nossa história cada vez mais forte.
    Com a cultura, crença, dignidade e tradição.
    Isso com certeza, nunca apagarão!”

    Edcarlos (Carlinhos – Pankararu)

  4. Quitéria uma guerreira completa sempre trabalhando para melhoria do seu povo, é um dia sem dúvida de grande perda, mais sua lembrança continuará para sempre.

    Aproveitando, quero parabenizar Patricia, por suas materias sempre bem feitas…

  5. Indígena muda de plano quando cumpre sua missão e sua escala de crescimento espiritual aumenta. A Nação Pankararu ganhou mais uma guerreira no plano espiritual e com certeza sua força será muito mais superior para coloborar com o Universo!
    Aceitem nossas sinceras condolências, em nome da Nação Tupinambá de Olivença e de toda Equipe da Espernça da Terra.

  6. Foi uma bela homenagem a nossa grande Lider, que foi e sempre será lembrada por todos nós.
    Parabéns Patrícia pela matéria!!

  7. MIS SINCERAS CONDOLENCIAS A LA NACIÓN PANKARARU; LOS NATIVOS DE ESTAS TIERRAS SABEMOS DESDE SIEMPRE Y PARA SIEMPRE QUE LA MUERTE ES SOLO UN CUENTO MAL CONTADO.
    COMO DICE YAKUY: LA NACIÓN PANKARURU HA GANADO UNA GUERRERA EN EL PLANO ESPIRITUAL.
    HUEBILÚ.

  8. Quitéria é uma guerreira inesquecível para o povo pankararu e para todos nós indigenistas que acompanhamos a luta dos povos indígenas do Nordeste. Concordo com Yakuy, ela vai continuar lutando no plano o espiritual …quando morre uma guerreira, mais cem vão se levantar! Sinceros p~esames a sua família.

  9. ela deixou um grande vazio em nossa vida,mas tambem deixou grandes vitórias,lutas,esperanças e entre tudo uma grande história de vida,uma mulher analfabeta mas não media sabedoria diantes de suas lutas,sempre vou te amar milha vó querida,que sua vida seja de espelho para todo opovo pankararu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here