cultura indígena, arte indígena, tribos e povos, religião, organização, as ocas, contato entre nativos e portugueses na história do Brasil, artesanato indígena, línguas, 19 de abril: dia do índio, as lendas e folclore, fotos de índios, trabalho indígena, dicionário tupi, arte plumária, cerâmica, pinturas corporais e tecelagem. Toré dos índios Kariri-Xocó situados na beira dos rio São Francisco, na cidade de Porto Real do Colégio, em Alagoas, nossa tribo continua na resistência cultural até os dias de hoje.
Muitos se deslocam de sua aldeia para ir para outra cidades.
Os Índios não são de fazer desmatamento. São os que bem preservam o meio ambiente cuidando e mantendo-o sempre em sua forma original.
Quando chegaram os estrangeiros gloriavam-se de ver os artesanatos que fez com que mais tarde trocassem esses artesanatos por mercadorias. Ai então os Índios passaram a produzir e vender bastante aos brancos, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), as Missões Salesianas e a outros.
São estes os artesanatos que produziam: Flecha e arco para caça e pesca; Ralo para ralar mandioca; Tipiti para espremer a massa da mandioca; Balaios e Urutus para guardar a massa, farinha, tapioca, beiju, frutas etc…; Peneira para peneirar a massa seca para fazer farinha e beiju, tapioca ou curadá; Cumatá especial para tirar goma de massa; Abano para virar e tirar o beiju do forno feito de argila; Banco para sentar; Pilão para moer a carne cozida, peixe moqueado, pimenta e outros sempre torrados; Pulseiras; Anéis de caroço de tucumã; Cesto e Peneira de cipó para carregar e guardar mantimento; Zarabatana para caça especial de aves; Japurutu, Cariçu e Flauta são instrumentos musicais entre outros cada um com seu específico som harmonioso; Cerâmicas para fazer pratos, panelas, botija de cerâmica…

Autor: Tawan Kariri-Xocó.