Índios lutam com sua força de vontade, para correr em busca de melhorias, para o bem da comunidade no geral. Mas tem gente, que não reconhece nossos esforços, e que nos critica, nos marginaliza, nos incapacita e nos tratam como verdadeiros incapazes, só porque possuímos nosso próprio jeito de nos organizar, e por possuirmos uma cultura própria especifica e diferenciada.
Mas na verdade é assim mesmo, não é só aqui, mas em outros lugares também, sofremos esse preconceito em qualquer lugar do país, mas isso é uma conseqüência de sermos Pankararu, e de uma sociedade que foi formada com livros didáticos, que mostram o cotidiano de índios que viviam há 507 anos atrás. Mas hoje as coisas mudaram, como nossa historia e nossa cultura, tudo se modifica ao passar dos tempos, mas o que não mudou foi a nossa vontade de lutar, e isso não vai acabar nunca.
E agora temos índios, doutor em lingüísticas, advogados, médicos, engenheiros, ou seja, graduados nas diversas áreas dos conhecimentos.
Ai fica uma certeza, estamos ocupando nosso espaço na sociedade, e que é nosso por direito, mas não é um direito que o governos nos cedeu, mas um espaço ocupado por nossas habilidades e competências.
Por isso eu digo sou índio sim, e disso me orgulho, e em qualquer lugar que eu for nunca deixarei de ser Pankararu.

http://www.indiosonline.org.br/
aratykumpank@yahoo.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Temos que continuar lutando, sem se importar com o que falam pois a liberdade de expressão é um direito de todos,se nos temos nosso jeito de nos expressar isso é problema nosso, mas tem gente que não ajuda e só quer atrapalhar,mas é assim mesmo, acho que deve ser inveja, pois quando vemos algem tentando fazer algo e tetanmos atrapalhar isso é inveja.

  2. Eu sou Lia e há pouco tempo leio e participo comentando alguma coisa dessa página que acho importante e fundamental as questões que os irmãos indios levantam e as noticias.
    O mundo tecnologico nos faz apesar das distancias ficarmos pertos e sabendo das dificuldades, mas também das lutas e das vitórias das comunidades indigenas que fazem parte desse indiosonline. viva todas as nações e povos indigenas que lutam por preservar sua cultura, seus costumes vivos mas estudando, aprendendo e participando do progresso e da sociedade brasileira pois todos nós somos brasileiros.

  3. As vez as critica que as pessoas fazem nem é tanto ruim assim como nós vem pensando….porque quando a criticia for muito ruim temos que batalhar para mudar a visão destas pessoas que acho que nós somos é incapaz…Pois quanto mais as pessoas critica agente se fortalece na busca do objetivo, e a critica ruim ela pode se tornar em uma coisa boa no futuro porque a pessoa vai olhando o seu potencial e a diginidade, as competencia … pois os que falam e critica é uma coisa mais facil mas construir é dificil.

    Mas não podemos parar por ai temos que lutar para buscar melhoria para nosso povo.

    Yonana

  4. É isso parente que a gente vem fazendo desde de então, não negamos nossa identidade e seguimos en frente tendo a certeza de que somos vitoriosos, pois não conseguiram roubar totalmente a nossa cultura e isso implica e muito en nossa maneira de ser e ver as coias e o mundo em geral.
    Que nós continuemos sempre assim:“Guerreiros acima de tudo”

  5. Espaços esses que vc fala, eu oculpo um. Sou formado em serviço social pela PUC/SP, mais as oportunidades de mercado é uma porcaria, mesmo aqui na cidade grande. Uma coisa que mais me orgulho é saber que sou Pankararu e principalmente em ver pessoas assim como vocês lutando ai mesmo na Aldeia pelo nosso povo, uma vez que ai a situação é mais grave do que aqui em sampa.
    Eu estive ai no ano passado e tive o prazer de conhecer o local onde é a sala de vcs dos indios on line, ai no posto. Parabéns mais uma vez. Eu sou primo do Sidnei,Marcela e Manoela.
    Cordialmente
    Ed

  6. Somos guerreiros, fortes, determinados e capazes o suficiente de correr atás de nossos objetivos.
    Não devemos nos importar com o que os outros falam.
    Se temos consciência de nossos atos vamos correr atrás do que queremos.
    Grande Abraço e vamos à luta!!!!!!!!!!

  7. Lindo texto… Apoio e admiro a luta de todos os povos indigenas na conquista de novos espaços, sem perder de vista suas tradições e o espirito que move nosso antepassados e, passando de geração em geração, chega ainda vivo aos jovens indigenas de todo o Brasil. Um abraço enorme a todos vcs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here