Índios lutam com sua força de vontade, para correr em busca de melhorias, para o bem da comunidade no geral. Mas tem gente, que não reconhece nossos esforços, e que nos critica, nos marginaliza, nos incapacita e nos tratam como verdadeiros incapazes, só porque possuímos nosso próprio jeito de nos organizar, e por possuirmos uma cultura própria especifica e diferenciada.
Mas na verdade é assim mesmo, não é só aqui, mas em outros lugares também, sofremos esse preconceito em qualquer lugar do país, mas isso é uma conseqüência de sermos Pankararu, e de uma sociedade que foi formada com livros didáticos, que mostram o cotidiano de índios que viviam há 507 anos atrás. Mas hoje as coisas mudaram, como nossa historia e nossa cultura, tudo se modifica ao passar dos tempos, mas o que não mudou foi a nossa vontade de lutar, e isso não vai acabar nunca.
E agora temos índios, doutor em lingüísticas, advogados, médicos, engenheiros, ou seja, graduados nas diversas áreas dos conhecimentos.
Ai fica uma certeza, estamos ocupando nosso espaço na sociedade, e que é nosso por direito, mas não é um direito que o governos nos cedeu, mas um espaço ocupado por nossas habilidades e competências.
Por isso eu digo sou índio sim, e disso me orgulho, e em qualquer lugar que eu for nunca deixarei de ser Pankararu.

http://www.indiosonline.org.br/
aratykumpank@yahoo.com