Aos dois de maio de 2013, o POVO PANKARARU , se reuni no casarão , Aldeia Brejo dos Padres.

 

EXIF JPEG

 

Para discuti quais foram os reais motivos, que levaram a saída do  pólo do nosso  território, contamos com a presença de lideranças indígena das comunidades.

 

 

EXIF JPEG

E contamos com a presença do  capitão da nação Pankararu o Srº Antonio Moreno, que se posicionou contrario a saída do polo base.

 

EXIF JPEG

 

Ouve alguns esclarecimento por parte de algumas lideranças, entre elas os que estavam presente na retirada do polo. Deixando claro que não foi uma decisão interna e sim tomada no conselho distrital.

 

 

EXIF JPEG

Essas mesmas lideranças declararam apoio aos guerreiros pankararu, se colocando a disposição para lutarmos juntos.

 

 

EXIF JPEG

Em defesa do retorno do polo. Anciões guerreiros do passado, declararam total apoio e que retornarão a luta , por reconhecer que a saúde é um bem, que não podemos perder.

 

 

EXIF JPEG

Cicero Ângelo grande guerreiro da nação Pankararu , se entristeceu com a falta de compromisso de alguns e esta junto nessa luta.

 

EXIF JPEG

 

E diversos guerreiros senhores e senhoras do tempo, que não tem mais a força da juventude, mais declaram que estão dispostos a descer até Brasilia, para se reuni com o Secretaria Nacional de Saúde e SESAI, podem contar com eles.

 

EXIF JPEG

 

Os guerreiros não  estão contra DSEI -PE e SESAI, somos contra as imposições que nos destroem, imposições essas que tira nossas conquistas, nossos  direitos.

Aprovamos uma comissão para ir até a conferência de saúde indígena, ocorrida nos dias 02 e 03 de maio de 2013, na Cidade de Tacaratu-PE, com o objetivo de convidar o Srº Antonio Fernando da Silva,  para uma reunião com a NAÇÃO PANKARARU e o mesmo não estava presente na conferência .

 

EXIF JPEG

 

Porém estava representado por Clícia Alves Padilha Dantas, funcionária do DSEI-PE, a mesma ligou de imediato na presença da comissão para o Srº Antonio Fernando da Silva, confirmando que a reunião acontecerá no dia 14 de maio de 2013, com o horário a ser confirmado.

 

 

EXIF JPEG

A comissão retorna a Aldeia Brejo dos Padres e se dirige ao polo e em forma de prece encerra o dia com o ritual Pankararu, o toré. Que nossa força encantada nos der força , para lutarmos pelo bem da nossa NAÇÃO

 

 

EXIF JPEG

 

Patrícia Pankararu

 

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite.

    Eu acompanhei os protestos a favor da volta do Pólo, também estive na II Conferencia Local de Saúde Indígena dos Povos Pankararu e Entre Serras, nos dias 02 e 03 de maio, no Tacaratu Social Clube.
    Infelizmente, toda essa situação é resultado de uma conjuntura de décadas, de não participação/comunicação de todos/as nós.
    Então, os problemas aumentaram como uma bola de neve. Talvês nosso Povo aprenda com os erros e construam uma nova era, de reflexão, entendimento e participação nos espaços que definem o futuro do coletivo.
    Eu, na qualidade de uma Pankararu, espero que nossas consciencias, nos guie para um caminho de entendimento. QUE DEUS ILUMINE NOSSAS MENTES.

  2. É POR CONTAS DE UNS E DE OUTROS TOMARAM UMA DECISÃO SEM NEM AVISAR O NOSSO POVO PANKARARU POIS DEIXO UM BREVE COMENTÁRIO A PARTIR DESSA DECISÃO…
    NOSSO POVO PANKARARU PRECISA ESTAR A TENTO COM OS ACONTECIMENTOS QUE TOMAM SOBRE A SAÍDA DO POLO.

  3. Olá parentes Pankararu, voces sabem o que passam sobre a saúde na aldeia Brejo dos Padres e Adjacencias das outras comunidades desta etnia respeitada por todos nós. Fico torcendo para que volte tudo normal na saúde para atender nossos irmãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here