Aos 27 dias  de maio de 2013, estivemos reunidos no auditório da escola Ezequiel , aldeia Brejo dos Padres, Território Pankararu

 

 

100_7247

Contamos com a presença da maioria das lideranças locais e conselheiros, presente também o capitão o sr Antonio moreno, representante do pajé velho o sr José João, educadores e diversas outras lideranças.

 

 

100_7239

A reunião convocada pelos guerreiros Pankararu e coordenadas pelos mesmos, a reunião teve inicio com a apresentação e leitura de vários  documentos , do DSEI-PE, Ministério Publico Federal e Funai.

 

 

100_7255

Tratando da situação da saúde da Nação Pankararu e saída do polo base  de saúde da Aldeia Brejo dos Padres para a cidade de Jatobá

 

100_7259

O guerreiro Lafaete prosseguiu a reunião lendo os documentos, iniciando desde a data do dia 21 de janeiro de 2009 endereçado ao  DSEI-PE , Onde na época, caciques, pajés, capitão, lideranças e conselho de saúde local.

Solicitavam auditoria na administração do Polo base Pankararu, prestação de contas , avaliação técnica pela Funasa, na  chefia do polo etc. E até a presente data nada foi feito

 

 

100_7238

Neste sentido foram lido o despacho do ministério publico federal, onde o mesmo solicita do DESEI-PE e conselho de saúde local referente as acusações feita pelo sr Antonio Fernando da Silva ,coordenador do DSEI-PE.

Bem como o comunicado a comunidade indígena Pankararu do mesmo informando da criação de dois polos e da forma que funcionaria .

 

 

100_7244

Seguindo a leitura do documento foi percebido que se tratava de reestruturação e melhoramento do espaço físico, portanto não justifica a retirada da administração e patrimônios do prédio , uma vez que passou toda a responsabilidade ao funcionários lotado no prédio do polo base da aldeia brejo dos padres, para que casa alugada na cidade de jatobá? para que os  3 carros oficiais de frente uma casa alugada na cidade? se suas ações são dentro do território Pankararu, a quem estão servindo? quem vai pagar aluguel, energia,  água ?  entendemos que isso esta gerando custos e tirando o direito   de ser aplicado no melhoramento da saúde dentro do nosso território

 

100_7262

 

O que mais o sr Antonio Fernando da Silva vai tira de nós? junto com seus apadrinhados, por vaidade para demostrar que tem poder e manda aqui dentro , que é o dono da SESAI?.

Em um claro abuso de poder, mediante tal irregularidade, devemos nos calar ou ir buscar o polo?

Abre-se para a opinião das lideranças e conselheiros  opinarem em relação a saída do polo, todos se posicionam contrario e declaram apoio ao retorno do polo. conquista do povo é inviolável .

 

 

100_7281

Propomos uma assembléia para discutir com toda Nação Pankararu e de imediato todos presente, aceitam . Dela sera convidada todas as autoridades Municipais, Estaduais e Federais, a onde sera pautadas Saúde , Educação, Segurança Publica  e Território

 

 

100_7272

 

Patrícia Pankararu

GUERREIRA PANKARARU

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caríssimos Guerreiros Pankararu: No maior livro do mundo em MATEUS 7:6 está escrito “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem”. Educação, Saúde, Segurança e Terra em Pankararu sempre foi alvo dessas sujeiras e maracutaias, que às vezes causa desejos de vomitar com nojo das pessoas que não tem conhecimentos, do que é um P.P. P, Projetos, reestruturação, prestação de contas, transparência governamental, responsabilidade, dignidade e solidariedade com nossos irmãos menos favorecidos, Educação, Saúde, Segurança, Ciência, Ritos e Costumes Tradicionais são nossas Pérolas Preciosas, que por falta de conhecimentos e excesso de sabedoria dos que se dizem donos do povo Pankararu, entregamos de mãos beijadas inocentemente a quem não tem compromisso com a comunidade, por isso se vendem facilmente tentando se esconderem em uma pilha de documentos falsos, prejudicando não a si próprio mais uma comunidade que está ameaçada a ser extinta e quantas pessoas ainda falta morrerem nos leitos dos hospitais municipais, se os órgãos públicos que nos usam como cobaias só houve os Caciques eu deixo uma reflexão. “SEIS MIL CACIQUES E CACICAS PANKARARU, ELEITOS PARA COBRAREM NOSSOS DIREITOS” Com uma exceção: Não serão eleitos Caciques desonestos. Em toda minha vida como Técnico em Agropecuária e Técnico em Gestão Escolar, nunca ouvir falar que o guará comesse melancia verde, tamanduá comesse abelha, saci cruzasse as pernas, morcego doasse sangue, e os sábios comecem pedras e digo mais que nem um ser humano tenha o poder de colher sem nunca ter plantado. Então meu povo nada a temer e que os nossos encantados e o nosso Pai Criador e Arquiteto do Universo, retribuam em dobro tudo o que fizeram e estão fazendo com ele e por nós: Seu povo. S.D. S “Um beijo com sabor de queijo e uma botija.” ” SE FOR PARA O BEM DO POVO ESTOU PRONTO E VAMOS AVANÇAR COM A VERDADE COMPANHEIROS “.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here