Com o incentivo de Joselito Arcanjo e Enri, coordenadores do ponto de cultura Estação da Cultura, de Arco Verde – PE, e com o apoio dos índios Pankararu Tiago, Maria José e Alexandre, 16 jovens Pankararu formaram um grupo de Teatro. E a primeira peça que desenvolveram, é baseada encima da historias e contos Pankararu, contadas pelos índios mais velhos. A peça fala sobre, os jogos e brincadeiras de antigamente, as belezas Pankararu, e foca a historia de Leonor, que foi uma índia Pankararu, que os mais velhos contam que ela ficou presa em uma loca de pedra, e depois se encantou.

E o objetivo desses jovens, é que essas coisas vivenciadas e contadas, pelos índios detentores dos conhecimentos tradicionais Pankararu, sejam apreciadas em forma de arte. E com isso preservar e fortalecer, suas identidades étnicas, e que essa cultura, que já é resistente e vivenciada na atualidade, fique preservada para futuras gerações.
Assim mostrar para outros jovens, a importância de ter uma cultura diferencia e especifica, e valorizar e respeitar os índios mais velhos, pois eles são os verdadeiros detentores dos conhecimentos tradicionais Pankararu, e se não fosse eles fatalmente, hoje o povo Pankararu, não teria uma cultura fortalecida e tão presente, em seus cotidianos.
E nos últimos dias 20 e 21 de junho de 2008, Joselito e Enri estiveram na aldeia Saco dos Barros, para dar algumas instruções, sobre como atuar e montar uma peça teatral, e essas informações, foi de uma importância fundamental, pois os jovens se aperfeiçoaram, mais ainda, e ficaram mais confiantes, no que vão apresentar.

Pois alem da visita dos coordenadores da Estação da Cultura, também veio através deles, o convite, para o Grupo de Teatro Pankararu, se apresentar, no próximo dia 20 de julho de 2008, na Aldeia de Simbres, povo Xukuru de Ororuba, município de Pesqueira – PE. Onde se fará presentes a essa apresentação, representantes dos 10 povos indígenas de Pernambuco, alem de representantes do Ministério da Cultura, Governador de Pernambuco Eduardo Campos, representantes da APOINME, COPIPE e a cobertura do evento estará presente a Rede Índios On-Line.
Esse evento terá outros objetivos alem das apresentações teatrais, pois os outros povos indígenas também vão apresentar peças, falando de suas culturas, mas o foco das discussões vai ser cultura indígena, e política cultural especifica para os povos indígenas de Pernambuco, estimasse a presença de mais ou menos 400 pessoas, para esse evento. Os jovens artistas Pankararu, recebendo esse convite, se motivaram e com certeza, chegando lá no Povo Xukuru, vão mostrar todos os seus talentos e habilidades, através da arte de interpretar, pois terão a oportunidade apresentarem, uma das mais belas historia do povo Pankararu.

Alexandre Pankararu
alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Esta é apenas mais uma das muitas maneiras de fortalecer e difundir a cultura Pankararú , principalmente qdo também serve de incentivo a outros povos indigenas. Valeu Alexandre !!!

  2. – É importante incentivar a juventude indígena em ações que valorizem a nossa cultura. Neste sentido, nós enquanto COPIPE,estamos contribuindo com o projeto de futuro do nosso Povo, quando apoiamos iniciativas desta natureza.
    – Parabens Tiago, Alexandre Professores e juventude Pankararu.
    – Elisa Pankararu.

  3. Gostaria de saber se conhecem algum baracy que se relaciona com vocês.

    Obrigado.

    Winicio Baracy

  4. É magnífico observar que jovens indígenas estão protagonizando aplausíveis ações, como desenvolver a arte teatral. Nossa comunidade dispõe de uma iniciativa que resultou num espaço na rádio comunitária do nosso munícpio. É um programa de rádio indígena com informações sobre cultura, política, saúde educação, referindo-se aos povos indígenas em geral. O objetivo é manter a sociedade informada diante dos fatos relacionados a nossa etnia. Eu orgulhosamente pesquiso,seleciono, escrevo matérias, e apresento o programa, e me sinto muito feliz por saber que não estou sozinha na luta por nossos direitos!Aos jovens de Pankararu,parabéns!

  5. Oi pessoal ,esto numa empreitada muito grande e preciso da ajuda de vcs ,queria que vcs me dessem dicas de como melhorar minhas aulas de teatro .Meu nome e Odilon estudo no Colégio Desembargador Julio V. de Santanna,e sou único aluno que está ensinado teatro a um classe de 12 pessoa que aumentarão com o tempo mas to meio sem tempo para melhorar as minhas aulas pos n tenho muito materias didatico para me ajudar ,tenho 17anos .e gostaria que esse progeto que eu e um professor chamado cloves morra ,ate, espero q vcs possam me ajudar .

  6. gostaria de que vocês me enviassem uma peça suas sobres os indios.
    Preciso fazer uma peça na escola e não te´nho ídeia de como começo.
    pr favor envie para o meu email.

  7. bom dia, meu filho e seu grupo precisa fazer uma peça de teatro de como os índios vieram ao Brasil, são 2 meninos e 3 meninas, vai valer nota e estou preocupada pois não posso ajuda-los, gostaria que vocês inventassem uma breve peça e fala dos personagens.muito obrigada.

  8. o teatro é sem duvida a expreção da vida,precisamos entender o teatro como o nosso retrato em movimento.Fico feliz em saber que as comunidades irmãs se intereçam por teatro,continuem mostrando a beleza de vocês,eu tambem tive o prszer de cantar o meu show pra vocês no seminario de educação escolar indigena do estado com o tema Brasil divinizado de jurema,foi um momento muito emocionante e especial pra mim fiquem com Deus.

  9. Amo el teatro y me interesa saber más sobre la cultura indígena en Brasil, ya que tengo antepasados de ese linaje. Agradezco que me brinden más información. Adelante!!!

  10. gostaria que voces me enviasse uma peça teatral sobre o dia do indio.preciso fazer uma apresentação e nao to conseguindo fazer nada .
    por favor me ajude

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here