Com o incentivo de Joselito Arcanjo e Enri, coordenadores do ponto de cultura Estação da Cultura, de Arco Verde – PE, e com o apoio dos índios Pankararu Tiago, Maria José e Alexandre, 16 jovens Pankararu formaram um grupo de Teatro. E a primeira peça que desenvolveram, é baseada encima da historias e contos Pankararu, contadas pelos índios mais velhos. A peça fala sobre, os jogos e brincadeiras de antigamente, as belezas Pankararu, e foca a historia de Leonor, que foi uma índia Pankararu, que os mais velhos contam que ela ficou presa em uma loca de pedra, e depois se encantou.

E o objetivo desses jovens, é que essas coisas vivenciadas e contadas, pelos índios detentores dos conhecimentos tradicionais Pankararu, sejam apreciadas em forma de arte. E com isso preservar e fortalecer, suas identidades étnicas, e que essa cultura, que já é resistente e vivenciada na atualidade, fique preservada para futuras gerações.
Assim mostrar para outros jovens, a importância de ter uma cultura diferencia e especifica, e valorizar e respeitar os índios mais velhos, pois eles são os verdadeiros detentores dos conhecimentos tradicionais Pankararu, e se não fosse eles fatalmente, hoje o povo Pankararu, não teria uma cultura fortalecida e tão presente, em seus cotidianos.
E nos últimos dias 20 e 21 de junho de 2008, Joselito e Enri estiveram na aldeia Saco dos Barros, para dar algumas instruções, sobre como atuar e montar uma peça teatral, e essas informações, foi de uma importância fundamental, pois os jovens se aperfeiçoaram, mais ainda, e ficaram mais confiantes, no que vão apresentar.

Pois alem da visita dos coordenadores da Estação da Cultura, também veio através deles, o convite, para o Grupo de Teatro Pankararu, se apresentar, no próximo dia 20 de julho de 2008, na Aldeia de Simbres, povo Xukuru de Ororuba, município de Pesqueira – PE. Onde se fará presentes a essa apresentação, representantes dos 10 povos indígenas de Pernambuco, alem de representantes do Ministério da Cultura, Governador de Pernambuco Eduardo Campos, representantes da APOINME, COPIPE e a cobertura do evento estará presente a Rede Índios On-Line.
Esse evento terá outros objetivos alem das apresentações teatrais, pois os outros povos indígenas também vão apresentar peças, falando de suas culturas, mas o foco das discussões vai ser cultura indígena, e política cultural especifica para os povos indígenas de Pernambuco, estimasse a presença de mais ou menos 400 pessoas, para esse evento. Os jovens artistas Pankararu, recebendo esse convite, se motivaram e com certeza, chegando lá no Povo Xukuru, vão mostrar todos os seus talentos e habilidades, através da arte de interpretar, pois terão a oportunidade apresentarem, uma das mais belas historia do povo Pankararu.

Alexandre Pankararu
alex@indiosonline.org.br