Queridos Parentes, amigos e parceiros;

A Rede Índios On Line nasceu em 2004 e em 2005 se tornou um Ponto de Cultura com a parceria do MinC, com 07 nações indígenas do Nordeste e em 2007 houve a ampliação da rede com mais 04 novos povos (Mais Índios on Line).

Em 2006 demos o primeiro passo para a autonomia da Rede Índios On Line, com a eleição de um Coordenador Indígena no Encontrão da Rede que ocorreu no Povo Tupinambá de Olivença (Ilhéus-Ba).

Índios on Line nasceu como um projeto coordenado pela Thydewa e hoje é uma Rede autônoma, gestada por nós mesmos.

Em 2009 Índios On Line ganhou o Premio Pontos de Mídia Livre do MINC e está em plena expansão.

Com o recurso do prêmio fizemos um plano de trabalho para o fortalecimento e expansão da Rede Índios e vamos desenvolver um Projeto de Gestão Compartilhada da Rede Índios on Line.

As pessoas que participam deste Projeto de Gestão são:

• Alex Pankararu: Alex@indiosonline.org.br
alex pankararu34 anos, desde 2004 faço parte da rede índios on-line, antes disso fui professor de educação física diferenciado indígena, onde desenvolvi vários projetos junto com o corpo da escola. Mas na Rede tive também minha importância, pois em 2005 me tornei coordenador do ponto Guerreiros On-Line Pankararu e em 2006 eu me tornei Coordenador da Rede Índios On-Line, onde fiquei na coordenação até 2009, e agora faço parte do Grupo Gestor da Rede Índios On-Line…

• Graciela Guarani (Cunha Poty Rory nome de Batismo) graci.guarani@indiosonline.org.br
gra23 anos, iniciou o movimento em Mato Grosso do Sul, onde trabalhou no movimento juvenil indígena por 9 anos. Autora de 2 ensaios fotográficos indígenas que resultou na publicação de livros fotográficos, em 2008 iniciou sua caminhada junto com Índios On-line, onde mais tarde passou a integrar o Grupo Gestor da Rede Índios On-line.

• Ivana Cardoso (Potyra Tê Tupinambá) (potyratupinamba@indiosonline.org.br)
potyra tê Tupinambá33 anos, advogada desde 2005, militante dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas vem desde 2006 acompanhando os Índios on Line. Co-coordenadora do Arco Digital (www.indiosonline.org.br/blogs) e facilitadora de Cidadania. Ajudou às Comunidades Pataxó Hãhãhãe, Pataxó do Prado e Tupinambá a elaborarem seus livros Índios na Visão dos Índios, como produtora.

• Jaborandy Yandê Tupinambá: jaborandy@indiosonline.org.br

jaborandy

• Diana Terena (Diana Davilã) diana@indiosonline.org.br
diana Terena21 anos procede do tronco lingüístico Aruak(terena) da região de Mato Grosso do Sul, faz faculdade de história, á 5 anos atuou no movimento juvenil indígena na região da Reserva da grande Dourados, e agora esta como parte da Gestão Índios On-line.

• Luciano Pankararu: lucianopankararu@indiosonline.or.br
luciano23 anos, iniciou no movimento indígena e na rede índios online há 4 anos, neste período prestei trabalhos voluntários no ponto digital Pankararu, na infância já participava dos movimentos da juventude indígena em meu povo e sempre acompanhei a historia de meu povo. Hoje sou um dos gestores da rede índios online

• Jaqueline Potiguara (Irembé): irembe@indiosonline.org.br
dsc0111123 anos, iniciou no movimento indígena paraibano ainda criança, acompanhando as lideranças e depois no movimento jovem Potiguara. Professora indígena e estudante do curso de Pedagogia, atualmente integrante do Grupo Gestor da Rede Índios Online.

• Nhenety Kariri Xocó: nhenety@indiosonline.org.br
dsc0008446 anos iniciou no movimento indígena aos 17 anos, em Índios Online há 5 anos, membro da Thydewá, Coordenador do Ponto de Cultura Índios Online Kariri-Xocó, participou do 1º Livro Índios Na Visão dos Índios, Cantando as
Culturas Indígenas, Autor principal do Livro Arco Digital, atualmente
na Gestão Rede Índios Online.

Alex, Graciela, Potyra e Jaborandy fazem parte da Gestão que chamamos de móvel. Móvel porque eles estarão viajando pelas aldeias para dar oficinas, indo aos eventos, sendo, portanto de DEDICAÇÃO EXCLUSIVA da Rede Índios on Line.

Diana, Luciano, Irembé e Nhenety, são da gestão fixa, que ficarão mais fixos em suas comunidades dando auxilio on line para os parentes. Viajarão pouco pelas Aldeias e não são de dedicação exclusiva da Rede.

Em nossas visitas às aldeias estaremos oferecendo oficinas de Fotografia, Celumetragens, Audiovisual, Cidadania, Etnojornlismo e Ciberativismo.

Sabemos que temos um longo caminho pela frente e contamos com o apoio e colaboração de todos vocês.

Estamos abertos a sugestões, críticas, observações. O email do Grupo gestor é: gestao-indiosonline@googlegroups.com

Grande abraço a todos,
Grupo Gestor da Rede Índios on Line

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pessoal gostei muito da apresentação,espero que desempenhem um bom trabalho e que a rede cresça a cada dia.
    PARABENSSSSSSSS

  2. o indiosonline é muito importante com seu trabalho de
    divulgaçao para todo país…com esta nova gestão
    o trabalho ficou mais organizado.

    Abraço a todos!!!!

  3. Fiquei super feliz ao visitar este site e ler este artigo, pois agora sei que uma nova geração indígena está se mobilizando para expandir sua cultura através da internet, fazendo com que pessoas como eu conheçam um pouco mais sobre suas “raízes” que também são as minhas.
    Espero que muitas pessoas assim como voçês também possam levar esse projeto adiante e que suas oficinas possam gerar muitos resultados positivos por onde passarem.
    Sussesso!

  4. Fiquei encantada com o trabalho de vocês, pois o que vocês aprenderam estão usando em causa própria, como por exemplo Ivana Cardoso que é advogada e defende o seu povo.Acho muito interessante que os indios adquira o conhecimento na cultura dos nâo indios e usem em beneficio próprio, sendo este conhecimento em qualquer área.Que bom ver indios escritores, advogados, historiadores, etc.

    PARABÉNS A TODOS!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here