Terra Indígena Pankararu, 13 de novembro de 2010.

O grupo de dança Pankararu Nação Cultural, fez apresentações no povo Pankararu, nas aldeias: Tapera, Carrapateira, Serrinha, Agreste, Espinheiro, Brejo dos Padres e na Terra Indígena Entre Serras Pankararu.

Hoje, finalizamos as apresentações do povo Pankararu na aldeia Brejo dos Padres, no terreiro do falecido cacique João Binga, que durante mais de meio século atuou como cacique na defesa e no fortalecimento cultural de nosso povo, esta é uma simples homenagem que fazemos a nosso eterno cacique.

Também tivemos a oportunidade de nesse percurso realizar homenagens aos nossos lideres que atuam para a manutenção da nossa cultura. O Srº José Torres da Cruz, conhecido por Zé Cocada (liderança da aldeia Tapera), a Srª Lindaura Tenório (liderança da aldeia Carrapateira), a Srª Hilda (cacique da Terra Indígena Entre Serras), a Srª Rita Xavier (liderança da aldeia Espinheiro), a Srª Ivaneide (liderança da aldeia Agreste), o Srº Pedro Monteiro da Luz (Cacique do Povo Pankararu), o Srº  Cícero Monteiro ( liderança da aldeia Serrinha), bem como, professores/as e alunos/as que também contribuíram para o andamento desta iniciativa de fortalecimento cultural.

O Pankararu Nação Cultural foi contemplado pela iniciativa: Microprojetos Mais Cultura Pernambuco, que conta com o financiamento e apoio do Inec, BNB, Funarte, Fundarpe e minc.

Este projeto foi aprovado neste ano de 2010, e tem como objetivo principal o fortalecimento e reafirmação da dança do Búzio Pankararu, que por um período passou por despercebida por nossa comunidade e que graças à família Tenório ela não entrou no esquecimento.

Contamos com apoio e incentivo de nossos mais velhos que nos repassam como e em quais ocasiões se dançava o Búzio, em especial agradecemos a dona Dindinha, dona Rosa Binga, seu Zé Cocada e dona Lindaura Tenório que nos apoiaram nesta iniciativa com histórias que reafirmam o antigo Búzio Pankararu.

George de Vasconcelos

Tiago da Silva Oliveira