Terra Indígena Pankararu, 13 de novembro de 2010.

O grupo de dança Pankararu Nação Cultural, fez apresentações no povo Pankararu, nas aldeias: Tapera, Carrapateira, Serrinha, Agreste, Espinheiro, Brejo dos Padres e na Terra Indígena Entre Serras Pankararu.

Hoje, finalizamos as apresentações do povo Pankararu na aldeia Brejo dos Padres, no terreiro do falecido cacique João Binga, que durante mais de meio século atuou como cacique na defesa e no fortalecimento cultural de nosso povo, esta é uma simples homenagem que fazemos a nosso eterno cacique.

Também tivemos a oportunidade de nesse percurso realizar homenagens aos nossos lideres que atuam para a manutenção da nossa cultura. O Srº José Torres da Cruz, conhecido por Zé Cocada (liderança da aldeia Tapera), a Srª Lindaura Tenório (liderança da aldeia Carrapateira), a Srª Hilda (cacique da Terra Indígena Entre Serras), a Srª Rita Xavier (liderança da aldeia Espinheiro), a Srª Ivaneide (liderança da aldeia Agreste), o Srº Pedro Monteiro da Luz (Cacique do Povo Pankararu), o Srº  Cícero Monteiro ( liderança da aldeia Serrinha), bem como, professores/as e alunos/as que também contribuíram para o andamento desta iniciativa de fortalecimento cultural.

O Pankararu Nação Cultural foi contemplado pela iniciativa: Microprojetos Mais Cultura Pernambuco, que conta com o financiamento e apoio do Inec, BNB, Funarte, Fundarpe e minc.

Este projeto foi aprovado neste ano de 2010, e tem como objetivo principal o fortalecimento e reafirmação da dança do Búzio Pankararu, que por um período passou por despercebida por nossa comunidade e que graças à família Tenório ela não entrou no esquecimento.

Contamos com apoio e incentivo de nossos mais velhos que nos repassam como e em quais ocasiões se dançava o Búzio, em especial agradecemos a dona Dindinha, dona Rosa Binga, seu Zé Cocada e dona Lindaura Tenório que nos apoiaram nesta iniciativa com histórias que reafirmam o antigo Búzio Pankararu.

George de Vasconcelos

Tiago da Silva Oliveira

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A cada apresentação vocês nos contagia,com a beleza da dança do buzio!
    parabéns Pankararu Nação Cultural!!!!!!!!!

  2. A cada apresentação vocês nos SURPREENDE…
    Parabéns ao grupo, que creça cada vez mais…
    Bom trabalho a todos…

  3. Fico imensamente feliz que dentro do meu povo,tenha pessoas como você George e Edinho,com esse tipo de iniciativa cultural que busca não a promoção isolada,mas,a elevação de todo o povo PANKARARU,sem desmerecer a ninguém.Na verdade,se trata de um projeto social,pela diversidade de jovens e crianças que estão inseridos no grupo.Parabéns pelo trabalho sério e pelas conquistas dignas,porém,não esqueçam que os desafios irão sempre existir,mas com paciência e sabedoria espiritual,vocês irão superar todas e quaisquer dificuldades.Acredito que as pessoas que fazem parte do grupo,sabem do compromisso que elas tem e por isso que em todas as apresentações,vocês conseguem contagiar a todos os presentes,pois é passada muita força, vontade de fazer bonito e o imenso orgulho em exaltar a nossa cultura,o nome do POVO PANKARARU!Fico de certa forma tranquila,afinal,vejo através desses jovens e crianças guerreiras,a certeza de termos os nossos costumes tradições sendo zelados com o merecido respeito e sendo preservados para as futuras gerações.
    Mais uma vez,parabéns a todos do grupo:Edinho,Nena,Maria de Jesus,”Piruca”,Celo,Maurício…
    Que o nosso maravilhoso DEUS e a nossa FORÇA ENCANTADA,sempre os cubra de FORÇA,CORAGEM,VALOR,RESISTÊNCIA,PACIÊNCIA e MUITA LUZ ESPIRITUAL!
    Um abraço carinhoso para todos!

  4. “Vencer é apesar de tudo que possa acontecer, acreditar nas pessoas e saber que por de traz de cada ato humano, por mais difícil que possa parecer, há sempre uma intenção positiva para com os outros. Vencer é ter a esperança sempre renovada, lembrando que o sol nasce todos os dias e para todos. Vencer é ter um sentimento profundo de fé, força e perseverança mesmo em momentos difíceis.” (Flavio Souza)
    Essa iniciativa é tão importante para a nossa cultura, quanto para nossos jovens, nossa comunidade e nossos detentores do saber tradicional.Juntos, com o verdadeiro espírito de equipe unida, muito mais poderá ser conquistado. Toda iniciativa que venha contribuir no fortalecimento da nossa identidade e cultura é bem vinda. Precisamos ter humildade e reconhecer o mérito desta atitude do Grupo de Buzio Pankararu Nação Cultural, principalmente por honrar a memória dos nossos troncos velhos que já partiram, sem destinção, reconhecendo sua importância, assim como daqueles que também estão engajados em promover o bem comum, e não a si próprio.

    Parabéns a todos que muito colaboram para este projeto vingar, pela iniciativa, e pelos obstáculos vencidos a cada dia!!!!Que mais iniciativas positivas possam
    ser realizadas.

    Luana Oliveira.

  5. Já imaginou o sol sem o seu fulgor?
    A lua e as estrelas sem o seu brilho iluminiso?
    E Indio sem cultura? Impossível né!
    Parabéns ao grupo por esta iniciativa,de reafirmar a cultura Pankararu!!!!!

  6. valeu guerreiros da nação cultural vcs hj são
    o q melhor representa a cultura indigena pankararu
    continuem sempre assim levantando o nome do nosso povo
    e provando que a cultura pankararu esta ai viva linda e
    forte contem comigo sempre que precisarem estarei sempre
    a disposiçao de vcs….. um grande abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here