Apoiado pela Produtora Cabra Forte de Recife – PE e com o financiamento da Petrobrás e da FUNDARPE, foi criado em 2008 o Grupo audiovisual Xukuru Filmes, que no inicio produziu quatro documentários e um deles falava sobre a historia do Cacique Chicão. Hoje o grupo conta com a participação de 8 jovens e alguns parceiros, na ausência dos parceiros iniciais este grupo faz parte do Ponto de Cultura Xukuru de Ororubá.

O objetivo do audiovisual é de mostrar os eventos, as necessidades e avanços ocorridos ao longo da história deste povo, produzindo vídeos – documentários de dentro para fora, ou seja os próprios índios filmando sua própria historia.

Ao longo da existência do grupo, já concorreram á alguns prêmios, como o Festival de Pernambuco.


O grupo participa na cobertura da Assembléia. O grupo é mais um exemplo de como a comunicação ganha demanda nos povos indígenas, é um meio que vem crescendo principalmente entre a juventude, diferente do que algumas pessoas alienadas dizem, que ao começar a ultilizar estes meios, como o audiovisual, pode colocar a cultura de um povo em risco, pois passa a perder a cultura e começa a se aculturar, o que vemos nestes grupos por ai, assim como este grupo de jovens do audiosvisual de Xukuru, é totalmente o contrário, pois ele passa a se interar mais com as questões da comunidade, passa a escutar os mais velhos, e com isso aprendem muitas coisas.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Eu sou militante social indígena e faço parte da gestão da rede indios on-line!!! e-mail:alex@indiosonline.org.br

3 COMENTÁRIOS

  1. meus queridos amigos, estamos na era do audiovisual, isto permite-nos de comunicar com o mundo inteiro!!! toda minha força para Voçèis gente do futuro, muitos, muitos parabems para o seu trabalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here