GRANDES QUERREIROS QUE LUTARAM ATE A MORTE PARA DEFENDE SEU POVO,DENA E JORGE ERAM PAI E FILHO QUE NÃO SE SEPARAVAM, VIVIAM UM DO LADO DO OUTRO JORGE DIZIA A TODOS QUE SE UM DIA SEU PIA VIESSE A MORRER ELE MORRERIA COM ELE,TANTO DESEJO E FOI ISSO QUE A CONTECEU.NO DIA 30 DE JUNHO DE 2005 EM QUE NOSSO POVO ESTAVA EM FESTA PARA COMEMORA MAS UMA CONQUISTA DE DO POVO AS CASAS E O ASFALTO QUE IRIA SER CONSTRUIDO NO POVO RECEBEMOS NAQUELE DIA A VIZITA DO ATUAL GOVERNADO DO CEARA CIRO GOMES QUE VENHO ASSSINAR O CONVENIO DAS RESPECTIVAS OBRAS,QUANDO ELE SAIU E INICIOU A FESTA DOS TRUKÁ ONDE DENA E JORGE ESTAVAM PRESENTES POR VOLTA DE 8:00 DA NOITE QUANTRO POLICIAIS A PAIZANA ENTRARAM NO NOSSO TERRITORIO SEM PERMISSÃO DO POVO E ADENTRANDO A FESTA QUANDO AVISTARAM DENA FORAM DE ENCONTRO A LEL QUANDO ELE OS VIU COMEÇARAM UMA BRIGA CORPORAL ATRE QUE O POLICAL ATIROU EM DENA VENDO TUDO AQUILO ACONTECENDO SEU FILHO FOI TENTAR AJUDAR O PAI OS POILICIAL ATIRARAM TAMBEM NELE DENA FERIDO CORREU PRA FORA DA FESTA ONDE O POILICIALO A QUEIMA ROUPA ATIROU NA CABEÇA DELE DESPARANDO TODA AS BALAS QUE CONTIA NA ARMA…ATIRARAM NOS PENEUS DO CARRO DA COMUNIDADE QUE TENTOU SOCORRE AS VITIMAS E ATIROU EM OUTRAS PESSOAS. HOJE ESTES POLICIALO CONTINUAM EM PUNE E AMENTROTANDO A COMUNIDADE.
QUE PAÍS E ESTE ONDE NADA PODE SER FEITO AS PESSOAS QUE TIRARAM A VIDA DE ENOCENTES E AINDA SE PROMOVEM COMO ACONTECEU COM ESTES POLICIAL QUE HOJE SÃO CAPITÃO E TENENTE, O POVO TRUKÁ SO QUER JUSTIÇA A ESTES POLICIAIS,AUDIENCIAS ACONTECE SO PRA ESPOR NOSSAS LIDERANÇAS E NADA ACONTECE, MAS O POVO TRUKÁ VAI LUTAR COM TODAS AS FORÇAS PRA QUE ESTE CRIME NÃO FIQUE EM PUNE, COMO JA FICARAM MUITO OUTROSSSSSSSSS.
CLÁUDIA TRUKÁ

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Conheci Dena e conheci Jorge.
    Duas pessoas de bem, construtores da paz.

    O que poderiamos fazer…? Divulgar mais os nomes dos suspeitos mandantes?
    Quer que agente mande emails pra 6ta camara e SEDH e outros?
    A THYDEWAS esta a seu dispor para contribuir numa movibilizacao, se assim o povo Truká o quiser.
    sebastian.thydewas@gmail.com

  2. Povo Truká,

    Não percam a fé pois a justiça é lenta mas não falha , e a divina então é cruel mas sempre justa.
    Conte comigo para o que precisarem sei que sou quase nada mas teram sempre uma amiga a apoia-los,divulgando e repassando os acontecimentos para não cair em esquecimento nunca!
    Força sempre e paz para todos!!!

    Lian Pankararu

  3. Situações como essa, nos faz pensar, e se perguntar, quem é realmente o “HOMEM”, será mesmo esse SER, dotado de tantas qualidades, que o difere dos outros animais, que acabou por classificá-lo como possuidor de raciocínio, e portanto “civilizado”, que mata uns aos outros por motivos torpes, seja pelo seu próprio interesse, ou a mando?
    Que SISTEMA, é esse, que fabrica MONSTROS ambulantes, em nome de um “PROGRESSO” mercantilista? Onde irá parar essa evolução humana, se os homens estão sendo transformados em máquinas assassinas, desconhecendo a própria razão de ser?
    Sociedade falida, recheada de hipócritas!
    Nós indígenas, temos muito que agradecer, e nos sentir felizes, por fazermos parte de uma organização social comunitária, que se preocupa com o bem estar coletivo do grupo o qual pertencem, e tudo o que existe ao redor, por se sentir parte do todo, bem como, aqueles, que ainda não se renderam ao SISTEMA, mesmo sendo de outra cultura, mas, que ainda possui a essência.
    Não podemos nos calar diante de fatos como esse, é preciso denunciar sim, e cobrar da organização deles, que sejam punidos. Dar nomes aos bois, dizer quem são os infâmes, levar o caso ao conhecimento da Comissão Internacional de Direitos Humanos, denunciar a todas esferas de justiça existentes, parar jamais.
    Cada vez mais, agradeço por ser indígena, e me fortaleço na cultura, sinto por aqueles, que não tiveram a mesma felicidade que nós, e das crianças deles, que nada sabem, sobre o que lhes aguardam no futuro…

  4. parentes Truká ficamos sentidos com a impunidade nesse país
    mas acreditamos que um dia tudo se resolverá e veremos justiça ser feita.
    Força na luta!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here