Funasa

Depois de muita luta do movimento Indígena, o Governo LULA resolve aceitar a criação da Secretaria Especial de Saúde. Com o surgimento dessa secretaria, a FUNASA , instituição que obeteve muitas críticas durante anos, tendo sido perseguida pelo movimento indígena do Brasil inteiro por não conseguir dá assitência à saúde nas aldeias indígenas, sairá de cena (isso na teoria, não se sabe bem ao caso o que acontecerá com a FUNASA).

Sendo assim , o movimento indígena juntamente com outros parceiros criaram uma  alternativa  nova para a saúde indígena, nascendo a Secretaria Especial de Saúde Indígena. O Presidente da República anunciou a criação da secretaria nesta quarta-feira ,dia 24 de março de 2010, de forma irônica (talvez), vendo pelo lado de seu discurso: “Eu ia deixar para assinar a medida no próximo dia 19, Dia do Índio, mas aí eu percebi que aqui ia haver muito índio e que algum deles podia estar armado e então decidi assinar logo”, disse brincando o presidente durante a cerimônia de entrega do 3º Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Brasil, realizado em Brasília.

È bom que ele saiba que nós povos indígenas não estamos levando isso muito a brincadeira, afinal ninguém brinca com coisa séria, e ainda mais quando se trata da saúde de vários povos indígenas.

Cabe a nós nesse momento, acompanhar diretamente a criação da Secretaria, para que não seja uma FUNASA da vida, ou seja, vamos apenas trocar o nome da instituição?

Parabéns a todos que lutaram por mais esse acontecimento!!

Aiaiai!!

Luiz Tukano

Mais noticias:

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na noite desta quarta-feira, 24, a criação de uma secretaria especial para cuidar da saúde indígena. A nova unidade irá compor a estrutura central do Ministério da Saúde, assumindo a responsabilidade por elaborar, propor e implementar as políticas públicas de promoção e proteção da saúde indígena, parte das atribuições até então reservadas à Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Marcos de Paula/AE
Marcos de Paula/AE
Secretaria especial foi criada dentro do Ministério da Saúde para gerenciar projetos para os índios

A MP foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, detalhando o funcionamento e como serão preenchidos os cargos a serem criados. A MP também irá transformar as secretarias especiais dos Direitos Humanos, dos Portos, de Políticas para as Mulheres e da Promoção da Igualdade Racial em órgãos essenciais da Presidência da República.

“Eu ia deixar para assinar a medida no próximo dia 19, Dia do Índio, mas aí eu percebi que aqui ia haver muito índio e que algum deles podia estar armado e então decidi assinar logo”, disse brincando o presidente durante a cerimônia de entrega do 3º Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Brasil, realizado em Brasília.

O presidente aproveitou a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para alertar o ministro sobre a importância do trabalho da nova secretaria. “A secretaria poderá começar a funcionar logo, e eu espero que a gente faça mais e melhor do que a gente vem fazendo. Agora a responsabilidade será maior porque antes você (o ministro José Gomes Temporão) tinha alguém para culpar. Hoje, o responsável é você e vamos cobrar diretamente de você”, disse.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,governo-cria-secretaria-especial-para-cuidar-da-saude-indigena,529072,0.htm

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena do Povo Tukano. Natural de São Gabriel da Cachoeira- Amazonas- Brasil. Estudante de Biologia pela Universidade de Brasília- DF

4 COMENTÁRIOS

  1. SÓ ESPERAMOS QUE NÃO LEVEM ESTE MONTE DE GENTE DA ATUAL FUNASA PARA A SECRETARIA!!TEMOS QUE NOS LEMBRAR QUE QUEM FAZ A INSTITUIÇÃO PRESTAR OU NÃO, SÃO AS PESSOAS QUE LÁ TRABALHAM. vC É BEM ATENDIDO NA FUNASA?OLHO VIVO PARENTES!!!

  2. Concordo plenamente com o parente Pataxó, sem haver mudança nos recursos humanos, de que adianta mudar de casa? É trocar 6 por meia dúzia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here