A FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) foi premiada na I Mostra Nacional de Saúde que aconteceu em Brasília no mês de novembro.

Esse prêmio estaria relacionado a um suposto excelente trabalho prestado para os povos indígenas de Minas Gerais, no entanto o prêmio é visado para a área de odontologia, mas a preocupação em relação à repercussão do prêmio é que chegará às mãos do Senhor Presidente da República, passando assim uma boa imagem da FUNASA, mas que na verdade o que acontece em Minas é o oposto, porque os índios, principalmente os Pataxó vêem sofrendo com o descaso da FUNASA.
A FUNASA encaminha os índios para o SUS (Sistema Único de Saúde) onde o índio deve entrar na fila de espera para fazer uma consulta ou exame. Como na aldeia existem vários idosos eles são os que mais sofrem com o descaso da FUNASA, pois tem problemas serio de saúde e a FUNASA não toma as devidas providências. Inclusive recentemente faleceu na aldeia uma idosa, Zilda Braz Ressurreição, por falta de apoio da FUNASA.
A FUNASA está tratando o índio como qualquer, o DSEI (Distrito de
Saúde Especial Indígena) fica na cidade de Governador Valadares e é para
onde a FUNASA leva os índios para fazerem tratamento, mas cabe uma
observação importante. A FUNASA hospeda os índios em um hotel com pouco conforto e enquanto aquele que hospeda os servidores da FUNASA fornece café da manha, almoço e janta, lembrando que para os índios doentes as refeições são as seguintes: no café da manha é café com leite e pão, mas é um pão duro e seco e ainda sem manteiga; no almoço só de olhar já é difícil agora imagina pra comer é quase impossível. Mas para não ficarem com fome os índios são obrigados a se alimentar mal mesmo assim, pois não tem dinheiro para fazer uma boa refeição.
A FUNASA não está tendo compromisso com os indígenas, nunca tem verba para pagar um médico particular mas verba para viagens e diárias de
funcionários nunca faltam.
Esse descaso da FUNASA está deixando os índios indignados, pois é ela a responsável pela saúde do índio e porque não o faz?
E o DSEI que é Distrito de saúde Especial indígena onde está o especial
em relação aos indígenas?
Se o índio está indo pro SUS para que o motivo a FUNASA existe?
Espero que providencias possam ser tomadas para que a saúde indígena
possa está melhorando e a FUNASA preste um melhor serviço com os índios de Minas Gerais e do Brasil.
O povo Pataxó agradece as providencias…

Txawã Pataxó (Aldeia João Valadares)
txawapataxo@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Realmente este prêmio foi a vergonha do ano passado, sinceramente gostaria de saber com base em que a FUNASA foi premida. Será que foi peo descaso??

  2. Muita vergonha…na base, a realidade é muito forte para nós que vivemos o dia-dia. enquanto a I amostra de saúde
    foi investido muito kayambá que poderia ser gasto dentro das comunidades indigenas e isso é ridiculo.acho nós guerreiros online,como representantes de nossas aldeias deveriamos escrever uma carta coletiva para o Presidente Luis inacio (lula) mostrando a visão dos indigenas sobre a Funasa.

    awere!!!

  3. Uma realidade dura.Realmente é muito vergonhoso, um desrespeito não só ao indígena mas também humanistico. Parabéns pela iniciativa de denunciar, pois jamais devemos ficar calados quanto a isso.

  4. A Saúde indígena, bem como a Saúde Pública no Brasil deve e precisa melhorar e muito, mas os indígenas devem ser atendidos pelo sistema único de saúde com a dignidade que qualquer cidadão brasileiro que não tenha como pagar planos de saúde da rede particular! Exigir que a Funasa pague atendimento particular, já é uma questão que deve depender de cada caso!

  5. Não pensem que apenas os índios ficam nas filas. Querer clínicas particulares para os índios demonstra o quanto as pessoas devem ler ainda sobre o que é saúde pública!

    Os índios devem saber que pouquíssimas pessoas no Brasil são atendidas em clínicas particulares. Enquanto 400 mil índios recebem 70 milhoes de reais por ano para a sua saúde, 180 milhoes de brasileiros ficam na fila do SUS e pagam por isso!

    Os índios também deveriam zelar por sua propria saúde. Muitas crianças indigenas morrem por desnutrição enquanto seus proprios pais vendem a cesta básica da funasa em troca de bebida alcoolica.

    E tem mais: muitos pacientes chegam ao serviço de saude já em estado muito avançado da doença. nestes casos, o médico pouco pode fazer. Ai não adianta reclamar.

    Os indios devem discutir a melhoria da sua saúde junto com os brancos. Exigir um direito que o Estado deve cumprir, mas muitos já sabem que na verdade os indios vao reclamar quando a situação já está fora de controle. Quando tem as Conferencia Nacionais de Saude e os Conselhos Locais de saude, poucos se interessam. Muitos vão para Brasilia na Conferencia para encher a cara e viajar de avião…Discutir propostas boas que é bom, NADA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here