De acordo com informações da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), no ano de 2007 o órgão investiu cerca de R$ 2 milhões através da Diesp (Divisão de Engenharia e Saúde Pública) em construções de melhorias sanitárias domiciliares e sistemas de abastecimento de água nas comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.
Segundo a Diesp, em dezembro 2007 cerca de 85% das aldeias de Mato Grosso do Sul já contam com Sistemas de Abastecimento de Água. Em 2002, as aldeias de Jaguapiru e Bororó contavam apenas com 37 e 23% de pessoas atendidas pelo sistema de abastecimento, em 2005 esse número subiu para 88 e 98% respectivamente.1
No entanto, moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó, que compõem a Reserva Indígena de Dourados, foram entrevistados e alegam que há falta de água com freqüência. Marci Silva, dona de casa, mora na aldeia Jaguapiru e disse que tem de ficar vários dias sem lavar roupa porque falta água. Isso é um transtorno para ela porque o filho é trabalhador rural e precisa de roupas limpas.Ai ela da as roupas para outra pessoa lavar.
“Sempre acaba água na minha casa. Foi assim sempre, mas nunca acostumei com isso. Nem todo mundo tem caixa d’água, todos deviam ter porque quando acabar água a gente tem onde recorrer”, confirma Fernanda Souza, dona de casa moradora da aldeia Bororó.
Donizete Araújo, chefe do Polo Básico da Funasa, e Zelik Trajber, coordenador técnico da Funasa, explicam que há 5 poços funcionando na aldeia de Dourados: 3 na Aldeia Jaguapiru e 2 na Bororó. Segundo os representantes da Funasa, são 75 mil litros de água por hora, 120 mil metros de canos e está chegando água para mais de 90% das casas da Reserva.
Eles alegam que é usada muita água na Reserva: nas escolas, nas construções, na hidratação de aproximadamente 12 mil animais que bebem água potável e, além disso, há muito desperdício.
Enquanto falta água em algumas casas, em outras não há problema. Se uma torneira fica ligada, diminui a força necessária para bombear água para outras casas. Portanto a água chega às casas em diferentes horários.
1 Informações divulgadas no site Agora MS (www.agorams.com.br), no dia 27 de junho de 2008, às 17h54
. http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=13055
Diana Davilã-Terena-AJI-MS