A presidente do conselho local indígena Zenolia Souza Melo Pataxó Hãhãhãe acusa a Funasa de mandar medicamento vencido para sua aldeia, à mesma afirma que no dia 25 de maio do corrente ano foi feito um pedido de medicamento pela Dra: Ana Caroline para pólio basio de Ilhéus para uso Odontológico (MEPIVALEM AD, LOTE: 762768,FAB:24/05/07, VAL:24/05/09, quando chegou no posto de saúde de Água Vermelha no dia do seu atendimento Odontológico no dia 30 de junho do corrente ano, foram verificar que data de validade do medicamento estava vencido.

A presidente afirma que alem de acontecer estes fatos citados acima, a funasa não vem dando um bom atendimento na aldeia, e quando manda medicamento para a aldeia alguns são remédio são vencido, a mesma relata que órgão argumenta que não esta tendo transporte para conduzir os indígena ate o hospital e desmarcar os exame por falta de transporte.
A índia pede para o Ministério da saúde manda o recuso para Fuansa de Salvador para pagar os transporte, remédio, exames , que os índios estão morrendo constantemente por falta de assistência da Funasa.
A índia comenta e faz uma pergunta para Ministério da Saúde onde esta o recurso financeiro da saúde dos indígena? E aguarda resposta:
Contato: jandirapataxo@hotmail.com

Esta entrevista partiu de Yonana com a presidente indígena do Conselho Local Indígena Zenolia Souza Melo Pataxó Hãhãhãe.

Comentários:

Comentário de: giuseppe da italia [Visitante] Email
Nossa, fiquei chateado mesmo aprendendo esta noticia. jà mandei uma email para Amnesty International da Espanha e da Italia espero que vào publicar sta noticia. Estas pessoas da FUNASA sem conciencia nem humanidade devem ser denunciadas a comunidade mundial!!!
Parabems pelo artigo
02.07.09 @ 20:05

Comentário de: gilvan pank [Visitante] Email
Além da Funai manda remedios atrasados ainda manda remedios atrasados isso e falta de etica por falta da Funai e da aldeia também!!
04.07.09 @ 21:43

Comentário de: Awrinã pataxó hãhãhãe [Visitante] Email
gostei muito de seu texto inclusive eu estava siente deste medicamento de validade inrregular que foi fornecido ao posto indigena de saúde de água vermelha.
No aproveitando o assunto venho através deste comentario avisar todos os parente que estou sientes desta materia a tomar mais cuidado com os remedios que a FUNASA esta fornecendo pois a algum tempinho atras minha avó na qual é hipertensa também recebeu um remedio para ser tomado a 3 semanas consecultivas mas ele venceria a menos de meia semana….é uma preocupação muito importante estou vendo um parente morrendo por inrresponsabilidade da FUNASA….essas são minhas palavras…
15.07.09 @ 10:10

Comentário de: Fabio Titiá -Baenã- Pataxó Hãhãhãe [Visitante] Email
Fico pasmo ao saber que o governo faz uma linda prestação de conta dos “gastos” com a saúde indigena.
Enquanto a reailisades que aconpanhamos nas aldeias são outra. É indios morrendo aminguas… é indios sendo tratados quando a situação já está agravada… Crianças que tomam remedios para combater as verminoses, enquantoa a aguas que consume ainda contunuam poluidas. Tristes mais é uma verdade.
Eu também exijo que o Ministerio da Saúde dê uma resposta para essa liderança que tanto vem lutando denuciando os descasos da FUNASA.
aTÉ QUANDO FUNASA?ATÉ QUANDO MS?
21.07.09 @ 14:12

Comentário de: michele pataxo hahahãe [Visitante] Email
EU como india pataxo hahahãe venho solicitarar á aturidades da saúde que tomer as devimdas provindencia com essa denucia e as demais que vem ocorreno em nossa aldeia.PARA BENS !!!!!PELA materia.
31.07.09 @ 11:34
Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. QUE VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!essa funasa só deixou á desejar,mas graças ao nosso pai
    tupã tudo isso está se acabando
    será que a funasa pensa que somos bichos?
    eles deveria tomar todos esses medicamentnos vencidos
    já que afanaram todos os nossos recursos
    deveriam também ficar com essa medicação!
    ISSO É SIMPLISMENTE VERGONHOHSO!
    ACORDA VELHA FUNASA VOCÊS ESTÃO MEXENDO COM VIDAS
    E VIDAS MUITO VALIOSAS
    SOMOS INDÍGENAS E NÃO BICHOS COMO
    VOCÊS PENSAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here