Universitárias Pankararu podem perder curso superior por falta de acordo entre Funai e faculdade, pois a direção da faculdade já tentou entrar em negociação, ou seja, entrar em acordo com a FUNAI e não se teve uma resposta, se assumi ou não. A FUNAI nega-se a ajudar os universitários índios de Pankararu . Essas Universitárias já passam por varias humilhações, pois estão irregulares na faculdade, não podem fazer provas, fazer trabalhos e se fizerem ficam sem saber a nota. Não tendo condições de pagar as mensalidades exigida pela faculdade, procuram o apoio da FUNAI e não obtiveram garantias, receberam a notícia de que a Educação não seria mais obrigação da FUNAI. e agora perguntamos, dizem as Universitárias: seria obrigação de quem apoiar os universitários índios? Queremos estudar, ou seja, exigimos aprofundar nossos conhecimentos para termos nossa própria independência, que até hoje nos foi negada por essas pessoas, tudo isso porque não temos uma política voltada para os interesses particulares deles. Pois não iremos desistir dos nossos cursos, já que a mesma incentivou a ingressarmos na Faculdade, e agora nos orienta a desistir. Seria justo abandonarmos um curso universitário que só favorece o nosso crescimento? Será crime exigir ajuda e apoio para que nós possamos estudar e ter uma vida digna? A Etnia Pankararu está indignada com a falta de respeito em relação à educação indígena conforme estabelece a LDB n° 9495/96 seu artigo 78 inciso I e II. Onde lutamos para estudarmos e o órgão que foi criado para nos apoiar não cumpri como manda a Constituição Federal de outubro de1988.

A seguir lista dos Universitários Pankararu do CESVASF:

Alunos do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – PE
Nome Ano de inicio Curso Semestre
Claudileide maria do Nascimento 2004 Geografia 1°
Elissandra Gomes de Sá 2004 História 1°
Tainá Michely da S.Santos 2004 Geografia 1°
Maria Francisca da Silva 2004 História 2°
Meire Jane Santos 2004 História 2°
Flaviana Monteiro de Carvalho 2004 História 2°
Edilma Cavalcante S.Menezes 2004 História 2°
Leidjane Maria dos Santos 2006 História 1°
Juliana de Souza Santos 2007 História 1°

Patricia Pankararu
patricia.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. IRMÃOS PANKARARUS, VAMOS PARTICIPAR MAIS DA (índios on oline)E NOS ORGANIZAR PARA PRECIONAR A FUNAI DO RECIFE PARA AJUDAR VOCÊS!COMO? FAZENDO COM QUE A COMUNIDADE PANKARARU PARTICIPE DESSE APAGÃO UNIVERSÍTÁRIO, VOCÊS PRECISAM ENVOLVER A COMUNIDADE. A FUNAI PEDE PARA OUVIR EM COURO… A ÉPOCA DE GANHARMOS FOICE,E FACÃO JÁ PASSOU!!!!!!!QUEREMOS ESTUDAR, QUEREMOS GARANTIR OS VALORES DAS NOSSAS RAÍZES QUE FORAM MANTIDAS EM OUTROS TEMPOS NEGROS MARCADO DE MUITA PERCEGUIÇÃO. VAMOS LEVANTEM A CABEÇA, EU AQUI FICO SONHADO COM DOIS ÔNIBUS COMPLETOS DE QUERREIROS E GUEREIRAS NA PORTA DA FUNAI E TODOS Á UMA SÓ VOZ, QUEREMOS ESTUDAR, CHEGA DE ENGANAR,NÃO SOMOS BESTAS NÃO, ÍNDIO COM ESTUDO TEM FLEXA PRA ATACAR E ESCUDO PRA SE DEFENDER, ESSAS SÃO AS MINHAS PALAVRAS DE LUTA.UM ABRAÇO Á TODOS OS PARENTES E PARABÉNS A ÍNDIOS ON LINE POR MAIS UMA REALIDADE INDIGENA. VAMOS PARESTES!!!.

  2. A muito tempo nó fomos capachos empregados dessas pessoas q hoje esta vendo nossa evolução
    de forma em q conseguimos até calar a boca deles, por q se sentem tão espertos, só q nós não estamos
    usando arco flecha, zarabata e burdunas, como eles usaram no passado as armas de fogo pr intimidar os parentes
    e chegar a ponto de exterminar muitas familias nativas, nós hoje usamos o papel e a caneta a internet para espaço
    q é nosso por direito, a Funai se mostra hoje dentro das areas indigenas só para tirar proveito, por q a nossa
    maneira de viver não foi construido por filhos dessa terra, e sim por pessoas q vieram de outros paises com
    ambição e ganancia e muita maldade em seus coroções e enfiaram guela a baixo a forma de construir um país,
    aq em nosso País nós temos indios , negros e brancos bons q querem ajudar a quebrar a imagem q muitos tem de nossa terra principalmente nós mesmo q vivemos aq no Brasil, como tbm tem indios, branco e negros ruins q só querem se aproveitar das pessoas… E é o q esta acontecendo na Funai hoje tem pessoas q querem ajudar mais tem outras q não estão nem aí pela luta dos povos indigenas só querem saber do deles.
    Eles sabem da divida q tem com nós indigenais desse Pais mais ao inves de tentar igualar as coisa fica tentando minizar como é o caso das cotas para indigenas, q é uma vergonha os verdadeiros donos dessa terra depois de ser forçados de donos a virar escravos agora temos q ingulir seco o q eles mandam já prontos pr nós, não discute com a base com as aldeias..Discute sim com os Foruns de Educação indigena dos Estados do Brasil só q os representantes não leva para as aldeias para ser discutido e analisados dentro das aldeias para tomar decisões do q é repassado para eles e já trazem de lá pronto sem perguntar se tá bom ou ruin. Eu tenho em minha conciência q nós não lutamos para minizar nada aq e sim ter igualdade nesse país tão individual somos lutadores e batalhamos para alcançar obgetivos honestamente e é isso q nos diferencia dessas pessoas o carater.

    Então meus parentes vamos usar nosso PORTAL para fortalecer a igualdade nesse País vamos fazer debates e criar documentos com prospastas q vai sair das bases de dentro das aldeias com participação de tds nós e vamos lutar para possamos ter a garantia de Estudos de qualidade e a garantia de q a FUNAI vem a comprir com suas responsabilidades..

    awere..

    jaborandy@indiosonline.org.br

  3. Nós que somos um povo simples e batalhador, ficamos a margem, enquanto alguns dirigentes da FUNAI ficam torrando todo o dinheiro, que seria para investir nas comunidades indígenas, com bens pessoais e coisas banais, como já ficou provado em alguns dos escândalos apresentados aqui neste site.
    Não é possivel que esses órgãos públicos tenham dinheiro para gastar com interesses particulares, enquanto isso os universitários indígenas que querem ter a sua oportunidade de um curso superior, ficam a margem e, muitas vezes esperam pela boa vontade de quem é detentor desse poder.
    Está na hora de corrermos atrás dos nossos direitos, pois eles existem e devem ser atendidos por todos os órgãos a quem couber esse atendimento, por exemplo a FUNAI.
    E se não nos atentarmos a esse direito eles não o farão por nós!!!!

  4. Eu também já passei por esse sofrimento,de querer fazer um curso superior e não ter apoio da FUNAI,depois de muita insistencia e muita luta conseguimos apoio da mesma, porém não desisti,passei por algumas humilhações na faculdade,mas continuei a lutar junto com as demais parentas pankararu e por fim conseguimos concluir nossos cursos.Digo o mesmo para os Universitários que estão passando por esse sofrimento que não desistam dos seus cursos, lutem e iram conseguir como nós conseguimos!!!e se precisarem de apoio nessa luta contem comigo parentes!!!!

  5. FUNAI OU FUNAS-FUNDAÇÃO NACIONAL DA SACANAGEM,CARÍSSIMOS IRMÃOS INDIGENA DO NOSSO QUERIDO BRASI VG,JA FUI ALUNO ASSISTIDO POR ESSA PRAGA VG PASSEI MUITA FOME VG FRIO E DESCRIMINAÇÃO A FALTA DE ASSISTÊNCIA HOJE TENHO RAIVA VG ENQUANTO O INDIO PASSA APERREIOS VG A FUNAI JÁ TEVE EM MÃOS A SAÚDE E A EDUCAÇÃO,POR FALTA DE COMPETENCIA E ROUBOS,A EDUCAÇÃO,FOI PARAR NAS PREFEITURAS MUNICIPAIS,HOJE O ESTADO QUEM ASSUME ESSA RESPONSABILIDADE,ISSO PROVA QUE A BRIGA NÃO É DE INTERESSE PARA O INDIO E SIM DESTE NINHO DE COBRAS QUE USAM E ABUSAM DO NOSSO NOME PARA DESVIOS DE VERBAS PT A UNICA FORMA DE COMBATER ESSA PRAGA É PARTIR PARA A MÍDIA E COLOCAR A CARA DESSES MONSTROS
    NOS PRINCIPAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PT AS ALUNAS DA PRIMEIRA TURMA DO PROGRAPE DE PANKARARU VG RECEBERAM UMA PEQUENA PARTE DO DINHEIRO INVESTIDO NO CURSO VG FICANDO O RESTANTE PARA DEPOIS E ATÉ HOJE PT ENTÃO QUANDO NÓS TENTA DIALOGAR VG TENTA FAZER ALGO SO FALAM EM PROCESSO !!!! ESQUECENDO DE QUE O INDIO NUNCA TEVE CADEIA VG NUNCA TEVE UMA LEI AO SEU FAVOR POR QUE TODOS NOSSOS DIREITOS NAS MÃOS DE QUEM ASSUME A
    FUNAI SEMPRE FORAM TORTOS PTF

  6. Olá parentes, fico muito triste ao ler as materias de voces e saber que todos os universitários estão passando por este constragimento de discriminação eu sou uma funcionária a 23 anos na Funai e tambem sou india mas mefaço a perguntar por que uns tem direito e outros não?Sabemos que todos nos somos iguais nos direitos que são direcionados aos indigenas aqi em minha comunidade os universitarios estão passando pela mesma epidemia so que eu conheço dos nossos direitos mas não posso fazer nada porque eu sou tão pequena diante destas atitudes mesquinhas mas quero dizer pra todos voces não se calem diantes das ameaças lutem pelos seus direitos porque ainda não morreu. porque este orgão se diz ser tutora do indio,e quando a mãe ou paigosta do filho não penssa em mata-lo digo pra todos voces.Aguarde com paciencia que os frutos amadureçam para que possam apreciar devidamente suadoçura.
    Abraços atodos coragem

  7. É uma vergomha saber que quem tem o dever de ajudar esta virando as costas,pois os
    universitarios deveriam ter o privilegio de receber o apoio de todas as instituições governamentais e não governamentais,e principalmente os indigenas que tem toda
    uma dificuldade com o transporte e ospedagem,mas temos que reinvidicar pois temos todo o direito,e existem leis que nos protegem e nos dão total liberdade para fazer
    nossas reinvidicações.

  8. Olá queridos parentes, venho por meio deste dar meus sentimentos de apoio ha vocês, pois daqui não podemos fazer muita coisa. Mas gostaria de deixar uma sugestão. Nós aqui em sampa criamos a 5 anos atrás, um projeto o qual tem o nome de PROJETO PINDORAMA, ele vem desenvolvendo um trabalho de inclusão universitária para indígenas, o qual começou com nos PANKARARU, XAVANTE e GUARANI em parceria com a PUC/SP, Arquidiocese de São Paulo, e a propria FUNAI, mais ela está meia afastada por questões politicas. O projeto cresceu bastante e adentraram mais indigenas de outras etnias, como POTIGUARA,PANKARARÉ, FUNI-Ô, TERENA e outros mais. No entanto nós alunos e ex. alunos do projeto, estamos fazendo de tudo sempre unidos para que não fassam de nós indígenas de peteca onde todos querem bater. Sugiro que vocês criem uma entidade voltada para a educação, e através dela procurem parcerias, para firmar um projeto piloto como o nosso, pois hoje ele é bastante reconhecido e respeitado pela propria universidade e outros grupos.
    A FUNAI nunca vai fazer nada serio, enquanto tiver pessoas mas intencionadas lá dentro. Mas a luta continua.Um grande abraço para todos e para minha familia dos Moisés e João Lelé.

    “Com a borracha da negligência e da corrupção, apagam do papel nossos direitos constitucionais.
    Mas, com o lápis da sabedoria e da esperança escrevemos nossa cada vez mais forte, com a cultura, crença, dignidade e tradição.Isso, pode ter certeza que nunca aparam!”
    EDCARLOS PEREIRA DO NASCIMENTO – PANKARARÚ – SP

  9. OLA PARENTES MUITAS SAUDADES EMUITO TRISTE NOS VERDADEIROS BRASILEIROS NAÕ PODERMOS ESTUDAR.SOMOS MASACRADOS AQUINHENTOS ANOS ESOBREVIVEMOS PORISO NUNCA VAMOS DESISTIR . ABRAÇOS

  10. A matéria sobre os universitárias Pankararu do CESVASF, a falta de apoio da FUNAI,não nos surpreende, pois na região Sul não é diferente. Somos universitárias da UNICENTRO,e enfrentamos 0s mesmos problemas.

  11. Eu vou aproveitar o email da minha irmã para também dar a minha contribuição para os meus parentes da região norte.Pois a matéria sobre os universitárias Pankararu do CESVASF, a falta de apoio da FUNAI,não me surpreende, pois na região Sul não é diferente. Sou universitária da Universidade Estadual do centro Oeste-UNICENTRO na cidades de Guarapuava sou acadêmica do curso de Serviço social ,e enfrentamos os mesmos problemas. Aqui engressamos nas universidades através do vestibular Específico para os Povos Indigenas, no início foram feitas muitas promessas feitas pela Funai. Agora que conseguimos entrar a Funai, principalmente a chefe do setor da Educação que era a responsável pelos acadêmicos indigenas aqui na cidade. Quando precimos de alguma coisa spre fala que a Funai não tem
    recursos.

  12. Muito nos indigna o ccomportamento desse órgão que se diz defender a causa indígena, estamos numa universidade é porque temos interesse em abraçar ujma causa indígena verdadeiramente dita, não por dim, dim!!! como fazema maioria dos funcionário da Funai. Só que por outro lado o branco não nos dá oportunidade para conquistar nosso espaço. Se estamos na Universidade é mérito nosso, mas muitos são aquele que não querem ver o indio “crescer”. Poucos são amigos de verdade que torcem para que um dia possamos ser alguém. Aqui no estado do Paraná não é diferente, com muito sacrifício estamos no 4°Ano de Serviço Social, o desafio é grande, muitos torcem pela nossa queda, amigos que se diziam amigos dentro da Funai hoje não são mais amigos. Mas nós somos guerreiras e não vamos desistir dessa luta, vamos ser forte, e sempre estaremos torcendo por vocês. Sofrer faz parte da nossa história, DESISTIR JAMAIS!!!

  13. Olá gente!!
    Sou Bira do povo Kulina de Amamazonas,meu pai é cacique na minha Aldeia.Fazendo segundo de enfermagem pela UFAC,agora em termos de entrar ou ingressar um indegena na universidade, pelo menos a FUNAI nunca deu apoio e isso é relativo!a FUNAI normalmente esquece dos parentes.Acho que não podemos esperar só por eles!!temos que buscar,ou seja,a mesma capacidade que os bracos tem,temos também.Eu ficaria sem graça entrar na faculdade sem fazer vestibular,e quero deixar pequeno desafio pra vcs meus parentes.Não espere só pela FUNAI,vc é capaz de alcançar.

  14. ola parentes indigenas, olhamos seus depoimentos acima ficas tipo ate com certas duvidas. Ou melhor tivemos uma conciêcia de que o orgão chamada FUNAI, tal orgão que foi fundada para proteger e ajudar os povos indigenas.Esta deixando a desejar, pois se eles estão negando ajudarem vocês é por que eles não querem ver o indio cursando um curso superior. Ou melhor eles tem certo anseio de que se um indio se formar é capaz de proprio indio comandar a FUNAI. Temos essa opiniões. Mas nos como estudantes indigenas que tambem queremos se ingressar na faculdade achamos que nos não precisamos só depender deles, ou seja, eles tem direito de nos ajudar mas tambem precisamos se esforçar. Nos somos capazes com nosso proprio esforço.
    E ainda se a FUNAI não quizer mais nos ajudar que acabe logo com essa palhaçada. vocês concordam?.É se a propria FUNAI não quer ajudar nos achamos, ou melhor, a FUNAI esta descriminando nos que somos povos indigenas. Mas acreditamos em vocês pois nos indigenas sempre fomos vencedores apesar da discriminação
    esperamos que vocês consiga e nos tambem né. Deixamos aqui as nossas conciderações finaais acreditamos que vocês conseguiram. Se nos pudessimos dariamas forças mas só de escrevermos esses comentarios esperamos estar ajudando. muito grato e boa sorte.
    vocês venceram nos acreditamos em nossa capacidade e a de vocês.
    abraços

  15. pior que é a FUNAI não ta nem ai com a formação do indio somente coloca o índio na universidade e querem que se fodam mais não é assim não porque realmente a FUNAI não querem que o indio tenha alguma formação pois eles tem medo de perder o seu espaço no trabalho,mas um dia vai chegar ,a vez dos indios andar com suas próprias pernas,dai sim vão ver que o índio também tem valor.

  16. Também estudei no CESVASF,felizmente a FUNAI pagou minhas mensalidades.Entretanto sou solidário com aqueles que não tiveram a mesma sorte que tive.É preciso unir forças para vencer as injustiças sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here