Quando fazemos uma retomada ou um manifesto na busca pelo direito, há momentos que passamos por dificuldade e necessitamos de apoio.

Queremos que a Funai (Fundação Nacional do Índio) contribui nesta luta não só com alimentação, financiamento, o que queremos é apoio, que infelizmente não vem colaborando nos movimentos indígenas.

Sabemos que a Funai foi criada pra nos ajudar, mas porque não quer se responsabilizar?

Esperamos que cumprar com sua responsabilidade de demarcar a nossa terra e legaliza-la as áreas indígenas, e ampliando projetos desenvolvendo na comunidade.

O que nos deixa muito triste no setor da Funai,é que alguns funcionário que atuam no órgão não pensam em nós, só quer ter o lucro.

Nós indígenas esperamos que eles se lembrem que a nossa luta requer muito respeito e muito cuidados para que possamos lutar com mais entusiasmos e também acreditar nos funcionários que lá estão, por que todos eles sabem que esta terra foi demarcada para nós indígenas, e por que estes funcionários não nos estão respeitando como tal?

Se a Funai estivesse uma boa organização quem sabe não acabaria com a politicagem nas aldeias?
Precisamente aqui na nossa comunidade vem tendo algum problema devido esta politicagem porca.

Esperamos que estes funcionários que não quer vê a nossa causa de luta com amor, sinceridade deixe de dizer que esta trabalhando para os indígenas. Estamos nos desprezado pela justiça alegando o nosso direito da terra deixando a nossa comunidade a desejar.

Além disso, em algumas aldeias. Alguns funcionários põem o índio contra outro índio, ou domina a maioria da nação.
Mas graça a Tupã estamos lutando para sair deste domínio perverso, e partir pela em busca de autonomia por que sabemos o que queremos de melhor para o nosso povo.

Yonana Pataxó.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostei da matéria.Quero apenas complementar.
    A funai existe apenas existe no papel,ou seja, é apenas uma utopia para nós indigenas ,só pode usufruir da Funai quem está lá dentro.
    Primeiro porque, quem trbalha nela na maioria ,não é indigena e nem tão pouco tem envolvimento com os indigenas ,não sabem da realidade indigena e, mais ,jamais sequer colocaram os pés numa aldeia.
    Ezequias vergilio
    etnia-kadiwéu-MS e_vergilio@yahoo.com.br

  2. Já foi tentada a criação de algum projeto visando a criação de cotas de participação e aprovação indígena em concursos e vestibulares, a exemplo do que ocorre com o negro no Brasil? Creio que poderia ser uma boa iniciativa. O ideal é que os próprios índios ingressem em instituições como a Funai. Só assim a fiscalização dos direitos indígenas poderá feita com verdadeira efetividade. Ninguém melhor para criar projetos para os índios que os próprios índios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here