Após a movimentação com a apreensão dos funcionários da Funai na aldeia São Francisco, município de Baía da Traição-PB, uma equipe da FUNAI- Brasília veio fazer as negociações para liberação dos mesmos.

A reunião foi nesta quinta-feira, 16 de setembro de 2010, na sede do órgão indigenista  em João Pessoa contando com a participação dos Potiguara, Tabajara, os membros da comissão de negociação mandados pelo presidente da Funai: Paulo Celso de Oliveira- Ouvidor da FUNAI, José Antônio de Sá- Coord. Geral de Geoprocessamento,Frederico Vieira Campos- Coord. Regional Maceió/AL, e os  então reféns e funcionários Marcela Menezes- Coord. Geral da CGGAM, Thaís Gonçalves- Coord. Geral da CGMT e Martinho Andrade Coord. Geral da CGETNO.

Nossos povos mostraram o repúdio às atitudes tomadas pelo presidente Marcio contra os povos indígenas de nosso Estado e apresentaram as reivindicações para serem negociadas com a sede em Brasília.

Representantes da FUNAI

Os funcionários só foram liberados após a presidente em exercício a Srª Maria Auxiliadora Cruz de Sá Leão, em conformidade com o Sr. Márcio Meira acatar nossos pedidos e se comprometerem a executar o que ficou acordado mandando desta forma um documento oficializando esse compromisso.

Entre as reivindicações podemos citar a nossa desvinculação da Coord. Regional da  FUNAI Ceará e ligação à Coord. Regional em Maceió e a reativação de serviços básicos na Coord. técnica em João Pessoa e em Baía da Traição que voltarão a funcionar após 9 meses de paralisação por falta de condições mínimas para isso.

Ainda nesta sexta- feira, 17 de setembro de 2010, nossas lideranças reuniram-se na sede na capital paraibana para continuar as mediações com Brasília para sanar todos os problemas.


Os representantes da FUNAI retornaram hoje a capital federal e estarão agilizando todo o processo para que se reativem as atividades dentro do órgão indigenista na Paraíba.

Sentimos esse momento como mais uma vitória nossa por termos alcançado parte de nossos objetivos. Só com organização e em busca de um bem coletivo é que conseguimos o que desejamos. Por isso que nós Potiguara somos reconhecidos a nível nacional como um povo organizado politicamente. Continuaremos na luta para reaver nossa autonomia administrativa mais para frente.

Equipe:

PORAN POTIGUARA

tanipotiguara@gmail.com

IREMBÉ POTIGUARA

irembe@indiosonline.org.br

BRUNO POTIGUARA

brunopoty@yahoo.com.br

RAISSA POTIGUARA

ybotyrapotiguara@gmail.com