http://frentedeacaopro-xingu.blogspot.com/

 

O Frente de Ação Pro-Xingu é uma idealização da índia Kuana Kamayurá, índia guerreira descendente do povo Kamayurá, juntamente com demais indígenas e amigos, que criaram este grande movimento visando combater os reais problemas sofridos no Xingu.

O principal deles, é a construção de uma mega usina hidroelétrica que, desde que fora projetada em 1980, vem desencandeando uma série de problemas, conflitos e manifestações indigenas, contra as ações do governo que atualmente vem respondendo de maneira cada vez mais danosa para os índios.

Este grupo é apartidário e sem fins lucrativos que tem por objetivo aderir ao movimento nacional de resistencia e se posicionar contrariamente à construção da usina hidroelétrica de Belo Monte no Rio Xingu, afluente do Rio Amazonas no Estado do Pará. Convidamos a sociedade brasileira e demais grupos interessados a protestarem contra a execução arbitrária desta obra.

O inicio efetivo deste movimento agitado por estes jovens guerreiros em conjunto com os guerreiros xinguanos, se deu em janeiro de 2010, onde por uma ideia proposta e muito trabalho, vem crescendo a cada dia, ganhando cada vez mais apoiantes e seguidores.

O primeiro protesto de rua foi realizado, depois de muito esforço e trabalho, no dia 25 de Março de 2011, onde compareceram apenas 12 pessoas, mesmo com uma boa divulgação. Após isto, em empenho maior no tocante ao esclarescimento do foco movimental foi realizado e uma nova manifestação de rua marcada para dia 20 de Maio, desta vez, com cerca de 300 pessoas presentes, dentre elas, representantes de 13 etnias diferentes.

Após este evento, muitas pessoas tomaram conhecimento da luta e se organizaram entre si, realizando mais manifestações.

Desde então os esforços tem sido gigantescos.

Muitos ganhos, muitas dificuldades, muitas alegrias, muitas tristezas, muitas ofensas, muitas decepções, traições….e a preocupação só aumentando e a luta cada vez mais dificil.

Mas esta guerreira não desistem e se mantem firme na luta em defesa do seu povo.

Um grande exemplo a ser seguido pelos jovens indígenas do Brasil…..Os verdadeiros donos da Terra!!

JUNTE-SE A NÓS!

Comentários via Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. gostaria muito de fazer parte dese site.
    para contar um pouco de nossa história.sou professora especializada na educação diferenciada indigéna da aldei kiriri muquém do são francisco ba, e coordenarora do grupo de jovens da que vivo hoje comunidade kiriri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here