O conheciemnto que os indios tiveram com esta nação foi através da ong THYDEWA, que levou duas indias(YARANAWY, MAYA)para Europa, com objetivo de ajudar ao nosso povo a passar os nossos sofirmento indigenas no
mundo internacional.
A vinda desses françes na Aldeia vêm com a finalidade de auxiliar a comunidae indigena como um projeto indio que paz, esta campanha se realizou no ano de 2005, através da THYDEWA. Mas, este ano de 2006 será realizada a segunda campanha indio quer paz promovida pelos françes. Está campanha é importante para nós porque conscientiza as pessoas a compreender,e respreitar a nossa cultura, a respeitar ambas parte entre o indio e não-indio, além de diminiur a violência nos municipios estaduais contra os indios. Principalmente na cidade de Pau -Brasil que muitos indios sofream muitos masaacres, desesperos,angustia, feitos pelos fazendeiros, grileiros, politicos.
Eu Yonana em nome da minha nação agradeço a Tupã, e aqueles que fundaram a ong THYDEWA que vem ajudando o meu povo através de projetos como (radio, conexão de Internet)e a campanha indio quer paz.
Desde já queremos agradecer mais uma vez a THYDEWA, os Françes de coração a todos pela reconpensa que nos está dando pela campanha indio quer paz, e sejam todos bem vindos na nossa Aldeia. Que Tupã pague a todos pela gratificação que nos esta fazendo na etnia Pataxó Hãhãhãe.

Yonana Pataxó.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here