O documento, que circula também pela internet (http://mdh.limoges.free.fr), pede o cancelamento de títulos de terras outorgados no território indígena Caramuru Paraguaçu, localizado no sul da Bahia. O abaixo assinado é dirigido à presidência do Supremo Tribunal Federal brasileiro. Dois militantes da organização francesa visitaram recentemente o Brasil para participar do lançamento desta campanha que visa diminuir as tensões entre latifundiários, posseiros e grupos indígenas. A nação Pataxó Hãhãhãe é composta hoje por apenas três mil índios que lutam pela devolução dos 54 mil hectares de terras a que têm direito. O abaixo assinado, lançado nesta segunda-feira na França, recebeu em poucas horas a adesão de centenas de pessoas.
«Essa área foi interessante para os fazendeiros latifundiários por causa do cacau. Mas depois, eles começaram a fazer pasto para vacas. Eles têm dificuldade de deixar o que não lhes pertence por direito, porque sabem que debaixo da terra tem minério e principalmente mármore. Eles visam o futuro. Quando as vacas já tiverem acabado com o solo, eles vão entrar na terra para tirar mármore. (Sebastian Guerlic, da ong Thydewa)

fonte RFI
http://www.rfi.fr/actubr/articles/080/emission_605.asp

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. achei mto boa a iniciativa de vcs de criarem esse site , falando da vida de vcs e espondo os problemas que acontecem nos dias as dias , que para algumas pessoas naum tem valor algum , mais para vcs e pra todas as tribos sao mto importante , e eu espero que vcs consigam viver em paz , que as autoridades enxergam esses problemas e os ajudem !!!

  2. achei mto boa a iniciativa de vcs de criarem esse site , falando da vida de vcs e espondo os problemas que acontecem nos dias as dias , que para algumas pessoas naum tem valor algum , mais para vcs e pra todas as tribos sao mto importante , e eu espero que vcs consigam viver em paz , que as autoridades enxergam esses problemas e os ajudem !!!

  3. parabenizo a todos pelo site, muito bom. espero que consigam fazer as autoridades pelo menos respeitaram os seus costumes e crenças, e que de alguma forma sirva de ajuda para vcs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here