A destruição do meio ambiente

Desde a Pré-história o ser humano vem modificando a natureza, no inicio essa ação consistia em caçar animais para alimentação, derrubar arvores para construção de casa etc. O que não produzia grandes alterações no meio ambiente, uma vez que a população da época era pequena, alem disso, grupos humanos não dependia de instrumento tão eficientes quanto os atuais.

Com os crescimentos das cidades e o desenvolvimento das atividades econômicas e exploração dos recursos naturais tornou-se cada vez mais intensas, grandes áreas de vegetação foram derrubadas para dar lugar a campos cultivados e pastagem para gado.Os animais que viviam nas matas tiveram que migrar para outros lugares e outros acabaram morrendo. A destruição do meio ambiente faz com que uma série de modificações aconteça na camada atmosférica.

A poluição dos rios, as queimadas de pastarias desnecessárias aumentam a poluição, os lixos espalhados pelo solo e agrotóxicos contribuem muito para haver degradação do meio ambiente e a poluição do ar. Dizemos que ar estar poluído quando eles contem vapor de inseticida e dissolvente, fuligem e gases tóxicos etc. a poluição altera a composição do ar prejudicando todos os seres vivos do meio ambiente. Hoje os principais fatores responsáveis pela poluição do ar são: os lixos, queimadas e as industrias.

Biodiversidade

Há ameaças a biodiversidade.Alguns animais estão em extinção em nossa aldeia como a paca e os macacos. Os rios estão secando por causa do desmatamento que os membros da comunidade estão cansados. Na nossa aldeia há muitas ameaças, estão desmatando as florestas, os rios estão sentindo a falta das matas. A emissão de gases poluentes na atmosfera provoca o efeito estufa. E por isso que nos últimos anos o clima fica cada vez mais quente, e aconteceu o ciclone, furacões como o Katrina.Que matou tantas pessoas nos USA.

No Brasil não temos muitos furacões, mas em alguns lugares chove muito em outros acontecem às secas. Tudo é por causa da emissão de gases poluentes, do desmatamento das florestas e das poluições dos rios. O que fazer para evitar o efeito estufa? Não fazer queimadas, diminuir a produção de resíduos, diminuir as queimadas de combustíveis, fazer reflorestamento, não poluir as águas, não produzir resíduos tóxicos, criar leis que estabeleça regras de exploração dos recursos naturais. Os paises industrializados reduzam a emissão de gases poluentes da atmosfera. Incentivar atividades sustentáveis em pró da conservação do meio ambiente. Reduze o uso de agrotóxicos e fertilizantes prejudiciais à natureza. Desenvolver projetos de conscientizarão.Canalizar os centros urbanos, vias publicas e bairros. Reaproveitar substâncias derivadas de resíduos de lixo como forma de reciclagem.

Segurança alimentar e nutricional

Os alunos da escola estadual da aldeia indígena caramuru e que foram responsável pela oficina de segurança alimentar e nutricional, requereu uma alimentação de qualidade na aldeia e na escola, onde estar concentrada a maior parte de crianças.

Os relatos de segurança alimentar estão sendo enviados para o governo e demais órgãos, para que podemos ter uma qualidade de vida. Alimentar-se bem é direito de viver e colocar nossa alta situação, assim podemos viver com harmonia com a paz em nossos corações.

Queremos que haja mudanças, para promover o desenvolvimento, queremos alimentos saldáveis que faz bem a nossa saúde e o nosso corpo.Isso pode acontecer também, quando nos povos indígenas aprendermos a valorizar nossa própria alimentação, alimentos que são produzidos na nossa aldeia, ai sim, nos podemos saber a segurança que esses alimentos nos fornece. Nos precisamos exatamente dessa segurança alimentar, para que o nosso corpo não se torne alvo de doenças. Para que a nossa alimentação seja saudável, devemos comer alimentos bem tratados, devemos lavar e cozinhar bem antes do consumo para ter nosso corpo bem conservado. As verduras e legumes dão energia ao nosso corpo, os alimentos alem de formar nosso corpo dar energia para você correr, brincar, crescer e estudar, e muitas outras coisas que agente costuma fazer. É por isso que é importante agente ter uma boa alimentação, hoje em dia as pessoas comem muitos alimentos industrializado, como salgadinho, hot dog, chocolate etc, muita gente prefere tomar refrigerante ao invés de sucos naturais feito da própria fruta, esses tipos de alimentos industrializados contem poucos nutrientes, por isso não alimentam as pessoas, apenas deixa uma sensação que não há mais fome, na verdade a fome fica disfarçada, e logo ela aparece fazendo a pessoa comer mais e mais. As pessoas que se alimentam mal ficam doente com mais facilidade, comer com excesso e não praticar exercício físico pode ficar com o peso acima do normal, e pode se tornar obeso.

Os alimentos trangênicos são organismo produzido em laboratório, por isso são mais resistentes as pragas, e deixam as lavouras mais produtivas e ratáveis. A lei de bio segurança recém aprovada exige que as industrias coloque nos rótulos dos produtos, para saber se eles contem componentes trangenicos. Fica então para o consumidor definir se quer comprar ou não produtos com esses componentes.

Diversidade Étnica e Racial

Os seres humanos pertencem a uma só raça. A raça humana. A idéia raça ainda estar presente na sociedade, identificar características de cor e pele, tipo de cabelo dentre outros. Acontece que muitas vezes essas características são utilizadas para discriminar inferiorizar determinados grupos. A maior diferença entre nós, não está no corpo, mas sim na cultura.

O modo como construímos normas, valores, costumes, comportamentos etc. Cultura e o nosso jeito de viver.

É a relação com a natureza e pessoas que nós reconhecemos como pertencentes a uma comunidade. A educação: O Brasil tem aproximadamente 100 mil escolas do campo, que atende a quase 8 (oito) milhões de alunos. Essas escolas são voltadas para promover a relação entre as comunidades e os espaços que ocupam. A educação essa comunidade deve ser diferenciada, e ajudar a preservar a minoria, atender as necessidades do presente e ajudar a construir o futuro de cada um.

As populações tradicionais, nas ultimas décadas, as cidades do nosso país cresceram muito, mas ainda 1/5 da população mora fora das zonas urbana.

São os povos das florestas, da pecuária, da agricultura, os pesqueiros caipiras, caiçara, ribeirinho e entrevista entre outros.

Os indígenas. Existem hoje no Brasil 440 mil indígenas, organizados em 220 etnias, que falam cerca de 180 diferentes línguas. Eles representam agora apenas 0, 24% da população brasileira. É importante que os povos indígenas possam manter o seu modo de vida, tradição forma de organização, que possam falar a sua própria língua, administrar suas próprias terras e decidir de que maneira querem educar suas crianças e jovens. É importante que participem do desenvolvimento político, social, econômico e cultural do Brasil.

Isso tudo depende, principalmente de que cada comunidade indígena tenha seu território tradicionalmente ocupado. As escolas indígenas são diferentes das escolas não indígenas, por que possuem características próprias de ensino. Essas são grandes diferenças. Os regimentos escolares também diferem em vários pontos como: Calendário escolar, carga horária, conteúdo e metodologia de ensino.

O Brasil representa uma esperança de superação de fronteira e de construção de relação na humanidade. Ambas desigualdades sociais e discriminação se articulam, no que convencionou denominar “exclusão social” impossibilidade de acesso aos bens materiais e culturais, produzido pela sociedade, e de participação na gestão coletiva do espaço publico. Mudar mentalidade, superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias, são finalidades que envolvem lidar com reconhecimento e respeito mútuo, o que é tarefa para sociedade como o todo. Ao longo de nossas histórias, tem existido preconceito, relações da discriminação e a exclusão social impedindo muitos brasileiros de ter uma vivenciam plena de sua cidadania.

O primeiro fórum infanto juvenil realizado pelos alunos da Escola Estadual da Aldeia Indígena Caramuru, fez com que muitas pessoas apreendesse mais sobre a segurança alimentar, biodiversidade, e principalmente diversidade étnica e racial. Por isso devemos cuidar e preservar o que nos pertence. Isso faz com que todos respeitem as suas e as demais culturas diferentes.

Cuide você da sua, é seu direito e dever.
Itohã Pataxó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. É um grande volume de curiosidades
    meu estava buscando sobre queimadas e goataria que tivese mais respostas para a minha busca(queimadas)

  2. A equipe está de parabéns, pois graças as informações acima pude obter pesquisa-las pra um trabalaho da faculdade. Obrigaga.

  3. queremos artigos que possam protejer a biodiversidade dos rios um pouco +. Afinal precisamos deles como fonte de vida tambem!

  4. gostei muuuuuuuito do site e das informaçoes.
    procuro fazer o máximo possivel para ajudar o meio ambiente
    na minha escola, falei com o professor de ciencias e geografia e estamos fazendo uma campanha sobre o meio ambiente.
    estamos fazendo foolders, cartazes, marcadores de texto…

    td isso com papel reciclável!!

    se nós fizermos a parte dagente, teremos um mundo muito melhor!

  5. bom, eu quero dizer que este texto está uma porcaria…
    Mentira está o maximo…
    Mentira está horrivel…
    Ah ñ é nada está legal…
    vixi é muito feio…
    ah mas tá bem legal…
    olha o que eu tenho a dizer é que eu nem li.

  6. Puts eu acho que vcs são um bando de filhas da put… de colocar um texto de um tamanho! porra bem que podiam resumir essa peste!!!
    mais afinal de contas eu nem li essa poraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!

  7. esse texto e demais eu pude encontra tudo que eu precisava para meu trabalho eu ganhei um 10,00 tive a nota maior da minha sala.
    continui sempre com essas informaçoes
    parabens!!!!!!!!!!!
    ASS:DEBORA THAIS COELHO DE ANDRADE SANTOS E
    ASS:PENELOPY VALENTINA DE ANDRADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here