images4 No dia 15 de outubro do corrente ano acontecerá na Aldeia Indígena Caramuru Catarina Paraguassu no Sul da Bahia o Fórum de Educação Indígena que foi criado no ano de 2000 com a política de interlocução entre os índios e o governo do Estado. Mas desde sua criação pouco foram os resultados obtidos pela categoria de docentes indígenas do estado.

Mas o que pensa o governo em relação da real situação dos profissionais indígenas que ao longo da vida prestam um serviço escravo em nome do bom censo, os professores indígenas que muito fazem pelos alunos indígenas trabalham sem nenhum direito de reivindicação trabalhista ou salarial, sem nenhum plano oferecido pelo governo, pois não existe um plano de carreira, aposentadoria… Será que existirá¿ é… Toda vez que os professores indígenas sinalizam uma reação em pró do movimento para pressionar o governo em busca de salários atrasados e propostas para a tão sonhada Categoria Indígena, há uma manobra planejada, salários atrasados são pagos, aplicam de forma truculenta 02 anos de REDA com mais 02 anos de ilusão por um salário de miséria.
São muitos o numero de professores indígenas que já ensinam há mais de 10 ou 15 anos nas aldeias, quais são os direitos desses profissionais dentro da política nacional ou estadual de educação… Esse Fórum será a oportunidade para que todos os profissionais da educação indígena cobrem seus direitos fundamentado na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Que esse momento seja aproveitado para reivindicar nossos direitos.
A metodologia utilizada é participativa, construtiva e dinâmica, organizada em forma de reuniões localizadas que o Fórum conta com apoio legal de algumas instâncias como: Conselho Estadual de Educação, Procuradoria da República, setores jurídicos da SEC, FUNAI, Assembléia Legislativa e com apoio técnico pedagógico de gestores públicos da Secretaria da Educação do Estado, Secretaria da Justiça, Secretaria do Desenvolvimento Social que em parceria com estudiosos e estudiosos das questões indígenas, analisam, investigam e avaliam as questões encaminhadas.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É super importante essa reunião do fourm , já estava a tempo de acorda, já se passaram um tepão é o forum nem se falavam, fico feliz em saber que vai acontecer sou indio e ser o quanto o forum é importante. Esapero que sejam alcançando os objetivos. Realmente a educação precisa de melhoria não só salario que tambem é uma luta nossa, mais precisamos apresentar nossos projetos , cobrar mais aos govenantes, não é so fica em sala de aula é sai pra lutar, sem falar que já conquistamos muito lembram do redar que foi feito para os professores indigena? e a licenciatura? participação de uma india na secretaria de educação do estado. Então agente não pode falar que estamos na miseria, estamos sim na busca de melhoria de uma educação de qualidade, onde tenhamos escola, merenda, profesores capacitados. Ou seja uma educação especifica e de qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here