No dia 21 de junho o povo Tabajara na Paraíba realizou um encontro em sua aréa localizada no litorall sul paraibano, onde foi comemorado os 3 anos de luta desse povo que estão trabalhando incanssáveis na busca da reavivação de sua história e cultura.
Com isso eles estam mostrando que nunca desapareceram e que sim tiveram que ocultar sua identidade por temer a pressão dos grandes latifundiários que hoje dominam sua aréa.

No momento foi inaugurada a oca da comunidade que foi construída pela comunidade através de sua mobilização.
Nós Potiguara estivemos presentes na reunião dando nosso apoio e contribuindo com a experiência que temos, principalmente com a luta pela terra, que foi relatada por nossas lideranças.
A APOINME esteve representada por seus coordenadores que novamente reafirmaram o apoio e reconhecimento desse povo no nosso estado.
Várias entidades parceiras também participaram do evento entre elas a UFPB- UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, FUNAI- FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO, CIMI- CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO, ABD- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DOCUMENTARISTAS que inclusive exibiu um documentário feito entre os Tabajara onde os Troncos Velhos contam um pouco de sua história e da pressão sofrida por eles para não assumirem sua identidade indígena.
O Grupo de Trabalho para identificação da terra Tabajara já está trabalhando na aréa.
Mais uma conquista que em pouco tempo eles já conseguiram com sua mobilização e apoio de todos.
Ednaldo, cacique do povo Tabajara emocionado relata o que teve que abandonar por amor a seu povo, entrando de corpo e alma na luta.
Ele fala ainda que não quer trabalhar sozinho por isso está trabalhando na organização interna de seu povo para que todos contribuam nessa caminhada.
Dessa forma que conseguimos fortalecer o movimento indígena e conquistar o que almejamos, pois o nosso pensamento é coletivo.

Irembé Potiguara
Raissa Potiguara
Isaias Potiguara
Gessé Potiguara

Comentários:

Comentário de: PORAN POTIGUARA [Visitante] Email
Forças parentes!!!
é isso ai….
se o futuro pertence a nós vamos trabalhar…..
muito bem ednaldo…
30.06.09 @ 00:38

Comentário de: Wagner R. Matheus – Caua – Santos / SP [Visitante] Email
Parabéns pela matéria aos amigos Potiguara e por fortalecer a luta dos irmãos Tabajaras , que assim como vcs , tem muita história ainda para ser divulgada , e não pode permanecer como um povo do passado , apenas nos livros escolares. Tenho certeza que aluta de vcs não será em vão e ainda se ouvirá muito falar dos Tabajaras e sua organização nos dias de hoje !!!! Muito bacana esse seu comprometimento Irembé e Raissa em ajudar nesta luta !!!! Abraço !!!!
30.06.09 @ 10:30
Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here