FORMAÇÃO DOS ARQUEIROS

Nossos guerreiros antigos, primeiro aprendiam com seus pais, avós e pessoas da comunidade, todos os conhecimentos necessários a sua formação de acordo com a vocação almejada. Se por acaso o jovem queria ser um caçador, ele teria de perfazer um círculo de tempo aprendendo com todos os caçadores disponíveis da tribo. O futuro caçador nunca poderia desempenhar uma caçada sem antes passar por esse tempo educativo tradicional. Quando esse ciclo de aprendizagem se completava, era quando o jovem passaria para a fase adulta. Ele estava pronto para fazer a caçada junto com os outros arqueiros. Assim é nos tempos de hoje para um arqueiro estudar no Curso do Arco Digital, teria que saber sobre sua comunidade, e com nossa Equipe do Arco instrutores da Tribo On-line. Todos nós que participamos desse projeto coletivo do ARCO, constituímos uma Comunidade Inter-étnica. O sucesso do projeto local de cada comunidade indígena vai depender do esforço de cada um, ter dados concretos da realidade do seu povo para soluções dos problemas, em nossas aldeias. Para complementar esse ciclo digital, faremos várias
incursões na internet, para completar nosso aprendizado e ir aos
lugares onde estar à caça (financiadores de projetos).

Abraços Nhenety.

Nhenety Kariri-Xocó
2 comentários • Trackback (0) • Editar Edit…
Comentários:
Comentário de: Anita [Visitante]
Muito bom seu artigo Nenhety, por exemplo, na oficina de saude tradicional,vamos conversar com os mais velhos e saber quais as plantasdecura e as plantasde poder que são usadas na aldeia, e para que elas servem. Vamos também dizer o que achamos que é saúde, de onde vem a doença e como se prevenir e cuidar para estar saudável. Vamos dialogar sobre o mal que o álcool faz ao nosso corpo,à nossa mente,à nossa família e ao nosso coração.
Espero mais arqueiros da saúde participando!
Editar Edit… Del Deletar 14.12.06 @ 08:11
Comentário de: Enzo Perez [Visitante]
Estou gostando muito deste site, não tenho condições de ir a uma aldeia. Agora sei um pouquinho de como vivem meus irmãos índios, que Deus os abençõe.
Editar Edit… Del Deletar 03.01.07 @ 16:45
Deixe seu comentário:
Usuários:
nhenety [Edite seu perfil]
Texto do comentário:

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here