Nestes ultimos dias, 11 á 16 de abril de 2011 estivemos na cidade de Pesqueira-PE, participando de uma formação que ja almejavamos  ha anos, uma formação cientifica de como , nós mesmos os próprios indígenas das atuais 12 etnias podessemos através de pesquisas na nossa comunidade. Poderiamos produzir textos, videos,livros, cartilhas , sobre nossa cultura, nossa tradição, esse material servirá de tese, de fontes históricas para outros pesquisadores e também fonte de pesquisa, material para ser trabalhado nas nossas escolas indígenas. Teremos assim subsídios em relação aos matérias especificos de cada povo facilitando o estudo, a pesquisa e até mesmo o nosso próprio trabalho de educador.

Essa formação veio em uma boa hora, mas nós que ja fazemos parte da REDE INDIOSONLINE, ja temos noções de como fazer esse trabalho, pois é o que a anos ja vinhamos fazendo, ou seja, nós os próprios indígenas , sermos os históriadores, pesquisadores, antropologos, jornalistas de nossa própia história, contando a nossa visão da história, o dia a dia nas nossas comunidades.

E não mais como antes, tinhamos pesquisadores não índios, faziam suas pesquisas, suas teses, e depois voltavam para seus lugares de origem e nós nunca tinhamos noticias resultado de como ficou tal estudo!

Papel da GRE:

– Coordenar os encontros não presencias;

– Apoiar os articuladores e professores no desenvolvimento do artigo

– Acomponhar o repasse de recurso de deslocamento e bolsa de capacitação dos   professores indígenas

– Registrar a reunião pedagogica e preparar relatório da mesma, com registro, fotografico e frequência;

Papel da coordenação Pedagogica:

– Encaminhar as listagens das formações;

– Organizar os encontros não presenciais;

– Apoiar os professores indígenas no desenvolvimento e finalização dos artigose banners;

– Convidar lideranças e comunidades para participar do estudo supervisionado

– Conduzir a reunião pedagogica,promovendo o debate dos textos do estudo dirigido e do material elaborado entre os professores da etnia;

Patrícia Pankararu

patricia.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Felicitaciones por la iniciativa son un vivo ejemplo de empodermiento tecnológico y social. Saludos desde Maracaibo-Venezuela

  2. Parabéns! Temos que acabar com a história mal contada. Que dia de “índio” é só 19 de abril! Dia de um povo é todo dia!
    Marta/Recife

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here