Foi despachado pelo presidente substituto da FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO em Diário Oficial da União o relatório que define como área indígena pertencente ao povo pataxó as seguintes aldeias indígenas:

Barra Velha (Aldeia Mãe), Boca da Mata, Meio da Mata, Guaxuma, Trevo do Parque, Pé do Monte, Aldeia Nova, Águas Belas, Corumbauzinho, Craveiro, Cassiana e Bugigão, sendo que as duas últimas são subordinadas politicamente a Boca da Mata e Barra Velha, respectivamente.
O trabalho antropológico foi realizado pela antropóloga Leila Silvia Burger Sotto Maior, substitua da Srª Maria do Rosário antropóloga que deu início aos trabalhos de pesquisa e entrevista com os indígenas. Após 5 (cinco) anos de trabalhos e assim não conseguir concluir os estudos, motivos que até hoje intriga maioria dos indígenas a professora Maria do Rosário não conseguiu dar continuidade ao seu trabalho de pesquisa, conseqüentemente sendo substituída.
Porém o relatório apresentado pela antropóloga Leila é questionado por parte dos indígenas onde os mesmo afirmam que foram prejudicados, pois muitas terras ficaram de fora, denominando assim um território fraguimentado.
Parte do relatório que foi apresentado pela professora Maria do Rosário fala-se em um território único, fato que no relatório da srª Leila não é apresentado.
A antropóloga justifica que não tem bases históricas e legais para dar suporte as pesquisas apresentadas pela professora.
A organização conhecida como FRENTE DE RESISTÊNCIA E LUTA PATAXÓ, questionam incansavelmente as justificativas apresentadas pela antropóloga Leila, os mesmos afirma que os maiores prejudicados seriam as comunidades indígenas, pelo motivo que um território fraguimentado daria continuidade aos conflitos que vem ocorrendo entre indígenas e fazendeiros, pois teriam que conviver diariamente e transitar por dentro de fazendas para chegar às outras aldeias, fatos esses que conseqüentemente geraria problemas futuros.
A organização FRENTE DE RESISTÊNCIA E LUTA PATAXÓ garante que questionará a decisão.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Vale pergunta cadê o relatorio da profesora rosario. que nunca entregou nada pra ninguem
    sabemos qu não é tudo que queriamos, mas ainda esperamos o relatorio do cahy.
    e a professora entregou pra quem, que aprsente quem tem!!!!

  2. Meus irmão indios.

    Sou fã de indios, gosto das históris, dos rituais e tradições.
    O que estou confuso é simples, só quero saber por que esta LEILA está responsavel por este relatório das terras, esta mulher tem compromicio com os indios pataxó? ela é bem vinda pereante as comunidades?
    Por que o que mi costa e não me falta a memoria. Foi escrito neste chat, um documentario escrito por um servidor de Itamarajú ANA CLETO, onde foram feitas denucias gravissimas, referente esta mulher que se diz gostar de indios.só gostaria que vocês, ONGS, INDIOS E FUNAI mimtirasse umas duvidas…
    – Como ficou as denucias feita por este servidor ANA CLETO,?
    – Como ficou a situação do ZEEITO, continua nas dependencias da FUNAI e da LEILA?
    – como ficou as denucias, foram apuradas?
    – Existe pizza, na FUNAI?
    – Este governo tem compromicio com as comunidades?
    – Qual o enterece do presidente da FUNAI, manter esta mulher no cargo?
    – Soube que a mesma subio de cargo, sem apurar as denucias?
    – As baicharias de LEILA ficaram impunes?
    – Os absurdos de diárias e suprimentos de fundos, acabaram em nada?
    – Como vamos dar um basta nas viagens constante do ZEZITO a Brasilia?
    – Gostaria de saber se diárias de viagens não tem limites?
    – Como podemos evitar esta lavagem de dinheiro público?
    – O que estes indio PATAXÓ, estão fazendo deichando, este casal aprontando?
    – Gostaria de saber se as ongs não podem denuciar e fiscalizar?
    – Vamos ter que fazer algo para coibir estes dois?
    Eu fico indignado, por que, pago meus impostos em dias, para que o governo dar um atedimento digno aos irmãos indios. Meus amigos existe indios exclarecidos, unem forças e dar um basta, nesta rouballheira que o ZEZITO, vem praticando, explorando do dinheiro que vem para vocês. Esta LEILA, não é digna p/ trabalhar em uma istituição federal, uma mulher que trabalha para um orgam tutor, e se relaciona com indio, o pouco que intendo fugio da etca do proficionalismo, digo mais fiquei sabendo que é ela que i´nventa viagens para o ZEZITO deslocar para brasilia, só em beneficio própio “DIÁRIAS GORDA” . Lamento a situação do companheiro ANA CLATO, teve que ser trasferido, porque falou a verdade, Mais feliz por ser digno e honesto de diser a verdade. {OLHA PRESIDENTE DA FUNAI AINDE EXISTE PESSOAS DIGNA NESTE ORGAM} fora a LEILA E O ZEZITO.
    Meus amigos a minha ópinião é nada pessoal é por que não aguento mais os indios serem explorados por estes individuos que só querem levarem vantagens, mais tem razão os dois só tem cargo de comissão dentro do orgam, passou este governo já era seu ZEZITO e D LEILA. os dias de vocês dois estão contados, a minha preucupação que a maioria dos indios estão sendo explorados, seu ZEZITO, manipilam uma meia duzia, e o restante dos indios que se dane… Meus amigos quero resposta e comentarios pois se trata de coisa sérias e absurdas, sou amigos e companheiro dos indios pataxó hã-hã-hãe e tupinambá. Só quero registrar uma coisa ZEZITO sempre gostou do mole, lembram quando o mesmo era gigolô, dá D. Angela em Brasilia, sempre usou sua simpatia para estorquir dinheiro das mulheres corôas, eu quero que mi desmetem,…È mentira minha meus amigos?

    Um abraço a todos

  3. Qeria saber quantos são e onde vivem?
    Que lingua falam?
    Que creças tem?
    O que caçam,pescam e cultivam?
    Que problemas infrentam na vida cotidiana?
    Seus rituais?

  4. Qeria saber quantos são e onde vivem?
    Que lingua falam?
    Que creças tem?
    O que caçam,pescam e cultivam?
    Que problemas infrentam na vida cotidiana?
    Seus rituais?
    por favor rapido é para meu trabalho hoje dia 02/07/08 preciso imediatamente.

  5. quero saber que alem de gigolo de D. Miranda o Zezito também é amanda da leila? é a briga no bar em itamarajú foi feia com a muher do zezito, a leila teve que entrar debaixo da mesa. uma vergonha,

  6. Estou fazendo uma pesqisa para um trabalho sobre os Pataxós, escolar urgentíssimo.

    Queria saber quantos são e onde vivem?
    Que lingua falam?
    Que creças tem?
    O que caçam,pescam e cultivam?
    Que problemas infrentam na vida cotidiana?
    Seus rituais?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here