Nesta ultima quinta feira 07/08/08 aconteceu um incêndio na Aldeia Indígena Guarani, que fica no Pico do Jaraguá o ponto mais alto da cidade de São Paulo.
O fogo atingiu 3 (três) casas, não deixando nada para trás, os parentes indígenas Guaranis conseguiram salvar poucas coisas, pois o fogo se propagou rapidamente e por está em um ponto alto o vento ajudou a espalhar as chamas, pois o material que era construído as casas servirão como combustão por serem feitas de madeira e palhas.
Quando os bombeiros chegaram já era tarde. Agora esses nossos parentes estão provisoriamente alojados na casa de reza que fica na aldeia.
Ainda não se sabe o motivo do fogo, pois as desconfianças estão voltadas para os brancos, pois lá próximo passa uma grande Rodovia Estadual, e ao redor da aldeia encontra-se varias casas (Brancos) nas proximidades da aldeia.
Graças a Deus ninguém ficou ferido, pois o que não falta na gente povos indígenas é a força de vontade, e com isso os parentes reconstruirão suas casas, no entanto estão precisando de ajuda para reconstruírem as moradias e alimentos, roupas e etc… uma vez, que o fogo acabou com tudo que eles tinham.
Nós Pankararu temos um contato muito forte com os parentes Guarani do Pico do Jaraguá e da Barragem, e notamos que a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) nem deu as caras lá na Aldeia para saber o que está acontecendo, e nem entrou com pedido de inquérito para investigar o que aconteceu nesta quinta feira.
Já esperávamos por isso, pois a FUNAI só vai se morrer algum índio para oferecer o serviço funeral. Mais somos fortes e vamos ajudar os parentes a se recomporem em sua aldeia, seja com a ajuda da FUNAI ou não, mais temos certeza que a sociedade de bem vai ajudá-los.

Edcarlos (Carlinhos)
edpankararu@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Esses FOGOS!!!!

    Ha menos de um mes “pegou” FOGO numa outra aldeia de GUARANI em Rio de Janeiro….

    Essa pratica do FOGO eh velha!

    Tem os fogos coletivos queimando aldeias enteiras…e o fogos individuais como o CHURRASCO que fizeram com GAUDINO!!!

    Triste!!!
    Muita IMPUNIDADE!!!
    Muita falta de coracao!!!
    Muito bolso, fome de poder, ancias de dinheiro!!!!
    HOMENS MATANDO HOMENS!!!
    Triste!!!

    Carlinhos, obrigado pela informacao!

  2. Este fato é muito triste! No ano passado eu e Jandira fizemos uma visita a estes parentes e presenciamos o sofrimento que passam sem assistência da Funai e suas condição de vida é precária… A forca de resistência que eles têm é uma cultura forte no caso da língua que persiste com resistência graça ao ensinamento aos anciões.
    Ao lado da aldeia tem uma grande pista, que de vez em quando morrem índios atropelado, e segundo alguns parentes Guranir que conversamos a sua aldeia esta acabando os pouco com as empresa que esta tomando conta e a Funai não toma nem uma paternidade do caso.
    Mas tenho fé em Tupã que um dia tudo isso se resolvera.
    Grata:
    Yonana

  3. Edcarlos , já não bastasse o incêndio na aldeia Guaraní de Camboinhas , no Rio de Janeiro , agora a idéia começa a se alastrar?? Esperamos em Deus que isso não vire moda !!! Vamos continuar denunciando e exigindo providências , de quem é responsável pela assistência a essas comunidades !!! Um abraço !!!

  4. E boa sorte e nunca desesta sempre ajude o procimo e nunca queira depende de niguei
    como você escreveu só vem da ajuda quando morrer.
    não encontraram nada ou quei provocou o fogo?
    lute por seus direito.

  5. Eu sinto muito, e por vocês
    E boa sorte e nunca desesta sempre ajude o procimo e nunca queira depende de niguei
    como você escreveu só vem da ajuda quando morrer.
    não encontraram nada ou quei provocou o fogo?
    lute por seus direito.

  6. Eu sinto muito, e por vocês
    E boa sorte e nunca desesta sempre ajude o procimo e nunca queira depende de niguei
    como você escreveu só vem da ajuda quando alguem morrer.
    não encontraram nada ou quei provocou o fogo?
    lute por seus direito.

  7. Eu quero dizer que sinto muito por acontecer uma trajedia dessa
    Eu acho que eles la tem que fica mais atento com os branco
    Que a maioria dos branco não gosta de indio,
    E tambem não é pra si comfiar na FUNAI por que,como vace falou
    Ela só vai procurar saber quando o indio je ta morto
    É com isso, que eu e meu povo ficamas miuto tistes.

  8. El dolor de los hermanos em san pablo, rio del janeiro, no se quita con buenas palabras, pero si, con solidadiedad en facto, tenemos que ayudar em efectivo, esto si.

    POTYRA KRENAKORE Amazzonia venezuelana.

  9. Realmente o ocorrido foi muito triste. Fiquei muito nervosa e revoltada logo pensando que já era mais um incendio criminoso. Porem, como tenho alguns conhecidos na Aldeia Tekoa Pyau, no pico do Jaragua em São Paulo, onde ocorreu o referido incendio resolvi entrar em contato com eles pois fiquei muito preocupada com a situação e para tambem poder apurar os fatos e ajudar de alguma forma. Sendo assim, ao falar com os mesmos eles me relataram algo diferente. O fato é que o incendio que ocorreu na ultima quinta-feira (07/08) não foi algo obscuro ou criminoso e sim uma ingenua brincadeira de criança. onde duas crianças estavam brincando com uma vela e elas colocaram em cima de um cd o qual tombou e ocasionou o incendio, por se tratar de um pico muito alto, os fortes ventos alastraram com rapidez o fogo e a tragédia acabou por queimar seis ocas da mesma família, deixando-os desabrigados.

    Quem puder ajudá-los, o contato é o CECI Jaraguá pelo telefone (11) 3902-3682 (Rua Comendador José de Matos, 458, Jaraguá). Ou podem me enviar emails que eu os repasso!

    Atenciosamente,

    Alessandra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here