No dia 03 de dezembro de 2006, aconteceu na aldeia Serrinha, povo Pankararu, o Flechamento do Imbu, festa que acontece todos os anos, quando primeiro imbu é encontrado. Então os Praias dançam no terreiro da índia Maria Emilia, e depois na casa da índia Lurdes.
Então todas as pessoas vão prestigiar essa tradição milenar de nosso povo. Os praias começam a dança de manhã, já à tardinha eles saem da casa da índia Maria Emilia para a casa da índia Lurdes, para começar o Flecha Imbu, os imbus ficam dentro de uma trouxinha, feita de folhas de mamona, amarrado com caroá, com imbus maduros dentro.

E depois do imbu ser flechado, teve o puxa cipó, onde os homens puxa de um lado, e os praia do outro. Dizem os mais velhos, que quando o cipó quebra no meio, é porque o ano nem vai ser bom nem ruim. Ou seja vai ser mais ou menos, já quando e puxado para o nascente e lá se quebra o ano vai ser bom e quando quebra para poente, é por que o ano vai ser ruim. Feliz mente o cipó este ano quebrou no meio.
Depois da puxada do cipó ai vamos dançar o toré, que é a dança que fazemos toda vez, que termina de flecha o Imbu.

Railapank e Danietepank

Railapank@Yahoo.com.br
Danietepank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sobre o cipó ter quebrado no meio, confirma outras tradições que dizem que este ano vai ser de fogo e água, ou seja o que é feito com fogo, força, energia, pode ser desfeito pela água, fluidez ou enxurrada,por issoé preciso ter paciencia e persistencia,pra recomeçar tudo o que for desfeito…Bons frutos para todos nós!

  2. Olá parentes!
    Parabéns, pois por mais que eu esteja aqui no Real Parque em São Paulo. Estou acompalhando sempre as noticias via internet, graças as informações que vocês passam através desse projeto, parabéns mais uma vez. Eu estive air de Junho até Novembro tive o prazer de colhecer o posto e o local onde vocês escrevem.
    Cordialmente desde já
    Ed.

  3. É muito linda a cultura d vcs.Eu fiquei encantada c a dança dos praiá.É muito bonito e tem um simbolismo muito forte.Espero poder ver este ritual de perto.Abraço!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here