Prezados irmãos Indiosonline, depois de nove noites de novenas em louvor a nossa mãe Nossa Senhora da Saúde, padroeira da cidade de Tacaratu-PE ; Voltamos a falar sobre a abertura da festa e acolhida dos devotos que foi pregada por mim Miguel Pankararu.
Amados irmãos Pankararu, hoje dia 24 de janeiro de 2008, estamos aqui no Santuário de nossa mãe Nossa Senhora da Saúde, para juntos poder-mos vivenciá-los mais uma noite de novena e ao mesmo tempo, queremos pedir-te, oh mãe que nos cubram com sua benção de saúde e de paz para todos nos indígenas, primeiros habitantes desta terra.
Chega oh mãe! De tanta aberração pela opressão, omissão, preconceito e varias injustiças por parte dos nossos governantes e da sociedade brasileira, que após 500 anos de luta e resistências nos mostram que quase nada mudou neste país a não ser dar continuidade o regime da ditadura e do militarismo.
Por todo tempo os costumes capitalista das grandes potencias brasileira e mundial vem prejudicando pela degradação da biodiversidade, das nascentes de águas, fauna e a flora; Porem mesmo que a constituição Federal e a convenção 169 da O I T garantam os nossos direitos a proteção ambiental, nossa forma de vida e o nosso saber tradicional que é dado por Deus; Os governantes, os mesmos manhosos escolhidos por nós, para nos representar, preferem ferir as Leis se apropriando e explorando a nossa mãe natureza, sem se importar com o extermínio dos patrimônios naturais, a biodiversidade e a crise do mundo natural.
Preferem perder a ética pelo respeito e avançarem no poder e no capital do que ir contra aos seus prós pios interesses burgueses que os mantem empoderados. Já não bastou a exploração da hidroelétrica de Itaparica, que desfez tamanha perfeição, sangrando ainda nossos corações. Por que era lá o nosso espaço sagrado de resistência, fonte de inspiração com a nossa mãe natureza.
Ainda assim lutando, estamos vivenciando historias de sofrimento e ameaça por nossos governantes que se encontram paralisado diante do nosso grito a não transposição do Rio São Francisco, por que os patrimônios do nosso território estão à mercê de setores políticos e econômicos contrários do nosso projeto de vida.
Por estes e outros motivos viemos até vós oh mãe Nossa Senhora da Saúde para pedir coragem, força e fé e não esquecendo de lembrar de tantos irmãos Pankararu que já tombaram,partindo desta vida para outra eternidade. Lembrai-vos dos irmãos que são descriminados por não terem condições de permanecerem em sua terra natal e por todos os irmãos que estão sofrendo e morrendo nos leitos dos hospitais públicos a espera de um milagre.
Bem vindos todos os irmãos indígenas Pankararu, nossa Senhora da Saúde te esperam, toquem suas gaitas em balance seus maracás, respirem fundo aqui não se usam a inveja, a maldade a mentira e nem as injustiças sociais. Sintam-se como se estivessem nas suas própias casas. F I M.

Com este apelo espero chamar atenção de todos os irmãos indígenas para, tomarem consciência de que este ano político antes de escolher o dito cujo para nos representar necessitarmos pensar e repensar em quem vamos colocar no poder para nos mentirem, enganarem e roubarem nossos direitos mais uma vez.
Abraço a todos de Miguel Pankararu

miguelpankararu@hotmail.com