Apesar da pratica de diversidade de religião nunca deixamos de praticar o nosso ritual.
A nossa comunidade Pataxó Hãhãhãe somos compostos de varias etnias; Baenã,kariri , Kariri Sapuia, Kamacan, Tupinambá que também possui religião diferentes: católicos, evangélico e cultura indígena.
Apesar da pratica de diversidade de religião nunca deixamos de praticar o nosso ritual, pois eles sempre esta presente nestes dois movimentos religionário, o Toré é demonstrado nas cerimônias onde cantamos e dançamos por que a nossa cultura esta acima de todas as religiões.

No entanto estamos homenageando a primeira santa a ser escolhida padroeira a esta comunidade que iniciamos nos dias 20 21 a 22 de agosto a celebração da missão nas residências da comunidade, juntamente com a participação do Cimi que ajudou a mobilizar o grupo na celebração que exposionou os temas: Comunidade lugar de todos, lutas pela Terra, luta pela vida, a organização, sinal de união e conquista, falando a importância dos temas para comunidade e ensinado com obter na aldeia.

E o encerramento no dia 23 de agosto do corrente ano ocorreu a festa homenagem a Santa Rosa de Lima com a representação:

brincadeira, apresentação cultural, batizados, celebração da santa missa em homenagem a Santa Rosa, e Toré.

Bainan Pataxó

bainanpataxo@bol.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. parabéms Bainan Pataxó, você falou muito bem da nossa padroeira Santa Rosa de Lima, que é a primeira santa a ser escolhida padroeira da nossa comunidade.

    Edivan Silva Queiroz. (tarakuat)

    edivanmiixx@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here