DSC00484

Nos dias 15,1617,18 e 19 deste mês Roraima presenciou a maior festa dos povos indigenas já vista neste estado. A festa contou com aproximadamente 10 mil pessoas,e dentre essas parentes de outro Estados, como por exemplo os parentes kaiapó,Apurinã,Xingu e outros vieram comNos dias 15,1617,18 e 19 deste mês Roraima presenciou a maior festa dos povos indigenas já vista neste estado. A festa contou com aproximadamente 10 mil pessoas,e dentre essas parentes de outro Estados, como por exemplo os parentes kaiapó,Apurinã,Xingu e outros vieram compartilhar com nós essa grande festa, que não é só nossa(povo de roraima), é uma festa dos povos indigenas de todo brasil, pois quando estavamos na luta pela retomada recebemos apoio de todos vocês.Foi dias de muita alegria. Membros makuxis e wapichanas da rede indios on line, acomapanharam a festa apenas nos tres ultimos dias por motivo da logisticas do transportes e das aulas de alguns. O indigena Jaci de Souza, simbolo da luta de resistencia foi muito homenageado, tanto por outras lideranças indigenas como por autoridades locais e nacionais. Hoje podemos agradecer a Makunaimî, a Tupã e aos todos Deus Indigenas que nos ajudaram a ganhar esta luta. Memórias das batalhas ficaram guardadas em nossas mentes durante muito tempo, a luta e a morte de outros parentes que por muito tempo vagaram junto com os ventos do bem, hoje podem descançar em paz, pois já sabem que suas lutas e mortes tiverma frutos bons e serão bem semeados. A grande festa contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,alguns ministros e politicos,com a Senadora Marina Silva, que muito comtribuiram para alcançarmos a retomada de nossas terras. partilhar com nós essa grande festa, que não é só nossa(povo de roraima), é uma festa dos povos indigenas de todo brasil, pois quando estavamos na luta pela retomada recebemos apoio de todos vocês.Foi dias de muita alegria. Membros makuxis e wapichanas da rede indios on line, acomapanharam a festa apenas nos tres ultimos dias por motivo da logisticas do transportes e das aulas de alguns. O indigena Jaci de Souza, simbolo da luta de resistencia foi muito homenageado, tanto por outras lideranças indigenas como por autoridades locais e nacionais. Hoje podemos agradecer a Makunaimî, a Tupã e aos todos Deus Indigenas que nos ajudaram a ganhar esta luta. Memórias das batalhas ficaram guardadas em nossas mentes durante muito tempo, a luta e a morte de outros parentes que por muito tempo vagaram junto com os ventos do bem, hoje podem descançar em paz, pois já sabem que suas lutas e mortes tiverma frutos bons e serão bem semeados. A grande festa contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,alguns ministros e politicos,com a Senadora Marina Silva, que muito comtribuiram para alcançarmos a retomada de nossas terras.

DSC00655

 

 

DSC00573

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Rodrigo Makuxi Meu nome e Rodrigo Diego dos santos,do povo macuxi terra indigena raposa serra do sol, da Organização ALIDICIR, da comunidade são jorge, graduando no 6 semestre do curso de História -Licenciatura e Bacharelado,na Universidade Federal de Roraima,e membro do projeto maruwai pela UFRR, membro do Centro acedemico de História

1 COMENTÁRIO

  1. Rodrigo!

    Parabéns pela matéria e pela festa que todos os indigenas realizaram, e ficamos satisfeito por esta conhecendo a história seu seu povo… continuem escrevendo….
    parabéns pela sua força, e seu moviemnto de luta..
    abraço:

    Yonana Pataxó Hãhãhãe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here