Prezados parentes e amigos,

Com a chancela do Cacique Raoni e Megaron do povo Kayapó (MT), com os quais estivemos reunidos neste final de semana em Colíder, extremo norte do estado,estaremos realizando a assembleia extraordinária da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso-FEPOIMT, no período de 18,19 e 20 de novembro de 2009, para concretizar a efetiva existência jurídica da nossa organização de âmbito estadual,e eleger uma nova diretoria da entidade que será responsável pela condução política e retomada do processo de fortalecimento, atuação e maior visibilidade do movimento social indígena mato-grossense.

Para o evento, são esperados lideranças indígenas tradicionais, caciques, pajés, dos quatro cantos de Mato Grosso,além de articuladores do movimento indígena nacional e regional, a saber,da APIB, COIAB, FIB, INBRAPI,CINEP, técnicos e autoridades,artistas e escritores indígenas. O convite é extensivo, ainda, para a promissora juventude indígena,estudantes secundaristas e universitários de instituições publicas estaduais e federal e do ensino privado, bem como para a nova classe de lideranças indígenas emergentes, que operam diretamente os setores específicos de políticas públicas de saúde, de atividades produtivas e do setor de educação escolar. Em suma,agente de saúde,agente indígena ambiental,agente indígena de fiscalização, agente de saneamento básico,agente de educação,agente de atividades produtivas e de eventos culturais etc.

Outro assunto importante que levantamos em contato com as lideranças Kayapó, Roni e Megaron, foi a articulação que está sendo desenvolvida, com a presença de lideranças indígenas Xavantes da região de Barra do Garças, lideranças indígenas do Xingú e o povo Kayapó do Pará (PA), uma grande manifestação contra a construção da barragem de Monte Belo, cuja luta vem sendo travada há mais 20 anos pelo povo Kayapó. Pois, segundo estas lideranças Kayapó entendem, esta construção irá prejudicar não só o meio ambiente como a fauna e a flora da região. Este manifesto acontecerá na rodovia BR- 080 MT, e começa amanhã dia 28 de outubro com previsão de término no dia 02 de novembro de 2009. Nós, da Comissão FEPOIMT , cientes da nossa responsabilidade de informar, recomendamos aos companheiros e parentes que enviem sua manifestação de apoio aos lideres indígen
as em foco, e de repúdio contra a barragem, aos órgãos governamentais e ao congresso brasileiro.

Comissão de articulação da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here