As lideranças Pataxó Hãhãhãe denunciam que após serem retirados da fazenda Serra Verde, na região da Água Vermelha no município de Pau – Brasil, que o fazendeiro Jaime do Amor ganhou uma decisão de liminar favorável pela justiça para ocupar a nossa terra.
Este de imediato autorizou a derrubada de todos os caucausis e arvores nativa e frutíferas da Mata Atlântica que se encontra na área para fazer pastaria. Um verdadeiro crime ambiental segunda as lideranças, as família que ali estava a mais de cinco anos estão desesperadas vendo a sua Terra serem totalmente degredada e agredida de forma tão violenta. As lideranças afirmou que: “Estamos preocupados como o futuro da nossa terra”. Já que o julgamento esta demorando muito enquanto isso os invasores da nossa terra esta destruindo tudo, e depois eles são indenizados, isto dói muito na gente, vendo que este fazendeiro esta fazendo como a nossa Mata, destruindo a nossas florestas e não podemos fazer nada para impedir a morte da nossa Terra.
Segunda ainda informação das lideranças o fato já foi denunciado a Funai em Ilhéus, a Promotoria em Pau-Brasil e Eunapoles. Mas não sentiram eles nenhuma firmeza e boa vontade para que providencia seja tomada, principalmente por parte do Ibama.
A comunidade e as lideranças Pataxó Hãhãhãe consideram esta ação do fazendeiro Jaime do Amor uma provocação e uma afronta a toda comunidade indígena, a justiça e a Legislação Ambiental.

Yonana Pataxó.