O que se passa na cabeça de um jovem???
Se parar para pensar realmente nunca vai chegar a a uma definitiva conclusão, pois o jovem está mudando a cada momento,e a adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida, pois o adolescente é dos doze aos dezoito anos a adolescência ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida.

Muitas culturas reconhecem pessoas como “tornando-se adultas” em variadas idades. Na aldeia não existia adolescência era uma passagem de criança para adulto, e como isso existe hoje, não é quase aceito para os pais, ainda ontem conversando com uma mãe na aldeia ela me disse “eu não aguento mais os meus filhos, eles estão impossíveis e dar uma surra neles não vai adiantar nada…” ela tem dois filhos que estão começando a entrar na na adolescência e ela diz ainda “gosto dos meus filhos, amo eles mais que tudo, mas os dois não me ouvem há se eles souberem o quanto eu amo eles…eu já passei por essa fase por isso eu procuro entender mas fazer papel de mãe nestes momentos é muito complicado”declara.

Ser jovem é a época mais boa da vida, pois é a época em que temos várias descobertas, e muitas das vezes não conseguimos superar e vamos em frente, as aventuras são tantas que a pessoa nunca esquece, a vida de adolescente hoje é namorar, andar na moda, balada e muito mais, é a época em que muitas mães dizem “Minha filha, como que você não pensou em usar camisinha antes de transar com seu namorado?!”- berra a mãe, histérica, ao saber que será vovó. Pois é, esse tipo de imprevisto acontece, e com freqüência, na adolescência. Mas essa fase tão conturbada, repleta de desentendimentos entre pais e filhos, não se deve a pura irresponsabilidade da qual insistimos em acusá-los. Além das mudanças físicas e hormonais, seus cérebros sofrem transformações extremas, fazendo com que muitas vezes não dêem conta das tarefas que lhes delegamos.
É esta também a época em que o sonho de ser mãe é jogado para escanteio. Basta os pimpolhos completarem doze anos, para o ditado se confirmar. Ser mãe de adolescentes é, sim, padecer no paraíso. E neste momentos que os adolescentes são acusados de serem rebeldes sem causa, mas quem é que garante que a revolta é gratuita?
Infelizmente ser adolescente dá um trabalho todo para os pais, mas lembre s que todo mundo foi adolescente, é é uma fase onde tudo pode acontecer, por isso você que é mãe próxima vez em que for brigar com seu filho, lembre-se de que é esse comportamento impulsivo que move a sociedade todos os pais já foram jovens.

JAQUELINE GONÇALVES
ajindo@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente!

    (porque nao publicaste na capa?) ou será que eu nao vi?

    Adorei sua mediação..Suas reportagem..sua construção!!! e obviamente partilho da IDEA DO DIALOGO E COMPRENSAO!!!!

    A e a foto é de alta creatividade!!!!

  2. Adorei mto essa reportagem,pois além de me servir mto para meu trabalho(sobre a adolescencia)aprendi mais um pouco sobre a adolescencia….

    mtoo bomm adorei essa reportagem!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here