O jovem Pankararu, Jorgivaldo Soares da Silva, 19 anos, residente na aldeia Saco dos Barros, povo Pankararu, e um, exemplo para os outros jovens Pankararu, Jorgivaldo tem uma paixão, por animais das matas do seu povo. Em suas caminhadas até a mata para retira lenha, ou para o roçado da mandioca, sempre que encontra animais machucados ou desgarrados, de seus bandos sempre leva os animais, para sua casa, para curá-los, e quando os animais estão curados, são soutos novamente ao seu meio ambiente.
Jorgivaldo tem essa preocupação, já há uns quatro anos, desde que encontrou uma cobra preta machucada, e sentiu na responsabilidade, de cuidar da cobra. E então Jorgivaldo cuida, de todos os animais, machucado que encontra.

O utimo animal, que ele cuidou foi um caçaco, que encontrou em sua plantação de mandioca, na Serra Grande, o caçaco estava, com um ferimento, na barriga, Jorgivaldo acha que o ferimento, foi causado, na disputa por alimento, com outro caçaco. Com o objetivo de curar os ferimentos, do animal, Jorgivaldo leva para sua casa, o caçaco, dando o nome do animal de Dedui, que quer dizer “menino” na língua Pankararu. Hoje Dedui está curado, então Jorgivaldo, com a satisfação de mais uma missão cumprida, então soutou o pequeno caçaco no mesmo local, a onde o encontrou.
Jorgivaldo então diz, “Em quanto eu, estiver vida todos os animais, que encontrar, necessitado, de cuidados, vai cuidá-los, e depois solta-los em seu meio ambiente”.
Esse é mais um exemplo, de um jovem que se preocupa, com os seres que envolve seu povo.

Solange Monteiro dos Santos

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Que ação apaixonante!!!
    Amei o carinho e a atenção deste jovem Pankararu para com os seres da sua mata.
    Hoje em dia, o ser humano encontras-se infelizmente apto a destruir a natureza e todos os seres vivos; o parente Jorgivaldo foge desta crueldade e chega a ser um exemplo para nós jovens.
    Creio que o nosso Pai Tupã se orgulha muito desta ação e lhe dará muitos anos de vida… tratar um animal enfermo e devolve-lo ao seu habitat é um lindo gesto!
    Linda matéria parente Solange…LUZ pra Você!!!

  2. Muito bom ter escolhido fazer uma materia sobre a vida deste jovem…espero que outras pessoas sigam esse exemplo!
    Quando ele cuidar de outro animal…por favor volte a fazer uma materia…..

  3. Jorgivaldo, super 10!!!!!!!!!! Que e sua ternura seja contagiosa!
    Um forte abraço a todos da comunidade Indios On-line… que galera bacana.

  4. Jorgivaldo ,enquanto houver pessoas como você, com esta preocupação, que serve de exemplo para todos nós, haverá sempre a esperança de termos as nossas matas e animais preservados. Parabéns!!

    Wagner

  5. É isso aí Jorgivaldo foi muito bom conhecer um pouco de voce.Até hoje não sabia nem um pouco da cultura e costumes dos Pankararu.
    Parabéns para todos.

  6. pow meu nome é jorgivaldo e é muito bom saber que tenho um chara assim tão puro e com atos legais , me sinto muito bem mesmo …abração !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here