Europa pede para restituir terras dos índios Pataxó Hãhãhãe
(AFP)14:47 21/08
Dois representantes da Casa dos Direitos Humanos da cidade de Limoges (centro da França) anunciaram nesta segunda-feira o lançamento na Europa de campanha em favor dos índios Pataxó Hãhãhãe para recuperar suas terras em poder dos latifundiários.

Chantal Grimal e Guillaume Bertrand, apoiados pelo Conselho Regional de Limousin, já convidaram representantes dos Pataxó Hãhãhãe, Pancararu e Quiriri a fim de lançar um “grito de guerra pela paz”.

Apoiando-se na Constituição brasileira de 1988, os Pataxó Hãhãhãe querem recuperar a totalidade das 54.000 hectares de terras que a Carta Magna lhes concede.

A tribo Pataxó chegou a recuperar 18.000 hectares de um total de nove milhões que possuía no início do século XIX. Suas terras foram distribuídas entre os grandes latifundiários entre 1920 e 1930.

Os índios agora lutam contra os fazendeiros que obtiveram seus títulos de propriedade do governo do Estado da Bahia sob o antigo regime.

Desde 1982, em suas tentativas de recuperar as terras, 16 líderes da comunidade foram mortos.

Os dois militantes dos Direitos Humanos viajaram recentemente ao Brasil, onde participaram do lançamento da campanha que visa a reduzir as tensões entre as comunidades.

VOCE TAMBËM PODE APOIAR OS HAHAHAE
ASSINE AQUI

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2495001-2495500/2495459/2495459_1.xml

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Somos todos moradores do mesmo planeta, somos todos humanos e quando comprometidos com a transformação social deixamos de ter pátria… “A PÁTRIA É O PLANETA, A FAMÍLIA A HUMANIDADE…” É nesse espírito de luta que aceitamos a colaboração desses seres HUMANOS que vevem em outro pedaço do planeta.
    Obrigada por tudo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here