No Brasil, somo disse João Pacheco, No Brasil Todo Mundo é índio, exceto que não é. Quase em todos os Estado da Federação possuem Terras Indígenas, ou aliás povos indígenas. E na maioria delas ainda em processo de demarcação e homologação. Sei como é difícil para um Estado cumprir suas dívidas ainda mais quando é muito grande, como é o caso com a população indígena. Por mais de 500 anos nossas Terras foram ocupadas por pessoas que nem daqui eram. Pessoas que vieram do outro lado do Oceano, e ainda por cima, queriam ser os certinhos.! Em nome de um “deus” matavam homens, mulheres e crianças; Destruiam lares. Comunidades Inteiras foram arrasadas por esses estranhos.

No passar do tempo muitos diziam que nossos lugares eram “vazios demográficos” e assim foram invadindo, assassinando os moradores e donos da Terra por direito. E Nada surgia a nosso Favor. Agora fazermos a pergunta: e por que não reagiam ??? A resposta é simples, vivíamos uma vida tranquila, nem se quer sabíamos o que era “armas de fogo”. As únicas armas que tínhamos era o arco e a flecha, a lança e outras que não competia com o poder bélico do Invasor. Assim por onde o estranho passava ia resumindo os povos tradicionais.

Os livros de história por muito tempo esqueceram esses fatos. Mas nós não ! Reflexos do que aconteceu no nossos passados ainda influenciam as sementes desse povo.

Primeiro a invasão de nossas Terras pelo estranho, depois que se fixaram, trouxeram o que eles conheciam como “progresso” e pra ser sincero não sei nem o que é isso e nem pra que serve. Um tal produto era cultivado em nossa Terra e assim foi invadindo mais ainda. Isso acontecia mais na parte sul do Brasil, mais com o tempo foi se descobrindo as coisas boas da nossa Terra e assim foram mais adentro. A foram roubando os nossos produtos levavam pro lugar do estrangeiro. Colocavam povos irmãos para brigarem, escravizavam e matavam, sem pena mesmo.

Uma coisa Boa que aconteceu, nem foi tudo mais já era uma ajuda, foi a criação do SPI, mais isso foi logo acabado. Era uma instituição que em partes atendiam algumas de nossas demandas mais não devolvia nossa Terra pra nós. Mesmo assim ajudava, por que nesse tempo todo ninguém lutou por nada pra nós. Ela enfrentou vários problemas mudou de ministério em ministério e foi acabando recurso e foi trocando o pessoal que trabalhava lá. Até que acabou e surgiu a FUNAI, essa ainda existe até hoje. Por muito tempo fomos tutelados por ela. Acho que o pessoal lá do poder não confiava muito na gente, e achavam que nós eram incapaz, essa Instituição ajudou muito o nosso povo, mas a dívida ainda está muito grande. Mesmo com a a Maior Lei do nosso país em vigor, eles não respeitam. Tá certo que em alguns lugares reconheceram e homologaram nossas Terras , mas isso é muito pouco… Nós tínhamos de tudo, podíamos ir para outros lugares visitar nossos parentes sem os outros interverem, sem esse monte de casas grande no nosso caminho. Tudo era nosso, os rios, as matas, as florestas, os frutos, o campo, os animais. Mais o Homem Branco foi tomando, foi matando os rios, as florestas, ai os animais não tinha mais onde se esconde e foram morrendo também. Os frutos acabaram junto com as árvores. Nosso povo foi ficando Preso em pedacinho de Terra. Quando ia caçar o invasor tinha passado cerca e não deixava entrar. Pescar, o peixe tinha fugido ou morrido.

Depois de muito ter acontecido com nosso povo, ele resolveu ele mesmo se mobilizar e falar por si. A FUNAI, ajudou um pouco, Então questionou: Por que tomaram nossa Terra, não é nossa? Vamos pegar de volta. Foi ai que começou o movimento indígena. Muito parente queria o que era seu por direito e foi ai que tomaram um susto. Sabe o que falaram? Essa Terra é Nossa, nós temos documentos, estamos aqui a mais de duzentos anos, esses índios querem tomar minha terra, se índio entrar aqui vai levar bala, foi o estado que e deu esta terra, essa terra não tinha ninguém. E foi mais de mil desculpas que eles deram. Ai foi onde correram com alguns parceiros que já tinham. E foram fazer tudo como a lei mandava. Mas esses discursos se repetiam e essas pessoas que falavam isso tinham muito dinheiro e mandava matar os parentes, mandava tocar fogo nas casa deles. E o Estado nem ajudava a gente. Os anos corriam e com eles nós íamos seguindo, ai surgiu outras organizações dos Brancos que ajudavam a gente e as nossas também. Todo lugar do Brasil, e fomos a luta, muitas de nossa gente morreu, mas esses quinhentos anos que se passaram não foi tudo.

Hoje ainda continuamos querendo nossas Terras, e os mesmo discursos se repetem, e agora tem outros meios de querer persuadi a gente. Na televisão o discurso se repete, no rádio a mesma coisa, nas Assembléias Legislativas, no congresso, no senado e de boca em boca. Em todos esses anos fizemos muitos parceiros, mas por outro lado também surgiu a oposição. Muitos anti-indígena,e todos eles latifundiários, e no final de tudo somos nós os acusados: Somos taxados de invasores, de atrasados, de outros nomes que não quero falar . E por fim em muito estados tem parentes querendo sua Terra, e ainda não tem tudo e agora surgiu um novo discurso: Muita Terra pra pouco índio. Mas a luta continua e vamos lutar pelo que é nosso.

Alex makuxi.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

4 COMENTÁRIOS

  1. É uma triste história, mas é a realidade dos povos indígenas, dos povos originários!
    Hoje só queremos o que é nosso por direito, nosso pedaço de terra, para plantar,manter nossos rituais, viver em harmonia com a mãe natureza!
    Então meu parente Alex Makuxi, nós mesmos é que temos que ir atrás dos nossos objetivos, que é o nosso território sagrado! e é fazendo retomada mesmo, é lutando!
    E que nosso pai tupã nos guie nessa caminhada!

    Um grande abraço aos parentes indígenas!

  2. Parabens parente Alex Maakuxi, percebo a riqueza e defesa para os nossos ideais é esse texto. o que acontece muito em nosso país é que os verdadeiros dono desse Brasil não tem nenhum direito e principalmente o respeito.
    Mas com relação aos nossos discurso indigenas, sabemos que a magoa existe em nossos corações. Mas quando hoje se referimos aos brancos, parecem que queremos generalizar, colocando a raça como culpado. Porém, acho que muitos dos brancos hoje é descendente desses colonizadores, mais muitos não são. o importante é que cada um possa fazer a sua história. Mas, o que percebo é que em nosso país quem manda é quem tem dinheiros, são forte em armas, argumentam de formas criativas, condenando nós indígenas como um problemas para a sociedade. Sendo assim eles contas com uma cadeia de homens ambiciosos que sempre querem mais. E podem pagar a pessoas que vivem por dinheiros, e drogas, para usa-los como pistoleiros para defender o suposto direitos que segundo eles tem.
    Eles matam o nosso povo e ainda querem nos culpar que somos violentos. Mais vamos continuar transformando consciência. abraço a todos!

  3. É a mais pura verdade, suas palavras soam como o desabafo de todos os povos indígenas brasileiros que sofrem com o descaso e preconceito do Estado e de parte da sociedade que se acha superior a nós indígenas.
    Mas não desistimos, somos fortes, guerreiros, e sabemos que não queremos tomar nada de ninguém, só buscamos o que é nosso por direito!
    A nossa luta não pára, pois mesmo que um povo consiga demarcar seu território outros vários estão nessa mesma luta e não podem ficar desamparados.
    União e organização nos farão conseguir um mundo melhor para todos!

  4. Porque vocês não filmaram no momento em que vocês “delicadamente” arrombando a porta e acordando os funcionários as 4:00 da manhã com as armas em suas cabeças. E aterrorizando os filhos dos funcionários… ameaçando bater em crianças e mulheres, sem falar em ameaçar os homens em encher a “cara” deles de chumbo. !!!!

    ACORDA BRASIL!!!!!

    ESTAMOS SENDO ROUBADOS POR PESSOAS QUE SE AUTO-INTITULAM ÍNDIOS….

    COMO PODE ÍNDIOS NEGROS… ALTAMENTE AGRESSIVOS…. ÍNDIOS BRANCOS, LOIROS E COM OLHOS VERDES…. ESSA RAÇA DE ÍNDIOS NUNCA TINHA VISTO…. !!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here